Decoração e Paisagismo

Contratar ou não um arquiteto para projetar a reforma da cozinha?

A cozinha é, provavelmente, um dos cômodos mais importantes do lar. Por isso, sua reforma é tão complicada. Afinal, a cozinha é muito importante para o bom funcionamento da casa, principalmente para pessoas que tem o costume de preparar suas refeições no local e para a família. Por isso, na hora de remodelar o cômodo, muita gente se pergunta se deve ou não contratar um arquiteto para projetar a reforma da cozinha.

1

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Reformar uma cozinha pode ser realmente complexo, principalmente quando existe a necessidade de fazer alguma mudança estrutural no cômodo, como derrubar uma parede ou instalar uma janela. Além disso, uma cozinha reformada valoriza muito o imóvel e pode ser a peça fundamental para quem quer vender a casa ou apartamento.

A legislação brasileira diz que toda obra precisa ter um arquiteto responsável por ela. No entanto, devido à falta de fiscalização, poucas pessoas levam essa lei verdadeiramente a sério, deixando suas obras e reformas por conta de pedreiros e mestres de obra, o que pode colocar a segurança e própria vida e de outras pessoas em risco.

Além disso, quem deseja ter uma cozinha bonita, diferente e bem planejada precisa contar com a ajuda de um escritório de arquitetura. Empreiteiros sabem como executar uma obra, mas criar um design diferenciado, aplicando criatividade e conceitos de funcionalidade e estética é trabalho para um arquiteto.

O trabalho de um escritório de arquitetura é muito profundo. Ao criar um projeto de reforma de cozinha, os profissionais responsáveis irão não só tentar entender a dinâmica do cômodo, como também o estilo de vida da família, seus interesses e necessidades na hora de utilizar o espaço. Um arquiteto tem condições de desenvolver um trabalho personalizado, que será bonito estética e funcionalmente para a família, de forma que cada canto da cozinha ficará bem aproveitado, assim como cada centavo disponibilizado para a reforma.

2

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Para além de “desenhar” o projeto da nova cozinha, o arquiteto também pode contribuir muito com a escolha de pisos e revestimentos, móveis, eletrodomésticos, acabamentos em geral, decorações e etc. Sua formação multidisciplinar permite que ele adquira um leque muito amplo de conhecimentos de arquitetura, design e decoração durante sua formação que realmente fazem diferença na hora de criar um projeto e mostrar como a cozinha pode ficar.

Quem deseja derrubar uma parede da cozinha, por exemplo, necessita do trabalho de um arquiteto. É a partir dos conhecimentos deste profissional que será possível fazer uma análise profunda dos desejos do cliente e da residência para descobrir se a parede é estrutural e pode ser derrubada e como essa mudança pode impactar a casa e sua estrutura. Além disso, se a parede não puder ser modificada, o arquiteto tem competência para adaptar o projeto e dar ao cliente aquilo que ele quer e precisa.

Portanto, antes de começar a reforma da cozinha, consulte um arquiteto e peça um orçamento para seu projeto. Se você não conhecer nenhum, peça indicação a amigos e parentes que fizeram alguma reforma recente, procure na internet e busque se informar junto a entidades ou associações do setor. Dê atenção especial a projetos de arquitetura residencial já executados e ao portfólio do arquiteto para encontrar um que tenha um estilo próximo ao seu e tenha em mente que é necessário muita paciência e diálogo para conseguir a cozinha dos sonhos.

3

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

E não pense que um bom arquiteto cobrará preços absurdos por seu trabalho, pois todo bom profissional sabe alinhar perfeitamente as vontades e necessidades do cliente no orçamento disponível, fazendo valer a pena o investimento feito tanto no desenvolvimento do projeto quanto na reforma da cozinha.

 

Você pode gostar de ler também...