Decoração e Paisagismo

Dicas para escolher a cor de sua parede

sua parede

Qual a sua cor preferida? Azul, verde, amarelo, rosa? Saiba que, muito além das preferências, as cores podem desencadear vários sentimentos, e não é por acaso que existem estudos sobre seus efeitos. A cromoterapia, por exemplo, utiliza-se das cores para tratar diversos males. E de fato as cores tem essa capacidade de despertar sensações em nosso subconsciente. Segundo a psicologia junguiana, também amplamente conhecida como psicologia analítica, existem dois tipos de inconscientes: o pessoal e o coletivo. O pessoal leva em consideração nossas memórias mais esquecidas e aqueles pensamentos que deixamos lá no fundo, reprimidos. Enquanto isso, o coletivo é composto por uma herança tanto biológica quanto psicológica. É aqui que reside a explicação sobre como as cores nos fazem sentir. Tudo isso é resultado da fixação que certos hábitos sociais se estabelecem em nosso subconsciente. Falando nele, Jung certa vez disse que “as cores são a língua nativa do subconsciente”.

Sabendo disso, podemos estimular nossos sentidos escolhendo as cores mais adequadas aos nossos espaços.

Mas o que as cores representam?

Você já notou que muitos restaurantes optam por tons quentes como o amarelo e o vermelho? Isso não é por acaso, já que essas cores ajudam a aumentar o apetite e despertam a impulsividade, fazendo com que os clientes, sem que percebam, se sintam atingidos e consumam mais e rapidamente. O amarelo também representa a energia e é uma das que mais trazem boas vibrações, afinal, é a cor do sol, do dia! O laranja também segue a mesma tendência, ampliando as sensações de boa energia e entusiasmo, luxúria (porque não?), fogo, luminosidade e ao mesmo tempo acolhimento.

sua parede

 

Como criar uma galeria com quadrinhos na sua parede

 

O azul, por sua vez, é uma das cores preferidas para quem deseja um ambiente que transmita tranqüilidade e paz, sendo um dos preferidos para a decoração de quartos. Em tons pastéis é também bastante utilizado em quartos de bebês. E isso pode ser alcançado escolhendo-se os tons mais adequados. Falando em paz, a cor imbatível é a branca, conhecida mundialmente como aquela que representa a pureza. Utilizada nas roupas de médicos, paredes de hospitais, vestes de réveillon e noivas, representam limpeza, renovação e harmonia. Sendo a junção de todas as cores, ampliam as sensações de calma e dignidade, e acaba sendo também uma das mais procuradas para as decorações de ambientes neutros.

sua parede

sua parede

 

Dicas para escolher o papel de parede

 

Outros tons, como o marrom, denotam segurança e conforto, por lembrarem as tonalidades da terra. O verde é conhecido como a cor da esperança, transmitindo tranqüilidade, refrescância, harmonia e equilíbrio, enquanto o vermelho está profundamente ligado à paixão e ao desejo. Como já foi dito acima, a cor estimula a impulsividade e pode ser usada e abusada em objetos decorativos e detalhes, mas sem grandes exageros, já que pode desencadear a impaciência.

sua parede

É importante verificar o quanto nossas emoções e sentimentos podem ser estimulados. Na escolha das cores não podemos deixar de levar em conta qual nosso intuito, já que mesmo que nosso consciente não perceba, tais sinais não passarão desapercebidos por nosso subconsciente.

E aí? Qual a cor da sua parede?

 

Veja também:

“HALF PAINTED WALLS” – PAREDES PINTADAS PELA METADE

Como usar piso nas paredes? Conheça essa tendência

Papel de parede: saiba quais usar em cada cômodo

 

Você pode gostar de ler também...