Decoração e Paisagismo

Deixe sua cozinha compacta de sua casa muito mais charmosa

Existem pessoas que pensam que casa pequena é coisa de pobre. Mas, afinal, o pode ser entendido por pobreza? Na verdade, um imóvel pequeno pode trazer grandes vantagens e parecer muito rico para alguns. 

Inclusive ele permite a pessoa se concentre mais nos detalhes, investindo sua atenção e dinheiro em objetos que possam deixar a casa mais atraente e aconchegante. Imagine o que fazer se sua cozinha é compacta? Muito!

Espaço reduzido não pode ser uma barreira para a sua criatividade! É possível deixar um ambiente assim extremamente charmoso! Coloque o seu coração nesta proposta! Pense assim, este ponto da casa não será um desafio, mas uma boa oportunidade de você criar algo único, magnífico. 

Sua casa – incluindo cada canto dela – pode ser a extensão de sua personalidade. Mostre, através da decoração, um pouco de quem você é!

Fonte: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Casa pequena, mas com muito amor

Não fique refém das regras de decoração expostas nas revistas! Você não precisa, certamente, de tanto para ser feliz! Seu lar pode ser mínimo e ainda oferecer muito! Claro, uma pessoa pode apreciar viver em ambientes mais amplos, porém não quer dizer que ela vá ter mais conforto morando num imóvel assim. 

Do mesmo modo, não quer dizer que quem vive em numa casa pequena vá ter menos itens em casa.

É tarefa difícil conseguir alcançar a harmonia nos projetos de arquitetura e design de interiores – principalmente se estes forem compactos. Mas, existe um caminho para isso, amor! 

Se você dedicar tempo a refletir sobre cada detalhe de sua casa é bem provável que alcançará um resultado pra lá de satisfatório. E saiba que, nesse caso, dedicação será a coisa mais valiosa!

De nada adianta ter a carteira recheada de dinheiro se não souber o que fazer com ele. Você precisa planejar a decoração da sua casa antes de ir às compras. Olhe imagens de outros projetos e inspire-se naquilo que você deseja. 

Tente fazer um rascunho de como gostaria que ficassem os cômodos. Isso fará você criar um objetivo mais claro. Depois, é só ir adaptando as ideias de acordo com o seu orçamento.

Fonte: Ana Luisa Previde

Atenção aos detalhes

Não é certo ir comprando as coisas aleatoriamente só porque gostou. Se fizer isso terá, no fim, uma casa atulhada de objetos sem conexão. E isso é péssimo quando se tem um imóvel compacto – já que, nesses casos, espaço é tudo. 

Estabeleça, antes, um estilo. Esta regra valerá não só para itens como roupas, por exemplo, mas para a decoração da casa também.

Fonte: Marcia Addor

Responda: que tipo de ambiente você gosta? Clássico romântico, rústico, urbano, praiano, vintage ou outro? Depois de responder será mais fácil listar os itens necessários para ambientar e decorar sua casa.

Por exemplo, uma pessoa que adora cozinhar, e mesmo que tenha uma cozinha pequena, vai precisar ter muitos utensílios e equipamentos. Então seu plano de arquitetura e design deverá prever isso!

Fonte: INÁ Arquitetura e Manoela Lustosa

Cozinha compacta, mas muito charmosa

Já deve ter percebido que planejamento faz milagres, inclusive em decoração de interiores. E este pode ser um valioso diferencial quando se trata de montar uma cozinha. 

Se souber bem do que gosta e necessita facilitará a vida do projetista, que conseguirá traçar o plano certo para aproveitar melhor o espaço, deixando tudo mais bonito e funcional para você e sua família.

Fonte: Red Square Arquitetura

A divisão do espaço

Se tentar fazer uma lista perceberá como é incrível a quantidade de coisas que se precisa para montar uma cozinha. 

No mínimo se precisa de uma pia, um fogão e uma geladeira. Mas, obviamente que você acrescentará, com o tempo, muito mais coisas no ambiente. Porém, tente sempre dar um limite para suas compras. Afinal, os decoradores conseguem otimizar espaços, mas não multiplicá-los!

É importante estudar a planta do ambiente para descobrir as melhores soluções de organização para armários e eletrodomésticos. Geralmente, em cozinhas compactas, usa-se um layout em fita ou, no máximo, duas linhas paralelas.

Fonte: Liliana Zenaro

Em alguns casos, quando possível, é feita uma integração do cômodo com a sala. Daí pode-se ter uma bancada ou ilha no centro – talvez com o fogão ou pia neste ponto.

Aliás, atualmente, tem se optado muito por integrar cozinhas compactas com áreas de serviço, salas de estar e jantar. Isso é ótimo, pois dá ilusão de que o cômodo é mais amplo e arejado. 

E até pode-se considerar o uso de revestimentos e módulos de armários mais coloridos e escuros. Agora, se sua cozinha é pequena e convencional – com quatro paredes – é melhor não arriscar e usar itens em tons neutros, como branco.

Fonte: D2N Arquitetura + Interiores

A personalização do cômodo

Um ótimo jeito de otimizar e personalizar o espaço de uma cozinha compacta é através dos móveis planejados. Muitos deles são vendidos em módulos. 

O bom disso é que você pode selecionar os modelos que mais precisa – com mais gavetas ou portas – e agrupar da maneira que for desejado. Os fabricantes até oferecem combinações bem diferentes de texturas e acabamentos. É só escolher!

Fonte: Deborah Iachinski

Por fim vem à parte mais divertida, que é colocar a sua identidade na decoração! E como se faz isso? Através dos detalhes! Quadrinhos, potinhos, vasinhos, paninhos, toalhinhas, livros de culinária, e tudo mais que for preciso para expressar seu gosto e desejos de vida.

Fonte: Thaís Rezende

Você pode até montar no ambiente um mural com frases inspiradoras para seu dia, dicas de receitas e imagens para lhe incentivar a se alimentar melhor!

Nesse momento o amor fará, novamente, toda a diferença! Cozinha é um ambiente a se respeitar. É onde você guardará e preparará os seus alimentos. Pode ser um local para expressar seus valores. Por isso é tão importante definir um estilo estético. 

Fonte: Raquel Mara e CASAon

Afinal, qual seu perfil de pessoa? Simples, alegre, descontraído, saudável? Mais conservador, formal, preocupado com status? Mostre isso ao mundo também na decoração.

Estas dicas de decoracão de cozinha compacta foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...