cozinha verde mental com madeira
Decoração e Paisagismo

Conheça as tendências de cores para cozinha em 2020

Chega de mesmice. Definitivamente, cozinhas brancas não estão mais na moda. A tendência agora é outra, a de adicionar cores fortes e vivas a estes cômodos. 

Todo ano as empresas que fabricam produtos para construção, reforma e decoração repensam sobre o que agrada seus clientes. Descubra neste texto o que está previsto para cozinha completa em 2020.

duas cozinhas com detalhes em verde
Foto: Revista Viva Decora

Sobre o futuro e a criação de tendências

Quais os desejos e os anseios das pessoas para o ano de 2020 e além? Que transformações sociais o mundo vem assistindo? Como tem se comportado o avanço das tecnologias? Como o homem vem se relacionando com a natureza? Será que há formas de repensar o consumo? 

São esses tipos de pergunta que guiam os profissionais a pensarem nas próximas tendências para os seus projetos, incluindo cores e subtons.

“Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de nos relacionar com o mundo e de equilibrar nosso bem-estar à tecnologia que nos cerca.”

“Estamos em constante estado de mudança e, ao ressignificar nossas vidas, procuramos nos expressar por meio dos simbolismos que contemplam o nosso estilo e os nossos desejos. (…) inspiração dos tons para a década que está por vir.”

– Juliana Hosken, em reportagem de Casa Vogue.

cozinha planejada com armarios verde menta
Foto: Maria Luisa Mendes
cozinha com armarios na cor verde
Foto: Díptico Design de Interiores

Cores sugeridas para a arquitetura em 2020

Pode-se dizer que muitas tendências em arquitetura dos anos anteriores ainda poderão ser vistas em 2020, inclusive em propostas de cozinha completa. 

Decorações em amarelo – uma cor super alegre e descontraída – é uma opção que sempre foge do tradicional e que ainda é querida por muitos. Outro bom exemplo é o azul-escuro, que é capaz de deixar ambientes assim com um ar sofisticado e elegante.

Agora, para este ano, as cozinhas monocromáticas – valorizando um tom ou variações de uma mesma cor – devem voltar com tudo. Também as cozinhas em tons neutros, fortes e suaves. 

Dentre estas opções há algumas bem modernas e atemporais – sempre uma ótima escolha. Mas a moda de 2020 pede mais equilíbrio e serenidade para as resoluções de vida. E é aí que entra a cor verde nas arquiteturas.

cozinha completa clássica com detalhes em verde
Foto: Revista Viva Decora
cozinha minimalista com parede verde escuro
Foto: Portobello

Tendência de cozinha completa em cor verde

Os fabricantes de móveis, revestimentos e acessórios para casa têm apostado que 2020 será o ano do verde nos interiores das residências. 

Mas não seria qualquer verde, mas um verde azulado, calmante, que estimula as pessoas à meditação, ao autoconhecimento, ao mergulho em suas questões mais profundas. E esta tonalidade já pode ser conferida em projetos de cozinha completa – veja as imagens neste texto.

É importante avaliar bem esta questão quanto às tendências para 2020. Pode ser que a pessoa não veja problema em empregar qualquer tom de verde a sua cozinha. 

Mas se este ambiente seguir um conceito aberto para a área social pode ser que a ideia não se encaixe com o plano geral de decoração. Mas, neste caso, pode-se optar por apenas dar alguns toques desta cor na decoração da cozinha.

verde menta usado nos detalhes de cozinha monocromatica branca
Foto: Revista Viva Decora

O verde pode ser aplicado aos armários, utensílios, acessórios, ornamentos, revestimentos e mais. 

Talvez seja o caso de manter uma base neutra de fundo – talvez em cinza ou marfim – para destacar esta cor principal escolhida – fica a critério do projetista e de seu cliente como fazer isto. E para criar uma boa sensação visual, devem-se privilegiar as matizes escuras – como o “verde profundo” – em detrimento dos planos menores.

sala de jantar combinando com o tom da cozinha
Foto: Revista Viva Decora

No caso da decoração parecer pouco monótona, há solução. Uma ótima ideia é brincar com os contrastes. Neste momento, o projetista pode sugerir várias combinações criativas. 

Mas a própria textura da madeira dos armários pode ajudar a controlar os efeitos da cor verde numa cozinha – tipo “verde menta”, fresco e tranquilizante. É um jeito eficaz de equilibrar os elementos.

cozinha verde mental com madeira
Foto: Duda Senna

Confira todas as imagens deste texto e crie uma cozinha perfeita para você e para sua família em 2020. Aposte na sua criatividade!

cor verde atras da pia da cozinha
Foto: AH.SIM
cozinha completa neutra e com armários verde
Foto: Revista Viva Decora

Essas dicas de quais cores utilizar na decoração de interiores foram criadas pela equipe Viva Decora.

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...