Decoração e Paisagismo

Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível

Cozinhas pequenas

Quem gosta de receber amigos ou familiares em casa sabe que a cozinha é um dos lugares mais agradáveis da casa para se confraternizar com as visitas. É ali, enquanto se prepara uma comidinha, que as pessoas ficam mais à vontade para bater um papo, beliscar algum petisco e saborear uma bebida. Mas como lidar com o tamanho das cozinhas pequenas dos apartamentos compactos?

Mesmo em dias normais, quando não há visitas, o morador precisa de um espaço mínimo para poder preparar suas refeições com tranquilidade. Nesse sentido, um dos itens mais básicos são os armários planejados. Elas são absolutamente essenciais para manter a cozinha mais funcional e organizada. Além disso, há uma série de adaptações e acessórios que podem otimizar o espaço útil do cômodo. Veja abaixo!

Pendure panelas e utensílios

Você já ouviu falar em Pegboards? Tratam-se de placas perfuradas que podem ser feitas com base em vários materiais como madeira compensada, acrílico ou metal. Com a ajuda de ganchos, você pode pendurar ali utensílios maiores para liberar espaço nas gavetas, tais como escumadeiras, conchas, pegadores de salada, espátula etc. Dependendo do espaço que você tiver disponível, vale também comprar um Pegboard de tamanho maior para pendurar algumas panelas ou frigideiras de uso mais constante.

Cozinhas pequenas

Prateleiras

Elas também são mais do que bem-vindas em uma cozinha pequena. Meça corretamente o espaço que você tem disponível e adquira uma sob medida. Você pode colocar nela os itens de uso frequente, para tê-los sempre ao alcance das mãos. Outra dica é guardar nela seus eletrodomésticos mais bonitos para ajudar na estética do ambiente.

Ímãs

A face externa da geladeira não serve apenas para colocar ímãs do telegás ou da pizzaria. Hoje em dia é possível encontrar lindos porta-temperos para geladeira. Você pode adquirir vários deles para guardar orégano, pimenta do reino, sal etc. Fica um charme. Bloquinhos de anotações com ímã na parte de trás também são úteis para fazer lista de compras ou deixar bilhetes.

Cozinhas pequenas

Improvise uma bancada

Há algumas atividades na cozinha que demandam bastante espaço, como fazer macarrão caseiro, abrir uma massa de pizza ou de nhoque etc. Sem uma boa bancada ou mesa fica difícil fazer isso. Se sua cozinha não conta com esses itens, aí vai um truque simples: coloque uma tábua grande de madeira, vidro ou acrílico sobre a pia e utilize esse espaço.

Cozinhas pequenas

Móveis com rodinha

Estantes com rodinhas ou mesmo carrinhos no estilo de hotel são ótimos aliados pra você ganhar espaço. Você pode movê-los de um lado para o outro, de acordo com a sua necessidade de espaço. Além disso, essa mobilidade facilita muito na hora de limpar o chão da cozinha.

Mesa retrátil

Se você não tem uma mesa na sua cozinha, invista em uma mesinha retrátil. Aproveite e adquira também dois banquinhos. Você pode aproveitar esse espaço para fazer refeições rápidas e depois recolher o tampo e fixá-lo na parede.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais.

Veja também:

+ Dicas para decorar cozinhas pequenas

+ Cozinhas planejadas garantem total aproveitamento do espaço

+ Apartamentos compactos em alta na cidade de São Paulo

Você pode gostar de ler também...