Decoração e Paisagismo

Descubra os mais incríveis modelos de cuba para deixar seu banheiro cheio de charme

Banheiros podem ser muitas vezes esquecidos nas propostas de decoração de interiores. Contudo, são ambientes que não podem faltar em nenhuma residência, pois são fundamentais para o funcionamento dos imóveis. 

E, no planejamento do seu design e arquitetura, um elemento que precisa ser bem estudado é a cuba para banheiro. Isso porque ela poderá definir a linha de decoração do ambiente. Continue lendo para saber mais.

banheiro com cuba embutida
Foto: Marcia Addor

O destaque das cubas na decoração do banheiro 

Logo que abrimos a porta do banheiro o primeiro equipamento que devemos ver, provavelmente, é a pia. 

No passado, ela era representada pela peça lavatório. Mas pensando em aproveitar melhor a área deste cômodo – que é, proporcionalmente, o menor das residências -, foi proposta a troca do lavatório por uma cuba.

Se observarmos atentamente nas lojas, veremos que existem modelos de cuba para banheiro diferentes. 

A ideia é justamente oferecer diversas opções que possam contribuir para solucionar as situações mais complexas do projeto – principalmente que exigem uma melhor otimização de espaço. E para ampliar a área de circulação e a distância entre os equipamentos, pode-se optar por uma cuba ou outra.

montagem com dois modelos de cuba para banheiro
Foto: Tikkanen arquitetura e Marcia Acaro

Mas não são só as proporções desta peça ou o local da sua instalação que irão impactar o visual dos banheiros. 

Na verdade, o seu design e também a sua materialidade deve fazer relação com a decoração proposta para o ambiente – de linhas mais clássicas ou modernas. E essa peça pode até estrategicamente contrastar ou combinar, formando um conjunto com os outros equipamentos instalados no cômodo – sobretudo o vaso sanitário.

E pode acontecer de esta curva precisar de acompanhamentos extra. Estamos falando do espelho e do gabinete balcão. A combinação ou contraste entre essas peças também precisa ser estudado, levando em consideração até mesmo o desenho, cor e texturas do revestimento por trás.

banheiros com cuba de semi-encaixe e cuba de apoio
Foto: Ana Yoshida e ar.co | armazém coletivo
banheiros com cuba esculpida e cuba de apoio
Foto: Gabriela Herde e Sueli Zampirollo

Os principais tipos de cuba para banheiro 

As cubas de banheiro são classificadas primeiramente de acordo com o seu tipo. O primeiro que podemos destacar é a cuba de parede, que se encaixa diretamente na parede sem a necessidade de uma bancada de pedra para sustento. 

Neste caso, não há gabinetes e o sifão, que é o cano que liga o seu ralo à canalização de esgoto, deve ficar aparente. É uma solução bastante utilizada em arquiteturas de lavabos.

Também existem as cubas de piso, com uma instalação bastante próxima à parede. As cubas apoiadas sobre bancadas de pedra, mantendo as bordas aparentes, ou aquelas semi encaixadas, em um recorte de bancada mais estreita. 

Essas duas últimas são as mais vendidas atualmente no mercado e podem ser acompanhadas tanto de torneira de parede quanto de torneira de bancada, dependendo do seu modelo.

modelos de cuba embutida e de apoio
Foto: Juliana Pippi e Milla Holtz & Bruno Sgrillo Arquitetura
dois modelos de cuba de semi encaixe
Foto: Espaço do Traço Arquitetura e Juliana Pippi
cubas de apoio na bancada do banheiro
Foto: Espaço do Traço Arquitetura e Marcia Acaro

Os materiais mais utilizados na fabricação de cuba para banheiro

As cubas mais comuns vendidas nas lojas de materiais de construção são aquelas fabricadas em cerâmica esmaltada. Neste texto, apresentamos lindos exemplos de banheiros que fazem a utilização de uma peça como esta. 

Contudo, existem outros materiais de cuba para banheiro que podemos destacar – e que ficam igualmente lindas em propostas de arquitetura e decoração contemporâneas.

Então, além da louça ou da porcelana, podemos considerar também a madeira impermeabilizada. Depois, os metais aço inox e cobre – com um visual respectivamente moderno-elegante e rústico-industrial. O vidro transparente. O acrílico, em diversas cores – mais resistente. Por fim, materiais como a cerâmica e o barro, moldados de forma artesanal.

dois modelos de cuba de apoio instaladas no banheiro
Foto: Gisele Taranto e Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira 

Cubas esculpidas

Deixamos para o fim as cubas feitas de pedras como mármore, granito, silestone e nanoglass. Essas cubas são chamadas de cubas esculpidas, geralmente feitas sob medida para projetos de banheiros. 

Nesse caso, explicando melhor, a própria cuba já faz parte da pedra da bancada. Essa é considerada uma tendência super moderna e elegante e que está atualmente sendo bastante utilizada em arquiteturas e decorações de banheiros.

Então, neste ponto do texto você já conhece todos estes modelos de cuba para banheiro. Chegou a hora de escolher um deles para o projeto da sua casa. Lembre-se de levar em consideração as medidas do banheiro do seu imóvel, além do estilo de arquitetura e de decoração que pretende desenvolver nele. Assim será fácil escolher a peça certa.

cuba esculpida no lavabo
Foto: Vitral Arquitetura
banheiro com cuba esculpida de mármore
Foto: Cristiane Mansur Wiazowski

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Papel de parede no banheiro: descubra esta tendência!

+ Quadros no banheiro

+ 5 Ideias de DIY para Transformar a Decoração do Banheiro

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...