Cuidados e dicas para manter as superfícies de quartzo
Decoração e Paisagismo

Cuidados e dicas para manter as superfícies de quartzo

Bancada Caesarstone - superfície 4360 Wild Rice

Empregadas em bancadas para cozinha, áreas gourmet, frontões, painéis de parede e até móveis personalizados, as superfícies de quartzo são versáteis o bastante para serem usadas em qualquer lugar. Conforme o tempo e intensidade de uso, porém, o revestimento pode sofrer alterações e perder algumas de suas características, como acabamento, resistência ou coloração. 

Para manter o brilho e beleza das peças, o ideal é fazer a limpeza somente com água morna e um pouco de detergente suave. Este cuidado é importante pois produtos químicos fortes e solventes – como produtos que contenham Tricloroetano ou Cloreto de Metileno – podem provocar trincas e rachaduras, o que gera o acumulo de bactérias e fungos.

Superfície Caesarstone - superfície 4360 Wild Rice 2

É importante também evitar o uso de agentes de limpeza agressivos como limpadores de forno e agentes de polimento que contenham pH alcalino entre 8,5 ou superior. Se acontecer o contato destes produtos com a superfície de quartzo, é recomendável lavar o local imediatamente com água limpa para neutralizar o efeito.

Para remover material aderente, como comida, goma de mascar, esmalte para unhas ou até mesmo tinta seca, primeiramente deve-se raspar o excesso do material com uma espátula de plástico, e então usar um pano úmido para remover qualquer marca ou sujeira residual. Para manchas mais difíceis de remover, é indicado passar apenas uma esponja de lavar louças, do lado menos abrasivo com sabão neutro. Ao final, é importante passar um pano liso para deixar as superfícies com o mesmo brilho anterior.

Caesarstone - superfície 5220 Dreamy Marfil

O quartzo é durável e bem mais resistente ao calor do que o granito, o mármore e o calcário. As superfícies necessitam apenas de proteção contra temperaturas muito elevadas, acima de 150º C. Neste caso, a colocação de um protetor térmico entre a superfície e o objeto quente resolve o problema.

Você pode gostar de ler também...