Decoração de casas pequenas: o que fazer para não errar?
Decoração e Paisagismo

Decoração de casas pequenas: o que fazer para não errar?

Decorar casas pequenas de maneira moderna e funcional, sem sombra de dúvida, não é uma tarefa fácil. No entanto, quando falamos de um imóvel pequeno, o desafio se torna ainda maior. Mas calma! Isso não significa que é impossível.

O ideal é que você saiba como aproveitar cada espaço, sem inserir uma série de itens desnecessários no ambiente ou deixá-lo sem graça demais. Por essas razões, o primeiro passo é fazer um planejamento e estudar cada cantinho cuidadosamente do seu imóvel.

Vale mencionar que com recursos de qualidade, uma boa escolha de iluminação, o uso de cores e a utilização de móveis corretos, é possível, sim, desenvolver uma decoração moderna, funcional e confortável para a sua casa.

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 3 dicas infalíveis para que você possa fazer a decoração de casas pequenas e transformá-la em um ambiente aconchegante. Continue lendo e confira!

1. Planeje os cômodos

Foto: Pinterest

Se você está neste post é por conta de um único motivo: a sua casa ou apartamento é pequeno. Sendo assim, o primeiro passo é planejar como será cada cantinho. Liste tudo o que deseja usar na decoração e depois revise para investir apenas no necessário.

Para isso, é fundamental que você meça cada cômodo com muita atenção, pois só assim conseguirá identificar o que precisa ser melhorado e as áreas que podem ser aproveitadas.

Vamos imaginar que você queira que a sua casa tenha​ ​eletroduto flexível corrugado​. Por se tratar de um material grande, é importante avaliar os espaços disponíveis para não causar confusão visual.

Caso você more em apartamento, veja se o síndico tem a planta do imóvel para que fique mais simples analisar as medidas.

2. Opte por móveis multifuncionais

Foto: Pinterest

Outra dica muito importante é escolher móveis e peças que tenham mais de uma função, assim não é preciso investir em uma série de itens. Caso você tenha orçamento suficiente, invista em móveis planejados para aproveitar cada espaço.

Você pode, por exemplo, usar prateleiras e nichos para substituir os armários. Dessa forma, é possível armazenar copos, pratos e talheres, ​ilhós para lona, vinhos, livros, e por aí vai.

Além disso, os móveis planejados são ótimas opções, pois as peças serão feitas sob medida para cada ambiente e ainda vão ter as funções específicas para cada tipo de morador.

3. Defina as cores certas

Foto: Pinterest

Por último, e não menos importante, definir as cores certas também é fundamental para decorar uma casa pequena. Afinal de contas, as cores podem oferecer uma sensação de amplitude, aumentando a capacidade de espaço do ambiente.

Não é preciso que todos os espaços sejam brancos, mas é interessante optar por cores claras nos elementos mais dominantes, como pisos, paredes e móveis maiores como sofás, armários, camas e ​tendas para eventos​.

Mas isso não significa que o ambiente deve ser monótono. As cores podem vir em acessórios, como almofadas, quadros, abajures, entre outros. O ideal é ter um imóvel claro, mas com pontos de cor para destacá-lo.

Gostou do nosso post sobre como decorar casas pequenas? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Leia mais:

4 ideias para renovar a decoração de um quarto pequeno

Exemplos lindos de quarto de menina para se inspirar

Escritório: ideias de decoração para você se inspirar

Avatar

Soluções Industriais

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Beatriz​ ​Barros,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​​​Soluções​ ​Industriais​​.​

Você pode gostar de ler também...