Decoração e Paisagismo

Decoração de apartamento pequeno – Truques e ideias para você se inspirar!

Você mora ou pretende morar em um apartamento pequeno? Saiba que ele pode ser muito mais aconchegante e harmonioso do que muitos lugares espaçosos por ai! Você pode transformá-lo em um ambiente super agradável e interessante! A dica é investir na decoração do seu apartamento pequeno para deixá-lo com a sua cara!

É de conhecimento de muitos de vocês que as moradias estão diminuindo de tamanho. Nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, os apartamentos passaram a ter, em média, 50 a 80 mt². Daí a necessidade de se adequar à nova realidade e deixar o espaço funcional e acolhedor.

Para começar, temos que definir as cores das paredes. Como se trata de um ambiente pequeno, prefira tons claros. O branco é uma ótima pedida. Se o seu apartamento for do tipo kitnet, você pode usar as cores para dividir os ambientes. Por exemplo, utilize branco na sala e azul ou rosa bebê no quarto. Os tons pastéis são interessantes! Como o espaço é reduzido, as cores claras deixam o ambiente mais leve e sereno. Outra dica bacana é utilizar papéis de parede tom sobre tom e evitar estampas muito marcantes.

Na sala de estar ou no hall de entrada, o truque é colocar espelhos, pois eles contribuem para ampliar visualmente o espaço.  Se for possível criar um parede inteira de espelho, faça!

Na decoração da sala de TV, utilize painéis suspensos e sofá cama. Os puffs na decoração são uma excelente alternativa porque eles criam lugares para que você possa receber visitas. Além de não ocupar muito espaço, eles podem ser deslocados de um lugar para o outro sem qualquer dificuldade.

Ao invés de optar por mesas de centro, prefira as mesas laterais, pois elas podem ser posicionadas em qualquer cantinho para apoiar o telefone, agenda, livros ou abajur.

apartamento pequeno

Imagem: Pinterest

No quarto, você precisará de um guarda-roupa planejado e, se não tiver um escritório, terá que pensar em uma escrivaninha para estudos, um local para guardar joias e bijuterias, organizar as suas maquiagens, apoiar o notebook e arrumar outras objetos para que o ambiente não fique bagunçado. A dica é encontrar um móvel que atenda todas essas necessidades. Que tal uma penteadeira multiuso? Olha só que interessante o lançamento da Aprimore Decor:

apartamento pequeno

Imagem: Aprimore Decor

apartamento pequeno

Imagem: Aprimore Decor

Veja que esse móvel possui diversas funções. Tem espelho para maquiagem e espaço suficiente para guardar objetos. Ele serve de escrivaninha e penteadeira ao mesmo tempo. Além disso, possui rodinhas giratórias, permitindo que você o desloque para qualquer lugar, facilitando também a limpeza.

Mais uma dica para a decoração do quarto é colocar espelho sobre a cabeceira da cama ou na frente do guarda-roupa.

apartamento pequeno

Imagem: Pinterest

Para ganhar espaço na cozinha, opte pelo fogão cooktop, por um armário planejado concentrado em uma parede, utilize ganchos para pendurar os utensílios de cozinha que você mais usa e escolha uma mesa dobrável com banquetas.

Se o seu apartamento tiver sacada, você pode colocar uma mesa pequena e investir em um espaço verde, decorando-o com folhagens e flores.

E é claro que, muito embora você tenha optado por cores claras nas paredes, você não precisa fazer o mesmo com os itens de decoração! Você pode colocar um móvel colorido em sua sala, quarto ou cozinha. Os tapetes também podem dar uma cara nova para o ambiente. Que tal um aparador, um armário, uma cômoda ou, melhor ainda, um criado-mudo laqueado colorido? O seu ambiente ficará muito mais charmoso e alegre!

08

Imagem: Aprimore Decor

 

Para terminar, separei algumas fotos de apartamento pequenos para você ter algumas ideias:

apartamento pequeno

Imagem: Pinterest

apartamento pequeno

Imagem: Pinterest

apartamento pequeno

Imagem: Pinterest

 

Espero que as nossas dicas de decoração para apartamentos pequeno tenham lhe ajudado a deixar o seu cantinho ainda mais especial!

Até mais!

Escrito por Anderson Andrade, arquiteto e blogueiro da Aprimore Decor.

 

Veja também:

6 soluções inteligentes para decorar apartamentos pequenos

Quadros que transformam o ambiente do seu apartamento

5 truques para decorar apartamentos studios

Tons de cinza no seu apartamento

 

Você pode gostar de ler também...