Decoração e Paisagismo

Pequenos Apartamentos: 4 dicas para sua decoração ficar linda!

Quem mora em apartamento pequeno sabe bem como é complicado decorá-lo sem acabar por lotar o espaço com móveis e outros objetos.

Pensando nisso, resolvemos separar 4 dicas para decoração de apartamentos pequenos que podem ajudar a deixar seu lar muito mais bonito e confortável! Confira!

1. A Claridade é Fundamental!

Você já deve ter ouvido falar que cores claras são essenciais em apartamentos pequenos, certo? Se não, saiba que pintar as paredes dos cômodos com tons bem clarinhos pode ajudar a deixar o espaço com a impressão de ser muito mais amplo. Mas o fato de você privilegiar a claridade dentro do seu apê também ajuda nisso, especialmente se você colocar muitas lâmpadas no teto e arandelas ou spots de iluminação nas paredes. Porque quanto mais claro for o ambiente, mais ele causará a impressão de ser maior. O mesmo vale na hora de selecionar as janelas, de modo a preferir estruturas mais amplas.

O uso de múltiplos espelhos e móveis metálicos também a ajuda a refletir melhor a luminosidade dentro dos cômodos, favorecendo esse efeito de “ampliação”. Móveis transparentes também são boas opções, já que permitem à luz se propagar melhor pelos ambientes.

pequenos

2. Móveis Multifuncionais Economizam Espaço

Ao invés de lotar seu apartamento com muitos móveis, opte por adquirir opções multifuncionais. Como elas englobam diferentes funcionalidades numa só estrutura, acabam por prover a mesma praticidade e conforto de vários móveis, porém ocupando menos espaço. Alguns exemplos são: sofá-cama; guarda-roupa com cama dobrável embutida; sofá, cama ou mesa com gavetas; armários com nichos para eletrodomésticos; cadeiras que podem virar mesas; estantes que podem ser transformadas em escrivaninhas etc.;

pequenos

3. Móveis Planejados

Os móveis planejados são uma opção melhor em relação aos prontos, pois são feitos conforme as medidas dos cômodos do seu apê. Por isso, na hora de decorar um apartamento é interessante dar uma chance a eles! E fica ainda melhor se você optar por móveis planejados multifuncionais.

Com eles é possível aproveitar melhor espaços como os cantos de um cômodo. Eles são feitos levando-se em consideração as distâncias e localizações de interruptores e tomadas, e na cozinha são observados as saídas de gás e o encanamento da torneira. Dessa forma, os móveis planejados já são projetados com vãos e o espaço certo para esses itens não serem tampados, melhorando até a segurança.

pequenos

4. Pisos Sem Juntas de Dilatação

Pisos sem juntas de dilatação ou com juntas bem finas ajudam na sensação de ambientes maiores, já que favorecem o efeito de continuidade do chão. Se forem claros e brilhosos, melhor ainda por conta do efeito dispersivo da luz (semelhante ao caso dos espelhos e móveis metálicos comentado no primeiro tópico). E outro ponto positivo é que não acumula sujeira nas juntas, já que não as possuem ou são muito finas. Desse modo, limpar o piso se torna mais simples e fácil.

Uma das melhores opções de pisos desse tipo é o porcelanato líquido, que também é bem resistente.

pequenos

5. Decore as paredes

Uma ótima forma para decorar os apartamentos sem gastar muito é utilizar quadros decorativos ou posters na parede.

Existe diversas formas que você tem para organizar. Pode pendurar, furando a parede, ou até mesmo coloca-los em cima da prateleira como na foto acima.

pequenos

Gostou das nossas dicas? Se sim, não se esqueça de deixar um comentário abaixo!

Você pode gostar de ler também...