Decoração e Paisagismo

Decoração de cozinha: Encontre seu estilo e saiba como escolher os móveis

Um dos locais mais movimentados da casa sem dúvida, é a cozinha, e mobiliar e decorar este ambiente de maneira funcional e esteticamente atraente não é tarefa fácil, por isto hoje trouxemos algumas dicas para lhe auxiliar nesta tarefa.

Não se esqueça da regra do triângulo!

Esta simples regra tem como objetivo facilitar a mobilidade dentro da cozinha, e deixá-la mais funcional, mas você sabe como funciona?

A regra do triângulo consiste em criar um triângulo imaginário com a pia, o fogão e a geladeira, fazendo com que cada item fique em uma ponta.

Vale lembrar que este princípio deve ser aplicado independentemente do formato da cozinha.

Aposte em armários

Armários nunca são demais! Seja em uma cozinha planejada ou em um modelo padrão, espaço para armazenamento é essencial para manter a organização do cômodo.

Mas lembre-se de analisar o tamanho de seu ambiente, para não abarrotar demais o cômodo.

A tendência do momento para o armário de cozinha é seguir um estilo minimalista, com linhas retas, puxadores discretos, uma estética limpa e simplificada.

Esquema de cores para a cozinha

As cores são capazes de transformar qualquer ambiente, e como a cozinha é um cômodo tão relevante, é necessário escolher a paleta de cores com cautela.

O ideal é definir um esquema de três cores, onde a primeira deve ser uma cor que não pode ser alterada, e que normalmente toma conta das bancadas ou armários.

A segunda cor deve ser um tom neutro, lembre-se de que cores claras são coringas dentro da decoração. Este tom normalmente deve compor as paredes de sua cozinha.

Já a terceira cor é a que será o destaque, e que poderá trazer vida para o ambiente ou complementar a paleta já escolhida. Neste caso opte por um tom mais vibrante ou inusitado, que deverá aparecer nos detalhes e acessórios.

Atente-se aos utensílios

Os utensílios para a sua cozinha, como geladeira, fogão ou cooktop, também merecem atenção na hora da escolha, além de esteticamente atraentes, atente-se à economia dos mesmos, busque por opções que possuam eficiência energética para poupar na sua conta de energia.

A ergonomia também deve ser levada em conta na hora de instalar seu utensílios, principalmente as opções embutidas, como forno ou microondas, lembre-se de apoiá-los em uma altura confortável para o seu uso.

Traga o verde para dentro da cozinha

Trazer as plantas para dentro de casa continua a ser tendência no design de interiores. Para as cozinhas, a dica é trazer plantas que possam ser utilizadas no preparo de pratos, como temperos, pancs ou flores comestíveis, por exemplo.

Mas é claro que folhagens e outras plantas decorativas também são bem-vindas para purificar e refrescar o ar do ambiente.

Escolha a iluminação certa

Para deixar a sua cozinha completa, acertar na iluminação é indispensável, por isto, atente-se na escolha.

Para este ambiente, uma iluminação clara é o ideal para não comprometer o preparo dos alimentos.

Porém, algumas luzes embutidas ao longo das bancadas e armários podem trazer um outro tom para deixar o ambiente mais aconchegante.

E se houver uma mesa ou uma bancada para refeições, pendentes também se tornam uma alternativa contemporânea e elegante para iluminação.

Cozinha Compacta

Se a sua cozinha tiver metragens reduzidas, armazenamento inteligente é imprescindível, por isto busque por móveis multiuso para manter a organização no cômodo.

Utilizar as paredes e o teto também é uma forma inteligente de otimizar espaço, neste caso prateleiras e varais de utensílios são ótimas opções para manter sua cozinha compacta.

Estilos de decoração de cozinha

Cozinha americana

Agora, se você busca por um layout em conceito aberto entre a sua cozinha e os demais cômodos da casa, você deve buscar um projeto de cozinha americana.

Este modelo de cozinha é ótimo para integrar o chef da rodada com os demais integrantes da família ou convidados.

Cozinha contemporânea

Se você busca por uma cozinha com estilo contemporâneo, o ideal é apostar em móveis que tragam um design clean, mas com toques inusitados, seja através da cor ou de acabamentos.

Outras peças-chave de uma cozinha moderna são os eletrodomésticos em aço inox, afinal, eles expressam contemporaneidade.

Estilo escandinavo

O estilo escandinavo se tornou o queridinho entre os designers de interiores nos últimos anos. Para compor uma cozinha neste estilo, o antigo ditado “menos é mais” se torna uma regra.

Para os móveis, busque peças em madeira, que possuam um tom que vá do natural ao mais claro, e em composição, aposte no tradicional branco e preto.

Cozinhas retrô

Há quem curta um estilo retrô para a sua cozinha, neste caso, invista em móveis que tragam o design da década de 60 ou 70 à tona, com detalhes como os tradicionais pé palitos, e os acabamentos em tela.

Para trazer autenticidade ao decor, aposte em acessórios que lembrem as décadas passadas, como eletrodomésticos e eletroportáteis com estilo retrô, assim como cores características da época.

Cozinha com estilo rústico

Já quem está em busca de uma cozinha com um toque rústico deve apostar em móveis feitos em madeira, com acabamentos em ferro e revestimentos naturais.

Uma dica é apostar em móveis com formas orgânicas, aqueles que seguem a forma da natureza, bem como em madeiras de demolição, para trazer uma pegada mais sustentável para dentro do ambiente.

Bancos antigos, retirados de velhos armazéns ou fábricas se tornam ótimos assentos para a bancada em uma cozinha rústica.

E então, o que acharam das nossas dicas para mobiliar a cozinha? Não deixe de comentar qual dica foi a sua preferida, e o que mais chamou a sua atenção!

Você pode gostar de ler também...