Decoração e Paisagismo

A decoração adequada para diferentes tipos de salas

Assunto quase nunca abordado em detalhes nos blogs de Decoração é como escolher o layout adequado para cada ambiente, privilegiando o aproveitamento do espaço, mas sem atrapalhar a circulação.

Dicas de decoração para sala de estar

Em salas, vamos dar alguns exemplos e orientações para escolher modelos de sofás e mesas de centro. Há que se definir a finalidade do sofá: se for para sala de TV, eles podem ser mais profundos, podem vir acompanhados de módulos com chaise ou até chaise retrátil, pois favorecem o descanso, o conforto e dão mais ergonomia para descansar e aproveitar um bom filme.

sofá para sala de estar

Porém, se for um sofá para receber amigos e visitas também, ele já não pode ter essas características, pois elas fazem com que ele fique muito desconfortável para uma conversa. A pessoa acaba não ficando na postura correta e ideal e fica “jogada” no sofá, o que é desfavorável. Neste caso, sofá menos profundos, até mais baixos favorecem até mesmo o acesso à mesa de centro e uma conversa melhor ambientada.

Por falar em mesa de centro, sabemos que elas são queridinhas dos clientes, pois é onde podem ser servidos aperitivos para os amigos em dias de festa e é onde também podem ficar os adornos mais interessantes.

Mesa de centro na sala

 

Porém, às vezes elas atrapalham um pouco a circulação, principalmente pelo fato de elas ficarem bem no meio do ambiente. Por isso, muita cautela na escolha: mesas quadradas e retangulares ocupam muito espaço e o deixa estrangulado. Neste caso, mesas redondas componíveis e que se sobrepõem são boas aliadas e uma escolha mais inteligente. Se não tem espaço para uma mesa de centro pois pretende usar um sofá com chaise, aposte em um sofá regular e use um puff para fazer as vezes da chaise. Desta maneira, a peça funcionará até mesmo como mesa de centro com a ajuda de uma badeja!

 

Mesa de centro

Dica de decoração para sala de jantar

Ok, Living resolvido e escolhas feitas? A mesma linha de pensamento se aplica para o ambiente de jantar! A circulação ao redor da mesa deve ser de aproximadamente 80cm. Isso garante espaço suficiente para entrar e sair da mesa sem incomodar os demais e também para a passagem de uma pessoa atrás de quem estiver sentado.

Não tem essa distância ao redor de todos os lados da mesa? Experimente encostá-la na parede e trabalhar com espelho. A mesa, além de não atrapalhara circulação, ganhará mais profundidade. Pense também que tampos em vidro, por terem mais transparência, também ajudam na questão da amplitude, pois não oferecem barreira visual.

Mesas redondas, sem quinas no lugar de quadradas ou retangulares também diminuem um pouco a impressão de espaço pequeno e sempre cabem mais um assento.

Não sabe onde procurar? Inspire-se nos modelos das lojas virtuais que aconselhamos abaixo ou até mesmo nos perfis de Instagram interessantes e cheios de referências! Clique nas imagens para acessar o site.

sala de estar - decorando com classe

 

mesa de centro - casa de valentina

decoração living - assim eu gosto

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. Avatar

    A sala é aquele cantinho que a gente sempre passa um bom tempo, né? Por isso, escolher uma boa decoração para ela é tão importante.
    Adorei o post e adorei o blog!!!

  2. Avatar

    decoração TOP!

Comments are closed.