Aprenda como criar uma decoração para seu empreendimento
Decoração e Paisagismo

Aprenda como criar uma decoração para seu empreendimento

Tanto investimento para conseguir colocar sua empresa no mercado de trabalho, não é mesmo? Estratégias de marketing, contratação dos melhores profissionais e materiais de alta qualidade, tudo para transformar sua marca como referência no mercado e destaque no segmento.

Essas ações de fortalecimento da marca não podem ser desperdiçadas pela falta de harmonização e conforto dentro do ambiente de trabalho. É importante que o investimento seja feito, também, nesse segmento. Assim, as chances do cenário ficar ainda mais positivo aumentam, e muito!.

Vamos ser sinceros: a identidade visual da sua empresa vale, e muito, para desenvolver a decoração do seu local. Dito isso, é importante que todas as características que envolvem sua marca estejam presentes no ambiente de trabalho como em cadeiras, quadros fixados na parede, mesas, cores. Tudo transmite uma mensagem.

Pense comigo: com toda certeza o design da sala de espera de uma empresa de equipamento de proteção individual será totalmente diferente se comparado com a de um empreendimento focado em marketing digital, certo? Isso porque são ideias totalmente diferentes e abraçam públicos e funcionários com experiências distintas.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para ajudar você a decorar seu ambiente de trabalho de forma segura e moderna, sem perder ou abrir mão da identidade visual da sua marca. Vamos nessa?

Saiba tudo sobre a empresa

Não existe a possibilidade de você decorar e criar um design elegante e arrojado sem, antes, saber a história e a cultura da empresa. Por isso, levante e pense em todas as questões que possa ser relevante para uma tomada de decisão.

É importante que você saiba os valores da companhia, assim como o posicionamento que ela deseja passar no mercado. Tudo o que usamos para decorar e a forma que decoramos passa uma informação. Para os clientes, por exemplo, pode trazer maior conforto e proximidade com a marca.

Mas não deixe de fora os seguintes questionamentos: como os funcionários se relacionam e de que forma a decoração pode impactar nesse relacionamento? E os clientes, como devem se sentir? Como é o dia a dia dos colaboradores e de que forma o ambiente pode contribuir para a produtividade e para o bem-estar deles?

Feito isso e com as respostas para todas as questões, você já consegue ter uma percepção do que investir na decoração e como melhor o ambiente de trabalho. Lembrando que não tem como querer se basear em ambientes de empresas com culturas distintas. Um empreendimento de resina epóxi não tem o mesmo ideal que uma de tintas para parede.

Pense e defina as cores

Bom, feito o trabalho inicial e com a cultura da empresa na ponta da língua, é o momento certo para para escolher as melhores cores para aplicá-las no ambiente e torná-lo mais agradável.

É importante que as cores sejam coerentes com o que a companhia deseja passar para o mercado, assim como a forma como as pessoas vão se sentir no espaço. Não esqueça que as cores definidas precisam ser utilizadas em toda a decoração, viu? Isso serve para criar uma identidade visual agradável.

Tente trabalhar com, pelo menos, 3 cores principais. Elas são importantes pois vão criar um ambiente por meio da coloração das paredes, e dos móveis principais. São elas que darão o destaque no local, com um ar de personalidade.

Para não deixar o ambiente muito monocromático, busque mais dois tons distintos para que sejam utilizadas em decorações pontuais, como objetos decorativos. O ambiente precisa contar com esses objetos como almofadas, quadros e enfeites de mesa. Com essas cores complementares, é possível dar um toque de personalidade, mesmo que a decoração peça seriedade, como em um escritório de advocacia.

Trabalhe na escolha de materiais e do estilo

Tenha sempre claro em quais locais irá ousar para que seu ambiente de trabalho fique elegante e harmonioso. Uma boa forma de dar uma diferenciada é apostar em texturas, acabamentos e estilos que foquem na identidade visual da empresa.

Tenha sempre em mente o que combina com o perfil da empresa. Às vezes, menos é mais. Então, busque algo minimalista e delicado. Uma empresa industrial de aços e metais, por exemplo, não precisa de inúmeros objetos decorativos e nem de cores e texturas extravagantes.

Porém, uma empresa de comunicação provavelmente ousaria mais. Isso porque seus funcionários e clientes estão adaptados a um ambiente mais leve e descontraído. As escolhas dos materiais que serão utilizados e do estilo que você vai adotar depende muito do que você quer propor.

Coloque tudo o que foi levantado em prática

Entenda o espaço que você tem em mãos e tente utilizá-lo da melhor forma possível. É importante que sejam colocados móveis como mesas e cadeiras que sejam condizentes com o tamanho do local.

Isso porque, quando muito grande, a locomoção dos cliente e funcionários pode ser prejudicada. E não tem nada mais desagradável e incômodo do que não conseguir andar em um lugar, não é mesmo?

Um lugar pode ganhar uma cara totalmente nova apenas com uma instalação de estampas e papéis de parede. Não esqueça que, quanto melhor o acabamento, mais confortável e sofisticado o ambiente fica.

Deixe tudo organizado

As escolhas pelas peças e a decoração muito provavelmente estarão impecáveis. Mas isso não será relevante se o ambiente estiver mal organizado e bagunçado. Ambiente poluído visualmente não agrada ninguém e causa uma sensação de estranheza.

Pense que, ao entrar, a primeira que irão reparar é na quantidade de coisas espalhadas pelo escritório e como aquilo parece bagunçado. A impressão será a pior possível.

E precisamos destacar que a organização afeta, diretamente, a produtividade e bem-estar dos funcionários. Ou seja, uma empresa próspera e cheia de resultados positivos passa, também, por um espaço organizado e elegante.

Você deve estar pensando: “bom, mas e se a empresa precisar de uma organização, o que eu posso fazer?”. Simples, Coloque tudo em ordem. Acredite: o tempo gasto para arrumar tudo terá um retorno muito eficiente no dia a dia de todos que alí trabalham.

Este conteúdo foi escrito por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Você pode gostar de ler também...