Decoração e Paisagismo

Dicas de decoração para quem acabou de comprar seu primeiro imóvel e deseja caprichar sem gastar muito

Com pequenos cuidados o sonho da casa própria pode vir acompanhado de muito conforto, exclusividade e realizações

O sonho da casa própria é uma conquista que acompanha o desejo de milhares de brasileiros. Quem consegue se planejar e, enfim, ter que parar de buscar por imóveis para alugar e passar a morar em seu próprio cantinho sabe bem o alívio e as facilidades que ter seu próprio espaço representam, como por exemplo o fim do aluguel, a possibilidade de decorar sua casa ao seu estilo pessoal, integrar espaços, ampliar ambientes e, especialmente, ter aquela sensação de segurança que muita gente prefere ao ter uma escritura em seu nome.

Há quem passe uma vida toda trabalhando e, em caso de aposentadoria, deseje ir passar este período privilegiado da vida morando na praia ou passando longas temporadas no litoral. Para isso, uma excelente opção seria a busca por apartamentos para alugar em Curitiba, cidade badalada e que cada vez mais ganha adeptos ansiosos por obter desde os mais simples aos mais luxuosos imóveis.

Então, acompanhe aqui algumas dicas importantes para você que acabou de comprar seu primeiro imóvel e deseja ajeitar seu espaço com capricho, mas que no momento não tem a possibilidade de gastar muito!

Isso porque, tendo ideias práticas e usando um pouco de criatividade sua sala, cozinha, quartos e outras áreas da casa ou de seu apartamento podem ficar lindos – e isso não é tão difícil quanto parece, mesmo que gastando pouco. Pequenas ideias podem, inclusive, ser feitos por você mesmo, em sua casa mesmo sozinho: é só ter um pouquinho em sua casa de paciência, noções básicas de estilo e bom gosto.

 

Para decorar, fique atento ao tamanho do seu imóvel

Algo muito recorrente é que muitas pessoas esquecem de tirar as medidas do ambiente onde vão morar antes de planejar o que vão decorar. Então, fique muito atento ao tamanho dos cômodos antes de definir que tipo de móveis colocará no espaço. Se ele for pequeno, por exemplo, dobre o cuidado e atenção para evitar incidentes. Isto pode ser feito anotando as medidas e as levando consigo na loja onde deseja comprar seus móveis. Uma dica valiosa é utilizar um aplicativo que calcula pra você a diferença entre o espaço e os móveis que deseja colocar em cada local, dando a possibilidade de verificar de um modo mais prático como utilizá-los. Um exemplo de aplicativo muito versátil é o aplicativo Photo Measures Lite, que certamente poderá ajuda-lo a medir perfeitamente as possibilidades de cada espaço.

 

Uma possibilidade de economia é fazer reciclagem

Usar objetos que você já possui, com uma boa dose de criatividade como, por exemplo, fazendo reciclagem é uma excelente opção para quem deseja fazer uma decoração bonita e mais em conta na sua nova casa.

Com simples ideias, contudo criativas, você pode aproveitar objetos que estão sem uso ou que iriam para o lixo dando-lhes uma nova função. Algumas possibilidades são: usar garrafas e caixotes, que podem ser transformadas em itens essenciais para cada cantinho da sua casa, deixando-a com muito charme e estilo.

As garrafas de vidro, por exemplo, podem ser transformadas em vasos estilosos, com formatação para estilos de decoração mais em conta, onde o simples passa a ser chique. Havendo possibilidade, adquira a luminária de um abajur de sua escolha e utilize a garrafa como item inovador de base – as coloridas podem inclusive deixar o clima do ambiente mais aconchegante.

Outra ideia bacana é usar alguma escada de madeira antiga e restaurá-la, inserindo cuidadosamente e fixando bem em cada degrau algumas placas de vidro, o que a transforma numa estante descolada e com um toque de modernidade. Quem sabe você pode também aproveitar alguns vidros usados para enfeitar seus móveis e decorar sua casa com ideias criativas.

Outra dica interessante é utilizar objetos que você não usa mais ou que possam ser garimpados em antiquários: eles podem virar itens de decoração interessantes com simples reformas. Fazer varais com objetos pessoais pode ser uma ideia bastante criativa também, o que dará personalidade à casa.

 

Porque reformar artigos pode ser uma boa opção de economia

Se seu caixa estiver esgotado, pense na possibilidade de reformar o que já possui. Você pode, por exemplo, adesivar as portas dos armários da cozinha com as mais variadas possibilidades de estampas existentes no mercado. Esta é uma ideia de decoração super barata, muito criativa e que você mesmo de fazer. Outra dica é reformar seus móveis com novos tecidos, adesivagem em contact ou pintando-os.

Com a escolha de uma estampa em tecido que tenha a sua cara transformada em algo novo, você pode mudar todo o ambiente, o que pode ser uma excelente resposta para uma economia mais significativa na hora de se mudar para seu novo lar. Lembre-se que os adesivos podem, inclusive, ser aplicados em azulejos dos mais variados tipos em diversos espaços da sua casa ou apartamento, como sacada, cozinha e banheiros, por exemplo!

Você pode, ainda, utilizar blocos de concreto para fazer armários e móveis, como bancos, sofás ou mesmo prateleiras. Outras ideias são usar pallets e/ou caixotes de feira, pois são ótimos para se fazer uma decoração barata e muito moderna! Eles são muito fáceis de se conseguir, inclusive gratuitamente ou por boas pechinchas, além de serem objetos muito versáteis e uma tendência do momento; eles podem se transformar em sofás com o uso de almofadas por cima, lindas estantes, armários criativos e nichos para inserir itens decorativos, livros, cinzeiros, etc… Tudo depende da sua criatividade!

Com base nestas dicas, você que passou a vida toda buscando de vez em quando pelo aluguel de casas com valor mais em conta para economizar e poder gerenciar suas finanças deve levar em conta que o investimento em um imóvel é um gasto significativo. Por essa razão, economizar pode ser uma opção para equilibrar suas finanças.

 

Gostou dessas informações? Aproveite para divulgar este post em suas redes sociais! Quem sabe assim mais pessoas podem decorar a casa nova e economizar neste momento importante da vida! Boa sorte!

 

Autor: Valentina Kay – Portal Chaves na Mão

 

Você pode gostar de ler também...