Decoração e Paisagismo

Inspire-se nas casas de fazenda: conheça o estilo rústico para cozinha

É tão maravilhoso podermos entrar em contato com as nossas raízes. A história brasileira do período colonial está muito viva em nossa memória nacional. 

Muitas residências contemporâneas ainda são construídas em moldes mais tradicionais, lembrando as gostosas casas de fazenda habitadas por muitos de nossos antepassados. 

Se quiser, você pode reproduzir esse conceito na decoração da sua cozinha.

elementos rústicos na decoração da cozinha
Foto: Revista Viva Decora

A arquitetura das casas de fazenda

Não tem como estar no interior do país e não querer “abraçar as riquezas da terra”. Obviamente o clima da região acaba nos contagiando de uma forma muito positiva. 

É bem provável que, depois de um tempo, iremos querer levar para casa um pouco deste sentimento. E nem precisamos viver num sítio ou numa fazenda para reproduzir uma decoração rústica. É possível trazer, de certo modo, o campo para dentro das residências.

Você mesmo pode reproduzir algo assim no seu imóvel. É fácil. Basta compreender quais as características principais das casas de fazenda e adaptá-las como for possível àquilo que necessita no meio urbano. 

Apegue-se, principalmente aos detalhes marcantes de cores e texturas que são empregadas nestas arquiteturas. Principalmente, o modo de utilização de materiais naturais em vários cenários.

mesa de jantar com madeira natural
Foto: None None e Eduarda Corrêa

É importante destacar a importância que a madeira natural possui neste tipo de projeto. Realmente, ela domina os espaços da casa e tem destaque, mas sem necessariamente pesar o ambiente. 

Outro elemento que se faz bastante presente nas arquiteturas de casas de fazenda é o barro. Ele aparece presente em várias peças, seja de construção ou de ornamentação. As duas coisas podem ser exploradas em decoração de cozinha.

Mas tem mais detalhes valorosos das casas de fazenda que devem ser estudados. Primeiro a tentativa de tentar conectar, ao máximo, o meio externo com o meio interno e a natureza exuberante vista do lado de fora da residência.

 E, sendo assim, algo que sempre é esperado, neste caso, são as grandes aberturas de janelas e portas para os pátios, além de muita ventilação e iluminação natural.

Por fim, devemos comentar sobre a personalização destes ambientes. Casas de campo combinam muito bem com um conceito de vida mais livre. 

Isto fica evidente em sua decoração nos menores detalhes, desde peças compradas direto do produtor rural às pequenas lembranças de família. E tudo isto só torna todo o cenário muito mais convidativo e alegre. Impossível não se apaixonar.

prateleiras de madeira natural
Foto: Revista Viva Decora

Como criar uma decoração contemporânea com um jeito rústico?

Quem disse que decoração moderna não combina com elementos da terra está enganado. Na verdade, o contraste de elementos rústicos e tecnológicos – próprio de arquiteturas urbanas – pode tornar tudo mais interessante. 

A contemporaneidade trouxe justamente isto de bom, a possibilidade da criação de algo mais ao nosso gosto, mas sem perdermos a comodidade que as novas inovações dão.

Seja no interior do país, no centro ou no litoral, é possível ter uma casa com decoração rústica. Lembrando que a simplicidade rústica pode ser obtida de muitas formas, como, por exemplo, um acabamento mais imperfeito, por assim dizer.

Seguindo ainda este pensamento,outra ideia é você começar a decoração da sua casa “vestindo” as paredes, piso e teto com materiais como pedra, madeira e tijolinho.

móveis rústicos na cozinha
Foto: Revista Viva Decora

Os móveis e outros detalhes da decoração de interiores da sua casa também podem ser feitos de madeira natural. Vasos de barro podem ser um toque muito bonito para ambientes rústicos. 

Mas, para não sobrecarregar o cenário, a solução é investir em folhagens verdes, peças em pedras claras e rendas cruas. Tecidos com padrões coloridos, como a chita, devem deixar certos cantos mais alegres.

E se você preferir, outro caminho para se seguir é colorir as superfícies das paredes com cores como verde, laranja, ocre, coral e afins, remetendo às tonalidades vistas na natureza. 

Quadros com ilustrações de paisagens naturais combinam perfeitamente com decoração estilo casa de campo. E não podemos nos esquecer dos trabalhos de cestarias e macramê.

bancada da cozinha de madeira natural
Foto: Revista Viva Decora

Imagine todos os serviços desenvolvidos por aqueles que vivem e dependem da terra. Tudo com o qual eles lidam podem servir de inspiração para personalização de ambientes. 

Agora, use a criatividade e crie lindos arranjos em jarros de leite e lustres com rodas de carroça; exponha ferramentas de jardinagem e redes de pesca; e adapte grades como cabeceira de cama e mais.

Segredos da decoração rústica para cozinha

Cozinhas de casa de fazenda são bonitas demais. Elas lembram bem este conceito de amizade, de fartura e de amor – que é basicamente o que todas as famílias desejam ter. 

Este desejo é ainda mais presente na mente e nos corações de quem vive longe das distrações da cidade e sabe valorizar o que realmente importa. Por isto, não é difícil que este cômodo seja mais bem preparado para reunir o máximo de pessoas.

Para criar uma cozinha rústica, comece colocando, ao centro, uma grande ilha ou mesa para servir as refeições. Na linha ao redor, o fogão será o equipamento mais importante, em destaque e de grandes dimensões, marcado por uma coifa. 

Inclusive, você pode ter não só um modelo a gás ou elétrico, mas um a lenha também – se couber no local, claro. E não se esqueça de expor suas panelas, principalmente de cobre e de pedra.

madeira natural nos móveis para decoração rústica da cozinha
Foto: Revista Viva Decora

Prefira um modelo de geladeira em estilo retrô para uma decoração rústica. A sua cozinha até pode receber uma pia em inox, mas considere a possibilidade de usar uma peça em louça ou peça esculpida em pedra. 

Dê toques de cor às peças mobiliárias especiais – como a cristaleira – para tornar o cenário mais moderno. E também use e abuse dos elementos em materiais reaproveitados, como janelas e portas de demolição.

Siga essas dicas e sua cozinha vai ficar linda, igualzinha a de uma casa de campo!

cristaleira de madeira natural em cozinha
Foto: Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração rústica para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...