Decoração e Paisagismo

Decorando e organizando um quarto pequeno

A tendência atual é que os ambientes sejam cada vez menores e funcionais, o que justifica encontrarmos muitos espaços pequenos que muitas vezes dificultam na hora de criar uma decoração.

Os quartos também não ficam de fora dessa situação, mas é possível criar um ambiente gostoso e aconchegante mesmo lidando com um espaço menor.

Móveis

Decorando e organizando um quarto pequeno

O primeiro passo é pensar apenas nos móveis que além de ter um tamanho condizente com o espaço, devem essencialmente estar presentes no quarto. Apostar em móveis funcionais – aqueles que servem para duas ou mais funções ao mesmo tempo – também é uma boa ideia.

Escolha, por exemplo, camas com gavetas na parte de baixo ou até mesmo sofás-camas – durante o dia você pode transformar o quarto numa pequena sala -, guarda-roupas com portas de correr, estantes com várias divisórias, armários e objetos – como a TV e as luminárias – que fiquem pendurados nas paredes.

Cores e peças decorativas

Decorando e organizando um quarto pequeno

O espaço pequeno não é desculpa para você não deixar o quarto com a sua cara. Aposte em cores claras nas paredes, em cortinas mais curtas – ou as substitua por persianas -, em quadros pequenos ou porta retratos espalhados pelas paredes e nos espelhos. Esses últimos passarão ao observador a sensação de um ambiente mais espaçoso.

Organizando o ambiente

Decorando e organizando um quarto pequeno

Decidido o que se pretende fazer e ter no quarto basta organizar. Vale comentar que em locais pequenos a organização é essencial. A forma como você dispuser os móveis e elementos decorativos vai interferir na sensação do tamanho oferecido pelo ambiente.

Você pode encostar a cama na parede e trabalhar com pequenas prateleiras acima dela para fácil acesso a pequenos objetos, o armário de parede também fica bem localizado acima da cabeceira da cama. Nas paredes, além dos armários e aparelhos eletrônicos que podem ficar pendurados, aposte em quadros ou porta retratos coloridos. Para o guarda-roupa vale apostar naqueles que vem com as portas espelhadas, você pode deixa-lo em um local que fique voltado para a cama, para passar a sensação de maior espaço.

Independente de como você decida trabalhar a decoração o importante é que o ambiente ofereça conforto e permita a circulação no local. Acredite, basta organizar direitinho e o quarto pequeno ficará do jeito que você deseja!

Fonte: PoloAr

Você pode gostar de ler também...