Decoração e Paisagismo

Dicas de Manutenção Preventiva em Condomínios

Veja neste conteúdo o que você precisa saber sobre a manutenção preventiva em condomínios, importante ação para garantir mais segurança aos moradores!

Ser síndico de condomínio não é uma tarefa fácil e quem trabalha nessa parte administrativa precisa exercer um grande esforço para manter as coisas em ordem e conservar o local no qual é responsável.

E um dos principais pontos de uma gestão de condomínios refere-se a manutenção preventiva, pois com isso em dia há garantia de mais segurança, conforto, bem-estar e qualidade de vida aos moradores.

Já dizia o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Portanto, a manutenção em condomínios precisa ser sistemática e não somente quando começam a surgir problemas.

Manutenção preventiva: Checklist básico

Cada condomínio tem suas regras, estruturas e tamanhos, por isso cabe ao síndico estar informado sobre essas questões para poder elaborar um plano de manutenção correto.

Claro que devido às diferenças entre os condomínios, cada um tem um tipo de plano mais adequado. Porém, no geral, todos os administradores de condomínios deveriam pensar nos seguintes pontos:

Tubulações de água e esgoto

Ninguém merece ter um entupimento no local onde mora, não é verdade? Por isso, é essencial investir em uma comunicação que alerte os moradores e incentive-os a ter certas práticas, como não jogar papel no vaso sanitário ou óleo na pia da cozinha, pois caso contrário, há mais chances de obstruir tubulações e consequentemente será necessário o serviço de uma desentupidora.

Além disso, também é importante checar (pelo menos duas vezes por ano) a central de armazenagem.

Tubulações de gás

Vazamento nas tubulações de gás é um dos motivos que mais aparecem nos noticiários quando diz respeito a acidentes em condomínios. Portanto, é fundamental realizar a manutenção preventiva dessas estruturas para garantir mais segurança a todos.

Parte elétrica

Outro ponto importante da manutenção preventiva refere-se a checagem da parte elétrica. Assim, é possível identificar e inspecionar o sistema de aterramento, fio terra e um possível mau contato.

Elevadores

Em um condomínio, inúmeras pessoas utilizam os elevadores todos os dias. Portanto, é indispensável realizar a manutenção desse equipamento anualmente para verificar questões de segurança e garantir o seu bom funcionamento.

Dedetização

Ninguém quer ter aquelas visitas indesejadas de ratos, baratas e outros insetos, não é? Logo, para que isso não ocorra, recomenda-se fazer dedetizações (pelo menos duas vezes ao ano).

Caixa d’água

A limpeza da caixa d’água também não pode ficar de fora do checklist de manutenção preventiva, pois é um item obrigado e que precisa ser feita todo ano por uma empresa especializada para que a água não seja contaminada.

Para-raios

Outro item que deve passar por manutenção anualmente é o para-raios, importante dispositivo que protege o local contra descargas elétricas.

Para isso, uma empresa especializada deve fazer toda a averiguação e depois emitir um laudo que ateste que está tudo certo com o equipamento ou que ele precisa de algum reparo.

Piscina

Por fim, muitos condomínios contam com piscinas e por isso, esse é mais um item que precisa de manutenção, sendo basicamente relacionada a filtragem e ao controle de cloro na água.

Leia mais:

+ Conheça os Materiais Básicos Para Construir Uma Casa

+ Lei de condomínio: saiba mais sobre as principais regras de convivência

Autor: Galvitel – Produtos metálicos

Você pode gostar de ler também...