jardim amplo com vegetação
Decoração e Paisagismo

Paisagismo cenográfico: jardinagem para áreas externas + lista de plantas resistentes ao sol

Nestes últimos anos, tivemos mais tempo dentro de casa e, assim, também aprendemos a valorizar mais os espaços que habitamos. 

Percebemos a importância de um jardim bem tratado e de como esse setor das nossas propriedades pode fazer a diferença na melhora da nossa saúde e também na biodiversidade local e na estrutura das cidades. E para quem gosta de jardinagem, foi a oportunidade perfeita de testar suas habilidades.

Inclusive, neste período, algumas pessoas passaram a se preocupar mais com o meio ambiente. E também desenvolveram um olhar diferente sobre a natureza, percebendo melhor a beleza das plantas e como elas podem ter um apelo visual. 

Aliás, já pensou que o jardim da sua casa pode ter um poder cenográfico, funcionando como se fosse uma moldura para valorizar tal edificação? Saiba mais no texto a seguir.

muro verde em área externa
Foto: Cadeiras & Jardins

Um olhar diferente para o paisagismo

Pode-se dizer que o paisagismo é capaz de fazer a conexão adequada entre áreas abertas e fechadas das residências. O seu projeto pode seguir em várias direções, inclusive primando pela sustentabilidade. E, neste cenário, as espécies naturais receberiam a incumbência de tornar tudo ainda mais impactante, envolvente e mágico.

Ou seja, essas intervenções de jardinagem seriam capazes, entre tantas coisas, de dar um ar mais cenográfico à decoração de paisagem.

inspiração de jardinagem para casas
Foto: Carla Dadazio

Portanto, neste momento, a nossa proposta para você é: olhe para fora e analise o seu jardim, seus potenciais e deficiências; mas, acima de tudo, perceba a beleza de cada espécie crescendo e de cada inseto de habita os canteiros, mais a alta energia emanada e todos os sentimentos que brota em seu coração e mente por conta disso.

área externa com vegetação verde, espelho d'água e revestimento cinza.
Foto: CASA COR 2016

Plantas como intervenção cenográfica

Você já ouviu falar em paisagismo cenográfico? Pois bem, é um recurso muito usado em produções de TV, cinema e até de festas. Mas também é possível pensar de modo semelhante para projetos de jardins residenciais, buscando criar ambientes temáticos e bem decorados, se valendo da beleza das plantas para provocar os sentidos. E num país tropical como o nosso, não é difícil isso.

Graças às formas, cores e texturas das plantas encontradas em nosso território, já dá para compor um paisagismo cenográfico incrível; e se pensarmos na grande tendência do momento, o ‘urban jungle’, combina bem.

canteiro com vegetação
Foto: Cadeiras & Jardins

Óbvio que, junto disso, é preciso ter zonas construídas que permitam que as pessoas usufruam de diferentes áreas dos jardins. 

Por isso, o toque final dessa jardinagem ficaria por conta da decoração personalizada ao seu gosto, com direito à iluminação, móveis e outros elementos com muitas cores e texturas. E com ornamentos de viés sustentável, sistemas de irrigação e drenagem, mais plantas duradouras, você terá a “moldura” perfeita para a sua casa.

jardim amplo e piso com gramado
Foto: Studio Clariça Lima
canteiro na área externa com vegetação natural
Foto: Cadeiras & Jardins

Exemplos de plantas para jardins com muito sol ou meia-sombra

As plantas que colocamos na lista a seguir não são apenas muito bonitas, mas com incrível potencial de criação de paisagismo cenográfico. Elas são ideais para jardins de residências – preferencialmente em terrenos amplos. Anote as dicas.

  • Costela de Adão: pode ser cultivada em vasos, mas requer atenção com a sua drenagem, que deve ser feita com brita ou argila expandida, para evitar que as suas raízes fiquem encharcadas.
  • Agave: possui pequenos espinhos nas margens da sua estrutura, ou seja, é preciso evitar o seu plantio em áreas de grande circulação.
  • Agave-dragão: bem largas, lembrando uma grande suculenta e multiplica-se com facilidade.
  • Árvore do Viajante: muito resistente e com folhas lindas, em formato de leque.
jardim amplo com vegetação
Foto: Marcelo Faisal
  • Helicônia: pode ter floração na primavera, com a soltura de hastes pendentes que misturam tons de vermelho, verde e amarelo; mas não se assuste, pois ela pode chegar a 6 metros de altura.
  • Cica: um tipo de arbusto que chega a 3 metros de altura, com folhas levemente curvadas.
  • Helicônia: com hastes pendentes em tons de vermelho, verde e amarelo.
  • Estrelícia e Ave-do-Paraíso: duas plantas com belíssimas inflorescências que criam pontos de cor entre folhagem verde-escura.
  • Yucca: arbusto super ornamental, para canteiros ou vaso.
  • Orelha-de-elefante: de aspecto rústico, resistente e que necessita de poucos cuidados, apreciando demais terrenos alagadiços.
  • Guaimbê: folhagem trepadeira de cor verde-bandeira, ideal para fazer cercas vivas, podendo ser cultivada em vasos.
paisagismo ao redor da piscina
Foto: Cadeiras & Jardins

Que achou dessas ideias? Experimente e veja os resultados florescerem!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...