Decoração e Paisagismo

Decoração que cabe no bolso: 4 ideias para mudar o visual da sala sem comprometer o orçamento

Falar de economia sempre é importante. Não tem pessoa neste planeta que não queira fazer o seu dinheiro render, não é mesmo? E que coisa maravilhosa é quando conseguimos fazer “mais com menos”. 

Isto inclui, por exemplo, fazer uma decoração barata ou uma redecoração da nossa casa. Neste texto, vamos dar dicas sobre como mudar o visual de uma sala de estar com baixo orçamento. Confira.

1 – Piso e paredes

Estamos na primeira etapa de mudança do visual da sua sala de estar de casa. Primeiro avalie tudo aquilo que você deseja que permaneça ou que saia da decoração existente. Tente doar ou reciclar tudo o que for possível. 

No mais, descarte o resto, separando nas diferentes categorias da coleta seletiva. Depois, esvazie o ambiente levando para outro ponto da casa, provisoriamente, os itens que retornarão à decoração pós reforma. 

Comece higienizando todo ambiente, pois só a limpeza já será suficiente para mudar completamente o visual de qualquer cômodo.

Se o piso da sua sala estiver em condições ruins, você tem alternativas. A primeira é considerar cobrir a área com um piso laminado de madeira, que não exigirá nenhum quebra-quebra nem fará a sobrecarga da estrutura de laje da casa. 

Mas se a zona danificada foi pequena, um simples tapete pode ajudar a disfarçar, melhorar a decoração e delimitar diferentes pontos do layout ambiente.

sala de estar com piso laminado de madeira
Foto: Revista Viva Decora 

Quanto às paredes, uma pintura com tinta branca já deve ajudar. Lembrando que esta cor, assim como outras claras e neutras, é sempre mais barata nas cartelas de tinta e também que é mais fácil de realizar manutenção. 

Fora que cores assim ajudam na economia de luz, fazendo os ambientes parecerem sempre mais claros, além de combinarem com qualquer estilo de decoração, um excelente fundo para composições clássicas e modernas.

sala de jantar com paredes brancas são versáteis
Foto: Revista Viva Decora 

2 – Jogo de luzes

Iluminação é uma das questões mais importantes em qualquer proposta de decoração. Isso não apenas é uma coisa essencial para o funcionamento de uma casa como também deve contribuir bastante para a personalização dos ambientes.

O efeito provocado por fachos de luz contra diferentes superfícies deve preencher vazios existentes de uma forma bastante simples e batata, representando também uma economia com ornamentos desnecessários e sem utilidade.

Num ambiente social e de multifunções como a sala de estar, o ideal é se ter um sistema de iluminação variada, com pontos difusos de luz e também pontos focais, com luz mais direta.

Pode-se fazer um contorno em torno do painel da TV para tornar a decoração do ambiente mais atrativa. E ao invés de se utilizar uma mangueira de luzes de LED para isto, podemos colocar por trás da madeira um extenso fio de lâmpadas de Natal – sem pisca-pisca -, que darão o mesmo efeito, porém sairão mais em conta.

painel de tv com fita de led para destacar prateleiras
Foto: SP Estudio 

No restante do ambiente, podemos ter iluminação de teto, parede, mesa e piso também. Muitas dessas peças custam um pouco mais caro nas lojas e geralmente o motivo disso é por conta do seu material ou design. 

E temos alternativas para baratear ainda mais. Por exemplo, a luminária de teto que fica sobre a mesa de jantar pode ter suas hastes de lâmpadas feitas com fios de luz e soquetes simples, num visual mais industrial.

Agora, para substituir as cúpulas de abajures em tecido, podemos encontrar ideias bem diferentes e criativas na Internet. 

Ainda nessa pegada industrial, está bastante na moda aquelas luminárias com cúpula em aramado de metal, que pode ser substituído por um falso aramado em madeira reaproveitada e pintada com tinta spray fosca. E ainda cúpulas feitas de outros materiais reaproveitados, como utensílios antigos de cozinha.

luminária com cúpula aramada pode ser feita em casa
Foto: CASAon CASAon 

3 – Mobiliário

Por vezes, na montagem de uma decoração ou redecoração, é preciso fazer a compra de muitos móveis novos. E esta é a parte que mais pesa no orçamento. 

Priorize o seu dinheiro para aquelas peças que realmente farão diferença no funcionamento da casa. Para sala de estar, não pode faltar o sofá. Mas todo o resto pode ser substituído por itens mais baratos. Por exemplo:

  • Os móveis com acabamento na cor branca são sempre mais em conta. 
  • Peças fornecidas à venda em conjunto pela mesma fabricante também. 
  • Outra solução para você economizar seria garimpar peças antigas que possam ser repaginadas. 
cristaleira antiga na decoração da sala de jantar
Foto: Revista Viva Decora 

E, por fim, não podemos deixar de citar aquelas peças incríveis feitas com material reaproveitado. Por exemplo, de pallets, madeira de demolição, blocos de construção e muito mais. Inspire-se com os exemplos que trouxemos para este texto.

painel de tv feito de pallets reaproveitados
Foto: Brettseng Photo 

4 – Ornamentos e acessórios

Também podemos tentar economizar nessa hora. 

Para começar, vasos com plantas são sempre uma ótima ideia para enriquecer a decoração de sala de uma forma barata. Ou podemos criar arranjos para centros de mesa. São mais opções: galhos secos, pedras naturais, conchas e outros elementos encontrados na natureza.

vasos de planta com cachepots de tecido
Foto: Revista Viva Decora 

Pôsteres são perfeitos para preencher paredes vazias, assim como murais de fotos e porta-retratos feitos em material reciclado. Os nichos das estantes podem ser preenchidos com os exemplares de livros valiosos que você já possui. 

Sofás e outros acentos personalizados com mantas e almofadas coloridas. E tampos de mesinhas e até caixinhas decorativas customizadas com retalhos de tecido ou adesivo. 

Estas são as nossas dicas, mas com criatividade e bom gosto, você pode fazer ainda mais! Vamos lá, mãos à obra!

pôsteres de filme trazem personalidade e são acessíveis
Foto: Casa Aberta

 Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...