closet feminino com penteadeira
Decoração e Paisagismo

4 dicas de como manter o seu guarda-roupa impecável!

Na correria do dia a dia, as pessoas acabam deixando para trás algumas tarefas domésticas importantes. Por exemplo, ficar com o guarda-roupa bagunçado impacta em sua rotina. 

É preciso se livrar da bagunça e colocar tudo em ordem para que o caos não se instaure. E manter a casa em ordem não é tarefa difícil – e podemos provar isto. Leia o texto a seguir para saber como atrair mais bem estar e qualidade para a sua vida.

“Quando o seu espaço, seja ele pessoal ou profissional, está organizado, você economiza tempo, e isso já traz uma sensação boa. É horrível perder horas procurando uma roupa, um documento ou passar o final de semana arrumando a bagunça.” – profissional em organização  Fernanda Piva, em reportagem de Tua casa.

closet planejado com ilha
Fonte: Piloni Arquitetura

#1 Desapegue do que não tem mais serventia

Desapegar, doar, abrir mão, pense no termo que achar melhor para definir este momento. Mas o certo é dizer que a melhor maneira de começar a pôr em ordem o guarda-roupa é se livrando dos excessos. 

Aquilo que não tem mais serventia para você pode, talvez, se estiver em bom estado, fazer feliz outra pessoa. Além do mais, este é um ótimo jeito de liberar espaço dentro do armário.

“Vale a pena na troca de estação dar uma olhada se aqueles itens que você manteve dentro do seu guarda-roupa ainda representam quem você é, os hábitos e objetivos.” – profissional em organização Nalini Grinkraut, em reportagem de M de Mulher.

guarda roupas branco organizado
Fonte: Laura Santos e Bárbara Dundes
visão frontal de closet
Fonte: Laura Santos

#2 Separe os pertences que serão guardados no guarda-roupa

Antes de encher prateleiras, gavetas e cabideiros do guarda-roupa, o indicado é fazer uma pré-seleção dos pertences. 

Você pode usar como base o critério que quiser, no aspecto visual que mais lhe agrade, e que venha a facilitar que sempre consiga manter tudo em ordem, facilitando a sua rotina.  Então, na hora que procurar por um modelo específico de roupa o achará com facilidade -simples assim.

Você pode organizar as suas roupas por ocasião – de ficar em casa, de ir a festas, de trabalhar. Também por tamanho – como curtas e longas; por estação – inverno e verão; e, finalmente, por tipo. 

Este último sistema é o mais utilizado pelas pessoas – separando blusa com blusa, calça com calça, casaco com casaco, e mais. Mas, repetindo, para organizar o seu guarda-roupa use o critério que achar melhor – você pode até inventar um, tanto faz.

Fonte: Rodrigo Maia
closet organizado em corredor
Fonte: Revista Viva Decora

#3 Organize o guarda-roupa colocando cada coisa no lugar certo

Depois de separar o que vai ser guardado no guarda-roupa e descobrir como agrupar os itens – por ocasião, tamanho, estação ou tipo –, é hora de ir para o passo seguinte. É vez de colocar tudo para dentro do móvel. 

Pra começar, vestidos e saias de tecidos finos, casacos mais pesados, camisas e calças devem ir para os cabideiros. Então, as outras subdivisões internas servirão para as demais peças.

Camisetas, bermudas, roupas íntimas e mais artigos de tamanhos e volumes menores podem ir para o gaveteiro. Blusões ficam melhores em nichos intermediários. 

As prateleiras mais altas devem ser destinadas preferencialmente para as peças de frio, além de malas, cobertores e edredons. Documentos e bolsas sempre a um nível ao alcance das mãos. E sapatos na parte inferior do armário.

closet com portas de correr
Fonte: Ticiane Lima e KTA Arquitetura
Fonte: Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo

#4 Use organizadores para manter em dia o guarda-roupa

A desordem fica muito evidente aos olhos. Isto quer dizer que o oposto, a ordem, também fará relação com a questão visual. 

É interessante sempre usar o mesmo padrão de cabides dentro do armário, só variando suas especificidades quanto às peças que devem receber. Por exemplo, ter cabides para casacos, ternos e roupas de festa, mas todos na cor preta e com os ganchos sempre virados para dentro – questão de preferência.

Em certas prateleiras, dependendo da situação, podem ser colocadas caixas organizadoras e cestos – de vime, tecido, acrílico ou madeira, o que achar melhor. 

Os modelos transparentes deixam mais à mostra os objetos em seu interior, facilitando a sua localização. E já para dentro das gavetas daí o melhor são as colmeias. Lembrando que etiquetá-las permitirá que tudo sempre volte para o seu lugar.

Fonte: Ornare e Revista Viva Decora

Manter a casa em ordem é um hábito que precisa ser cultivado. Não se esqueça: usou, limpou, guardou!

closet feminino com penteadeira
Fonte: Revista Viva Decora
closet com portas de vidro
Fonte: Iara Kilaris

Essas dicas para organização do guarda roupa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você pode gostar de ler também...