Decoração e Paisagismo

Dicas para a manutenção da sua piscina

Em tempos de calor, ter uma piscina em casa, parece uma ideia perfeita. Mas para que a diversão não acabe, o ideal é que você consiga manter ela sempre limpa e pronta para o uso. A falta de higienização da água pode tornar a piscina um ambiente propício para a proliferação de bactérias capazes de transmitir doenças, como a micose. Para isso, confira algumas dicas que separamos para você deixar sua piscina cristalina.

Foto: Pinterest

Quais os passos para realizar a manutenção da piscina?

1) O ph e a alcalinidade devem ser medidos e, se necessário, corrigidos. A periodicidade da avalição do ph é uma vez por semana e da alcalinidade uma vez ao mês.
2) A cloração: que é a aplicação do cloro. A dose está recomendada na embalagem do produdo.
3) Algicida de manutenção (preventivo) e o clarificante devem ser aplicados uma vez por semana.

Para limpar piscina de um jeito fácil, você vai precisar ter em casa algumas ferramentas especiais, a rede de folhas é uma delas. Com ela você consegue retirar da água as sujeiras maiores e as folhas como o próprio nome sugere. Logo em seguida use as escovas para limpeza de bordas que devem ser escolhidas de acordo com o material do qual é feito a sua piscina, por fim um aspirador especial também pode ser uma boa pedida.

Foto: Pinterest

Por que as piscinas ficam verdes?

As algas são microrganismos que estão sempre presentes no ar e que eventualmente caem na água da piscina. Se não tiver nenhum produto que impeça o desenvolvimento da alga, ela se prolifera e fica verde.

E o que fazer?

Quando a alga já se manifestou, a piscina já está verde, deve-se colocar produtos para matar as algas, conhecido como algicida.

Após a aplicação do cloro, posso entrar na piscina?

O ideal é que se espere no mínimo 1 hora aplicação do cloro.

Foto: Pinterest

 Qual deve ser o ph da piscina?

Deve estar entre 7.0 a 7.4. Se não estiver, é necessário ajustá-lo antes da aplicação do cloro para que ele faça efeito.

Filtro

O filtro ligado representa 50% do tratamento da água da piscina, movimentando a água, trocando o oxigênio e, com isso, evitando a proliferação de algas. O ideal é que seja ligado durante seis horas por dia, no verão. No inverno, o mesmo período pode ser mantido, mas pode-se ligar apenas a cada dois dias.

Leia mais:

+ Qual o melhor revestimento para piscina?

+ Como cuidar da piscina nas épocas mais frias do ano

+ Área gourmet: Dicas e inspirações para usar na sua casa

Você pode gostar de ler também...