Decoração e Paisagismo

5 dicas para acertar na compra dos seus móveis


Estabeleça um orçamento

A primeira dica que você deve seguir antes de sair comprando móveis é estabelecer um limite de gastos. É importante que defina uma valor, que saiba que não vai comprometer as finanças de sua família ou outros projetos mais importantes.

Durante a elaboração do orçamento deve juntar ao preço dos móveis, o custo do frete e a montagem da peça. Há muitas pessoas que se esquecem deste dois últimos pormenores.


Defina o que precisa comprar

Agora que já sabe quanto pode gastar, é hora de fazer uma lista de tudo o que você gostaria de comprar para decorar a sua casa. Depois de ter a lista concluída é altura de fazer cortes! Tudo o que não for prioritário deve ficar de fora da lista – pelo menos por enquanto.

Depois de concluir este passo, é altura de definir o estilo de decoração que gostaria de seguir – moderno, clássico, rústico ou outro. Este processo vai facilitar muito o seu raciocínio.

Com todos estes dados em mão, a etapa seguinte é a da pesquisa. Você terá a tarefa de determinar quais os produtos podem ser cogitados para você comprar.

cozinha com móveis planejados e ilha central


Saiba as medidas

Na hora de comprar um móvel, ou um objeto decorativo é muito importante saber exatamente a medida do ambiente em ele será inserido para evitar futuras dores de cabeça.

Este é um passo indispensável! Já imaginou comprar um móvel ou acessório de decoração e depois o mesmo não caber no local onde o planejava colocar. Antes de ir comprar confira as seguintes medidas:

  • Largura do ambiente.
  • Altura (esta medida é importante por exemplo na compra de uma estante).
  • Espaço entre os objetos já existentes (evite que o ambiente fique apertado).
  • Largura e altura dos batentes das portas e janelas (já imaginou comprar um móvel que não seja desmontável e depois ele não caber na porta ou janela).


Pesquise o melhor preço

Caso já tenha concluído as dicas anteriores, chegou o momento de pesquisar todas as opções existentes no mercado. Faça uma busca de informações em lojas virtuais e físicas. Compare os preços e as condições oferecidas por cada uma das empresas.

Nós dias que correm existe cada vez mais concorrência entre as diferentes, sendo assim possível encontrar móveis a preços muito acessíveis. Grandes varejistas como o Extra, Carrefour, Americanas ou Ponto Frio, disponibilizam todas as semanas novos folhetos de ofertas onde você pode conferir as melhor promoções de produtos decorativos.

quarto com móveis feitos de pallets


Opte por móveis usados ou faça-os você mesmo

Os móveis e acessórios de decoração usados também podem ser uma boa opção caso você não tenha muito dinheiro para gastar. Por vezes, em feiras, brechós, sites e grupos de redes sociais é possível encontrar móveis usados a preços muito acessíveis e que podem ser restaurados a um preço muito reduzido. Esta opção pode sair muito mais barata do que comprar um móvel feito a medida.

Além de você compara móveis usados, também pode optar por fazer os seus próprios móveis, camas e outros acessórios de decoração. Atualmente é muito popular construir móveis usando pallets e madeiras. Você pode encontrar na Internet inúmeros tutoriais que explicam passo a passo como fazer.

Autor: Henrique Cardoso trabalha com redação para sites e blogs

Você pode gostar de ler também...