Confira dicas de como planejar e decorar o banheiro
Decoração e Paisagismo

Dicas para decorar o banheiro

O banheiro é um ambiente da casa que não precisa contar apenas com o off-white na decoração. É interessante também ousar e investir no poder das cores. Uma alternativa é usar pastilhas coloridas na parede ou faixas com revestimentos volumosos. “É possível ter ousadia nas cores, nos formatos e nos tamanhos das peças. Os revestimentos de grande extensão ajudam a alongar o ambiente”, afirma Natália Noleto, arquiteta. “E está em alta usar peças volumosas e de formato hexagonal.”

Confira dicas de como planejar e decorar o banheiro

Leia mais no Arkpad: como escolher os revestimentos do banheiro.

Mas a décor do banheiro pode ser repleta objetos. Vale apostar em vasos, velas, cestas e até mesmo em quadros para conseguir beleza na decoração. “Outra dica é investir nos aromatizantes. E deixe o perfume em uma bandeja logo em cima da bancada da pia”, afirma Mariana Von Kruger, designer da Emme Interiores. Lembre-se apenas de adequar o tamanho dos objetos decorativos ao do ambiente. Espaços reduzidos devem ter itens diminutos, poucas estampas e nada em exagero.

Decorar o banheiro inclui ainda pensar sobre a área do box. A saída para economizar espaço é investir em portas de correr, nichos e prateleiras na parede. O nicho é ideal na hora de guardar itens como shampoos e cremes. O próximo passo na reforma é planejar a bancada da pia. Abuse de suportes para as toalhas, saboneteiras e espelhos (banheiros amplos podem ter uma peça grande encostada na parede).

A tendência do momento é ter cubas de acabamento metalizado (dourado envelhecido é a melhor opção), além de ralos escondidos. E não se esqueça apenas de usar modelos duplos quando o banheiro for usado pelo casal. Também é essencial caprichar na escolha da torneira. O mercado oferece novos formatos, estilos orgânicos e muita tecnologia. A dica é investir em peças foscas, metalizadas ou de aço inox envelhecido, o que irá conferir novos ares ao ambiente.

Acertar na iluminação é mais um ponto importante na decoração do banheiro. O recomendado é instalar spots e lâmpadas LED no teto, garantindo claridade na iluminação geral. Já no local do espelho, evite luzes focais vindas do teto, pois os fachos emitidos de cima para baixo criam sombras no rosto. O melhor é usar lâmpadas na posição frontal, como as instaladas nos camarins. Outro aspecto importante a ser observado é o IRC (índice de reprodução de cor) das lâmpadas. Modelos fluorescentes e halógenos com IRC entre 80 a 100 são os mais indicados.

Texto escrito por Giulia Simcsik

Você pode gostar de ler também...