Pensando em renovar o porão? Confira 4 dicas para decorá-lo!
Decoração e Paisagismo

Pensando em renovar o porão? Confira 4 dicas para decorá-lo!

É comum observar que o porão é um dos cômodos mais isolados de um imóvel. Afinal, trata-se de um espaço que fica largado à poeira e ao desuso, uma vez que não recebe luz e, por consequência, é caracterizado como uma espécie de ‘’depósito’’ e ‘’armazenamento’’. 

Por isso, muita gente acaba descartando a importância do porão e o transforma em um verdadeiro depósito de itens velhos. No entanto, temos o objetivo de desmistificar essa ideia: o porão pode ser um espaço muito confortável, sofisticado e moderno. 

Antes de mais nada, é necessário realizar um planejamento prévio para que tudo saia conforme o esperado. Depois, aplique uma boa dose de criatividade e pense de forma estratégica para que o ambiente reflita sua personalidade e hobbies. 

Para te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas simples para que você possa renovar o seu porão e transformá-lo em um espaço sofisticado, moderno e muito bonito. Continue lendo e confira!

1.  Crie um novo cômodo 

Pensando em renovar o porão? Confira 4 dicas para decorá-lo!
Foto: Pinterest

Geralmente, o porão é um local abafado e sem janelas. Por essa razão, acaba sendo descartado pelos moradores. Mas não é por essa razão que ele deve virar um espaço de velharias, não é mesmo?

Portanto, é importante se questionar: o que é possível fazer com o porão? Qual cômodo eu gostaria de ter e não tenho espaço? Como decorá-lo para que ele gere conforto e comodidade, como empresa de tratamento de água?​ 

Que tal transformar o seu porão em uma sala de jogos? Em um escritório? Ou em um ambiente para estudo? Enfim, são infinitas possibilidades! 

2.  Mantenha o local arejado 

Pensando em renovar o porão? Confira 4 dicas para decorá-lo!
Foto: Pinterest

Um dos principais desafios de um porão é que, geralmente, ele é um local de pouca ventilação e muita umidade. É exatamente isso que faz com que ele se torne um ambiente pouco agradável de frequentar. 

A boa notícia é que esses probleminhas podem ser resolvidos de forma simples. Para isso, você pode: 

  • Ventilação: invista em um ventilador ou ar-condicionado ou aproveite uma parede livre para instalar uma janela ou ​adesivos para parede;
  • Umidade: aposte em um desumidificador ou aplique impermeabilizantes nas paredes. 

3.  Defina móveis adequados

Outro ponto importante para renovar o seu porão é definir móveis adequados. Isso porque o espaço é um pouco restrito, por isso, é necessário escolher tudo com muita cautela para gerar conforto e uma boa circulação. 

Portanto, dê preferência a móveis leves, flexíveis e que possam ser facilmente organizado de acordo com seus desejos e necessidades.

Os pufes, por exemplo, além de serem assentos mais modernos e despojados, são muito confortáveis, compactos e estão facilmente disponíveis em vários tipos e cores. Isso vale para outros itens, como​ máquina de solda mig​.

4.  Use e abuse das cores

Pensando em renovar o porão?  Confira 4 dicas para decorá-lo!
Foto: Pinterest

Por último, e não menos importantes, as cores também são elementos importantes na composição de espaços. E, se o seu porão for pequeno, a ideia é aumentá-lo utilizando tonalidades quentes e claras. 

O amarelo, brilhante, limão ou dourado, por exemplo, são ótimas alternativas para implementar calor no ambiente e oferecer um toque mais aconchegante. 

Gostou do nosso post sobre como renovar o seu portão? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Beatriz​ ​Barros,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​Soluções​ ​Industriais​. ​

Leia mais:

+ Luminárias pendentes: todo charme dessa encantadora peça de decoração

+ Saiba como decorar a sua casa com o orçamento baixo

+ Reforma residencial: confira 4 dicas para planejar a sua!

Você pode gostar de ler também...