Decoração e Paisagismo

Dicas para deixar a casa mais fresca no Verão

Deixar janelas bem abertas, se livrar de entulhos e recorrer ao ar-condicionado pode ser a solução para evitar o calor excessivo.

Casa mais fresca

Com o verão no auge e temperaturas geralmente acima dos 30°, deixar a casa mais fresca é quase uma obrigação para viver confortavelmente. Por isso, buscar alternativas naturais, mecânicas ou eletrônicas para refrescar os ambientes é mais do que uma ótima opção. Além de manter a alimentação um pouco mais leve e se preparar para enfrentar o calor do dia a dia, algumas iniciativas podem ajudar a refrescar sua casa. Veja só!

Instalar um aparelho de ar-condicionado

A instalação de um aparelho de ar-condicionado requer conhecimento de um eletricista. Afinal, se este não for um modelo portátil (daqueles que podem ser inclusive transportados dentro de casa), é preciso saber se a instalação elétrica está em ordem, bem como a verificação exata da estrutura em que será ligado o aparelho. Lembre-se que, nos modelos mais comuns, uma parte é instalada dentro do ambiente e outra fica para o lado de fora.

Assim, fios e tubos são ligados para que este caminho entre as partes seja conectado. Outra parte importante do processo está na compra do aparelho. Antes mesmo de adquirir um modelo, verifique a quantidade BTUs (sigla em inglês para British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, que mede a quantidade de energia necessária para elevar temperaturas).

Casa mais fresca

A compra de um aparelho com menos BTUs do que o necessário, pode fazer com que este seja ineficiente para resfriar o ambiente. Assim, para calcular o BTU para o espaço que será resfriado, a conta deve ser: cada m² do ambiente deve ser multiplicado por 600 BTUs. No entanto, especialistas afirmam que se o cômodo ficar exposto ao sol, a conta deve ser feita por 800 BTUs.

Use ventiladores

De teto, de parede, no chão… não importa: o que importa é usar o bom e velho ventilador para refrescar seu espaço e manter sua casa mais fresquinha. Esta opção (tirando os modelos de teto) é a mais fácil e uma das mais baratas para garantir um pouco mais de frescor.

Deixe os espaços mais abertos

É claro que, somente pela chegada do verão, não vamos nos desfazer de móveis, correto? Mas pense em desocupar um pouco espaços em que objetos fiquem entulhados. Além de manter o ambiente mais organizado, quando se tem objetos empilhados ou amontoados em algum local da casa, a concentração de calor é maior.

Casa mais fresca

Retirá-los deixa o ambiente um pouco mais fresco. Cortinas, tapetes e carpetes, bem como mantas e adornos de tecido em sofás e poltronas também esquentam o ambiente. Pense nisso!

Aproveite o frescor do dia

Casa mais fresca

Abra as janelas, portas de corredores, quartos e salas. Deixe o ar circular naturalmente. Além disso, mantenha plantas naturais dentro e fora de casa. As plantas têm o poder de manter o espaço fresco, além de melhorar o ar que respiramos. Por isso, espalhe plantas em varandas, cantos de salas, cozinha e áreas externas.

Então, recomendamos-lhe para coloca algumas plantas espalhadas por sua casa. Mas tenha em atenção que não deve coloca-las nos quartos, pois elas durante a noite libertam dióxido de carbono, que é prejudicial para a sua saúde.

Deixe as luzes apagadas

Se sua casa ainda contar com lâmpadas incandescentes, procure deixá-las o maior tempo possível apagadas. Além de economizar na conta de energia, esse tipo de lâmpada esquenta e transmite calor. Prefira as fluorescentes ou de LED.

 

Autor: Adriana Lima– 24 anos, jornalista e apaixonada por decoração

Você pode gostar de ler também...