Decoração e Paisagismo

Dicas para escolher sua mesa de jantar 4 lugares

Hoje separamos algumas dicas para escolher a sua mesa de jantar 4 lugares, afinal, esta peça é a protagonista do ambiente, esteja ela disposta na cozinha ou em sua sala de jantar, por isto, merece atenção na hora de sua escolha.

Modelos de mesa de jantar 4 lugares

Você irá encontrar diferentes modelos de mesa de jantar 4 lugares, desde as mais comuns como quadrada ou redonda, até os formatos mais inusitados, como triangular ou seguindo uma forma orgânica.

Pensando nisto, separamos algumas dicas sobre os formatos mais usuais, para que você possa escolher aquele que mais se encaixa no perfil de seu ambiente, bem como em suas necessidades.

Mesa de jantar quadrada

Uma mesa de jantar 4 lugares quadrada, é uma opção contemporânea e elegante para o seu ambiente.

Este modelo de mesa de jantar tende a precisar de um ambiente maior, pois ocupa mais espaço dentro do cômodo, porém sua disposição é versátil, pode ser acomodada no centro do ambiente, em um canto, ou encostada em uma parede, por exemplo.

A maioria das mesas de jantar quadradas, contam com o apoio em quatro pés, o que dificulta na hora de acomodar mais pessoas em casos de um número maior de convidados, agora, se o apoio da mesa for central, esta pequena desvantagem desaparece.

Mesa de jantar redonda

Uma mesa de jantar com formato redondo é uma ótima alternativa para ambientes menores, pois por não possuir cantos, facilita a circulação no cômodo.

Pensando no decor, este formato traz um toque arrojado ao design, e o seu pé central, é ótimo na hora de acomodar mais algumas pessoas à mesa.

Mesa de jantar retangular

Já uma mesa de jantar com formato retangular segue um estilo tradicional, e combina muito bem com um design clássico.

O seu formato alongado e funcional, a torna um ótimo modelo para ambientes mais estreitos.

Mesa de jantar oval

Agora, uma mesa de jantar 4 lugares oval, é um modelo original e perfeito para quem deseja trazer um toque de personalidade e sofisticação para dentro de seu ambiente.

Este modelo traz características dos formatos redondo e retangular, se tornando uma ótima opção para ambientes estreitos, e para quem eventualmente irá acomodar um número maior de pessoas.

Qual o tamanho ideal para uma mesa de jantar 4 lugares?

Uma mesa de jantar 4 lugares é indicada para quem mora sozinho, ou possui uma família pequena, com no máximo três pessoas, para que todos possam ser acomodados confortavelmente.

As medidas de uma mesa de jantar para acomodar 4 pessoas, irá variar de acordo com o formato, por exemplo, uma mesa quadrada com 4 lugares, deve ter no mínimo 1,00 m x 1,00 m.

Uma mesa de jantar redonda também segue o mesmo padrão de um modelo quadrado, ela deve ter em torno de 1,00 m de diâmetro para acomodar quatro cadeiras.

Já uma mesa de jantar retangular ou oval, deve ter em média 1,40 m de comprimento, por 0,90 m de largura, para quatro lugares.

Vale lembrar que a distância entre a cadeira e a parede do cômodo deve ser de no mínimo 0,90 m, sendo que o ideal é 1,20 m, para que haja uma melhor circulação no cômodo, portanto fique atento também a este detalhe na hora de escolher a sua mesa de jantar 4 lugares.

Qual material é a melhor opção para a sua mesa de jantar?

Há diferentes matérias-primas para a confecção de uma mesa de jantar, cada uma com suas particularidades, e a sua escolha deve ser feita de acordo com as suas necessidades.

Mesa de jantar 4 lugares de MDF/MDP

Uma mesa de jantar feita em MDF ou MDP, possui uma alta durabilidade e um bom custo benefício.

Outra vantagem de uma mesa feita com estes materiais, é que você irá encontrar inúmeros modelos diferentes, facilitando na hora de escolher a sua.

Porém, estes materiais nem sempre possuem uma alta resistência à danos mecânicos, como batidas ou arranhões.

Mesa de jantar 4 lugares de Madeira

Já uma mesa de jantar feita em madeira, é conhecida por sua alta resistência e durabilidade, recebem coisas quentes sem nenhum problema.

Quanto ao design, uma peça em madeira combina muito bem com uma decoração rústica, ou que siga um estilo tradicional e clássico.

Mas sua grande desvantagem fica por conta de seu peso e de seu volume, o que na maioria das vezes a torna inviável para determinados ambientes.

Mesa de jantar 4 lugares de Vidro

Porém, quando pensamos em uma mesa de jantar de vidro, logo nos vem à mente um design elegante e minimalista.

Este material é ótimo para ambientes pequenos, pois a transparência do vidro tende a trazer a sensação de amplitude para o cômodo.

Além disto, este material é muito versátil pois pode ser combinado com diferentes materiais, como MDF, madeira, metal ou até mesmo uma base feita em pedra.

Entretanto, a sua maior desvantagem é não poder receber coisas quentes sobre o seu tampo, pois o mesmo pode quebrar, mas com os cuidados certos, ela é uma ótima alternativa para o seu ambiente.

Como harmonizar as cadeiras com a mesa de jantar?

Uma outra dúvida constante quando saímos em busca da mesa de jantar, é qual cadeira escolher para harmonizar com a peça, não é mesmo? Por isso separamos mais algumas dicas para facilitar a sua busca.

Em primeiro lugar, você deve procurar por cadeiras que conversem com o estilo da mesa de jantar e do restante do ambiente, por exemplo, um design clássico pede cadeiras tradicionais, já uma decoração contemporânea, permite o uso de peças inusitadas.

Outra dica é sempre buscar por opções confortáveis, afinal, você irá permanecer nas cadeiras por um bom período durante as refeições.

Peças estofadas trazem conforto, porém em uma casa com crianças ou animais, pode ser uma dor de cabeça quando o assunto for limpeza, por isto nestes casos uma dica é impermeabilizar os tecidos das cadeiras.

Se a sua mesa de jantar for pequena, cadeiras transparentes são ótimas, pois diminuem o impacto visual no ambiente.

Uma ideia bacana é apostar em um mix de cadeiras, mas a dica neste caso é, que se você for mesclar os modelos, as peças devem seguir uma mesma cartela de cores, agora se a sua intenção for apostar em diferentes tons, os modelos devem ser iguais, ou ao menos seguir um design parecido, para não causar uma poluição visual.

Para uma mesa de jantar 4 lugares, o ideal é buscar por cadeiras sem braço, pois a opção com braços costuma ocupar muito espaço.

Outra ideia é sempre ter alguns assentos extras, no caso de um número maior de convidados, para isto, pufes, bancos ou até mesmo poltronas são boas alternativas.

Falando em banco, se você deseja otimizar o seu espaço, pode substituir uma cadeira por um banco em uma das laterais de sua mesa de jantar 4 lugares, isto com certeza trará um toque prático e arrojado ao seu decor.

E então, o que acharam das dicas que trouxemos sobre como escolher sua mesa de jantar 4 lugares ideal? Já sabe qual será o seu modelo?

Você pode gostar de ler também...