Decoração e Paisagismo

Canto Alemão: Dicas para fazer um cantinho aconchegante na sala de jantar

 O canto alemão foi por muito tempo utilizado exclusivamente em ambientes comerciais, como bares e restaurantes. Porém, com os projetos de apartamentos e casas cada vez menores, o móvel passou a ser usado para otimizar o espaço na cozinha e sala de jantar. 

Para quem ainda não conhece, o canto alemão é um móvel composto por sofá (pode ser de canto, em formato U ou reto), uma mesa e cadeiras. O diferencial dele é a personalização, pois pode ser feito nas medidas adequadas para seu espaço e no estilo que mais combina com sua decoração.  

Sinônimo de conforto e funcionalidade, o canto alemão é o móvel ideal para quem gosta de receber os amigos em casa, mas não tem espaço suficiente para colocar uma mesa de jantar grande. Quer saber mais sobre como fazer um cantinho alemão bem aconchegante? Então não deixe de conferir essas dicas.  

canto alemão de canto com tons coloridos
Foto: Andrea Fonseca

Melhores medidas de canto alemão

As medidas variam de acordo com o espaço disponível para fazer um canto alemão. Inclusive, essa é uma das grandes vantagens do móvel, porque você pode mandar fazer um sofá para o canto alemão no tamanho mais adequado para seu ambiente. 

A única medida padrão é a da profundidade dos bancos. O mínimo é de 45cm e 12 graus de inclinação. Para calcular a quantidade de lugares, considere a largura de 50 a 60 cm por pessoa e multiplique pela quantidade de lugares que você quer ter no banco mais comprido. 

Contrate um profissional especializado em canto alemão para fazer a estrutura do sofá e do estofado. O ideal é que a estrutura seja feita de MDF, que é um material resistente e bonito. A mesa de jantar pode ser comprada separadamente ou ser feita sob medida no mesmo material que o sofá. 

canto alemão cinza com toques de azul na decoração
Foto: Revista Viva Decora

Combine os elementos da decoração 

O canto alemão precisa ser feito no estilo decorativo da sala de jantar, mas, caso seja uma cozinha americana integrada à sala, o móvel deve combinar o estilo de ambos. Por isso, antes de mandar fazer seu sofá estofado, defina o estilo do móvel e a paleta de cores. Assim você consegue ter uma sala harmônica e bonita. 

Lembrando que a harmonia precisa prevalecer em todos os elementos do canto alemão: o sofá, mesa, cadeiras e enfeites, é por isso que é importante seguir o estilo e a paleta de cores definida previamente. 

canto alemão com acabamento em madeira
Foto: Bia G Boskovitz Royzen

Tapeçaria para canto alemão 

A tapeçaria é o tecido utilizado no estofado do sofá. Como o canto alemão é utilizado durante as refeições, é essencial que o tecido seja fácil de higienizar para evitar manchas e manter o assento limpo. 

Também considere as cores do tecido, porque o sofá faz parte do conjunto e, inclusive, é uma das peças que mais chamam a atenção na sala de jantar. 

Deixe as estampas vibrantes e coloridas para decorar o canto alemão da cozinha. Na sala de estar você pode usar cores mais suaves e bonitas, como tons de azul, verde ou as cores neutras, que são super clássicas. 

canto alemão com tecido estampado e gavetas para otimizar espaço
Foto: Paula Ines Sizinando 

Detalhes para usar na decoração  

Além de fazer um canto alemão bonito, é importante escolher enfeites para complementar a decoração da sala de jantar, como: 

  • Iluminação: lustres e pendentes ficam lindos no centro do canto alemão. Isso porque a iluminação focada destaca o conjunto e faz com que as refeições fiquem mais confortáveis.
  • Centro de mesa: vasos de flores, cerâmicas e vidraçarias são elementos lindos para colocar no centro da mesa de jantar. Escolha modelos que combinam com o estilo da decoração do ambiente.
  • Almofadas: sim, elas ficam lindas na decoração do canto alemão. Além de enfeitar o móvel, a almofada também amplia o conforto do assento. 
  • Aparelho de jantar: já que a mesa é tão bonita, os copos, pratos e talheres precisam estar à altura dela.  
canto alemão reto em tons neutros
Foto: Sesso e Dalanezi Arquitetura e Design

Por fim, vale ressaltar: contrate um profissional capacitado para fazer os móveis do canto alemão. Isso é fundamental para garantir um espaço confortável e aconchegante para receber os amigos em casa. 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...