Torneiras para banheiros: modelos em decorações modernas
Decoração e Paisagismo

As novas tendências de torneiras para banheiros

Para que servem as torneiras afinal? Bem, sua função dentro de casa é permitir que os moradores façam a limpeza de objetos e a sua higiene pessoal. Por isso, na verdade, não é bem a estética de uma torneira que importa, mas as suas funcionalidades. E se você está construindo ou reformando, tenha isso bem em mente antes de ir às compras e fazer instalações. Afinal, o que seria ideal para o banheiro de sua casa?

Como escolher a torneira ideal para seu banheiro?

De faro, escolher a torneira, misturador e monocomando ideal para o banheiro de casa pode ser uma tarefa mais complexa do que se imagina. E o que levar em conta nesse momento? 

Bem, por exemplo, fora a decoração do seu projeto, o modo como você  usa a sua casa no dia a dia. Qualquer decisão errada pode mudar a personalidade do espaço ou adicionar mais recursos para facilitar a sua rotina.

O importante é garantir que, com a torneira adquirida, seja possível manter toda a rotina de higiene de um modo mais seguro e eficiente possível. E se, no fim das contas, os detalhes de design desta peça combinarem com perfeição com o conjunto, melhor ainda.

Alguns modelos inovadores de torneiras

Superficialmente, a primeira diferença entre as torneiras que podemos perceber é com relação ao estilo de design de fabricação. Os modelos podem ser tipo clássico, minimalistas, geométricos, touchless e mais. 

Algumas torneiras possuem acionamento em forma de cruzeta, outras por alavanca, bem mais práticas de abrir e fechar. Mas é importante avaliar ainda o modo de instalação e funcionalidade delas.

Torneiras de parede, bancada, forro e piso

Precisamos lembrar que as torneiras precisarão ser fixadas a uma superfície para a sua instalação. A mesma poderá ser a parede. Aliás, essa sempre foi a solução mais adotada na arquitetura de interiores, a opção mais popular. E, para isso, é necessário que passe no local exato da colocação uma rede hidráulica; e justamente isso, em muitos casos, pode exigir uma adequação de rede do banheiro.

Claro que as torneiras de parede também oferecem vantagem, como não ocupar espaço na bancada – sendo perfeitas, portanto, para banheiros pequenos. 

Agora, para quem quer evitar quebra-quebras em reforma, tendo a flexibilidade de colocar a torneira do banheiro onde deseja, deve adquirir um modelo de bancada ou mesa, geralmente utilizada em conjunto com cuba de apoio, embutir ou sobrepor.

E não podemos terminar este tópico do texto sem falar das torneiras de forro e piso. Essas chamam demais a atenção por seu design diferenciado. Embora pouco utilizadas,  também serão encontradas no mercado em uma diversidade de acabamentos diferentes, como inox e dourado – forte tendência de metalizado para decoração em 2022.

Torneiras de bica baixa ou alta

Com os novos modelos de torneiras à venda no mercado, os projetistas podem construir propostas de projetos originais e criativos para banheiros. Além da variação de cores, algumas peças também são fabricadas em alturas diferentes. As de bica alta são bastante utilizadas hoje nas decorações de banheiros especialmente para acompanhar cubas de sobrepor e de apoio.

Mas há outro modelo também, claro, a velha conhecida torneira de bica baixa ou cano de saída de água mais curto. Esse é o tipo mais convencional de torneira, usada em cubas baixas, como as de embutir. Enfim, escolher torneiras de bica alta ou baixa é algo que será já determinado no projeto de design ou decoração de interiores.

Torneiras tradicionais, monocomando e misturador

Algo que muitas pessoas valorizam em sistemas de torneiras é a possibilidade de controle de temperatura e pressão de saída de água. Então, vamos às opções. Começando pela torneira tradicional, é aquela apenas para saída de água fria. Depois, há o tipo monocomando, com possibilidade de regulação entre água fria e quente feita por uma única alavanca.

Agora, para finalizar esta lista, podemos citar a torneira com misturador, com dois registros de saída de água – fria e quente. Com o seu sistema interno, é possível regular em apenas uma temperatura ou misturar as duas, por isso o nome.

Desses modelos de torneiras, é fácil encontrar nas lojas opções automáticas, com um temporizador que evita o desperdício de água. Sofisticações de engenharia como essa também ajudam em questões de eficiência energética; por isso são excelentes parceiras do design de interiores.  

Aproveite os avanços da tecnologia, faça uma escolha consciente e busque por uma solução prática para o seu dia a dia.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você pode gostar de ler também...