Decoração e Paisagismo

Divisória de ambiente um melhor ambiente

Já notou como a maioria dos projetos de apartamentos estão sendo construídos no conceito aberto? Embora esse design seja excelente para garantir uma boa iluminação, nem sempre ele proporciona a privacidade que precisamos em determinados cômodos.

A solução para esse problema é simples: instalar uma divisória de ambiente

Além de separar os espaços, a divisória pode criar novos ambientes dentro da sua casa, como um closet no quarto ou um escritório para trabalhar home office. É uma solução mega versátil para se adaptar de acordo com suas necessidades. 

Existem diversas opções de materiais para usar como divisórias de ambientes. Não se preocupe porque todas são práticas de instalar e não causam tanta sujeira quanto levantar uma parede de alvenaria. Conheça as melhores e transforme seu apartamento.

divisória de madeira entre sala de estar e jantar

Divisória drywall

A divisória drywall é uma das mais econômicas para separar os ambientes. Ela pode ser moldada conforme sua necessidade, com aberturas para janelas, completamente fechadas ou em formatos mais curvos, para destacar um design inusitado. 

Esse tipo de divisória é excelente para quem precisar “criar” novos espaços dentro de casa, como um closet no canto do quarto, uma brinquedoteca para crianças ou uma sala de escritório para separar o trabalho da rotina em casa. As possibilidades são infinitas. 

A vantagem é que o drywall não é uma opção fixa. Você poderá derrubar a divisória caso precise mudar a distribuição dos ambientes do apartamento. 

área de serviço enclausurada com drywall
Foto: Panapaná Estúdio de Projetos

Divisória de madeira 

Outra opção versátil é a divisória de madeira. Geralmente ela é feita em tamanhos menores, como para dividir a cozinha da lavanderia ou a sala de estar da sala de jantar.

Assim como o gesso, você pode adaptar a madeira de acordo com seu projeto. É possível fazer móveis para dividir os espaços: uma estante para separar o quarto da sala ou, ainda melhor, fazer um painel para tv – alguns projetos, inclusive, fazem um painel que gira de um lado para o outro, de modo que tanto o quarto quanto a sala podem assistir televisão. Bem funcional, não acha? 

Mas, caso queira algo mais simples, que não interfira na iluminação do cômodo e muito menos na circulação do ar, invista nas divisórias vazadas, com formatos geométricos sensacionais. 

divisória de madeira na sala de estar
Foto: CSDA Arquitetura e Decoração

Divisória com vidros

Outra opção que podemos destacar é a divisória com vidros. Essa, no entanto, não proporciona muita privacidade, mas é ótima para manter o apartamento iluminado durante o dia. 

Nós a indicamos para dividir a sala de estar da área de lazer ou para criar um home office dentro de casa – o que é ótimo para quem tem crianças em casa e precisa ficar de olho nelas enquanto trabalha. 

Ah, vale lembrar que é necessário manter os vidros sempre limpos no dia a dia. É um detalhe que faz toda a diferença, então capriche na limpeza! 

escritórios com divisória de vidro
Foto: Bibiana Menegaz Arquitetura de Atmosfera

Divisória com cobogó 

O cobogó é uma peça com acabamento vazado que pode ser feita em cerâmica ou cimento. É uma opção linda de divisória por conta da variedade de desenhos e por não barrar a iluminação e circulação de ar no apartamento. 

Além disso, o cobogó pode ser encontrado em diferentes cores – o que é ótimo para quem precisa dar um toque de cor na composição do apartamento, mas ainda não sabe como incluir as tonalidades mais vibrantes no espaço. 

divisória com cobogó
Foto: Filipe Ramos

Cortina divisória

Uma opção simples e eficiente de dividir os ambientes é com ajuda da cortina. Isso mesmo. É uma divisória que proporciona conforto e aconchego para sua casa, além de praticidade, pois você pode tirar sempre que quiser. 

Experimente usar as cortinas para separar as camas de quartos compartilhados ou separar a varanda gourmet da sala de estar. É uma forma simples de garantir privacidade e, ainda sim, manter o projeto no conceito aberto. 

cortina como divisória entre sala e terraço
Foto: Marília Veiga Interiores

Já sabe qual tipo de divisória vai usar no seu apartamento? Compartilha suas ideias com a gente! 

Qual tipo de divisória é mais barata?

A resposta vai depender do fornecedor e a demanda. Porém, em média a divisória de drywall (gesso) seria a mais barata.

O que pode ser usado para dividir o ambiente?

Existem muitas opções, algumas delas são divisória de drywall, madeira, vidro, cobogó, cortina e outras. Confira algumas ideias aqui!

Leia também:

Casas à venda em São Paulo

+ As 3 melhores opções de pia para banheiro pequeno

+ Divisórias de drywall: Conheça as vantagens para seu projeto

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...