espaço para home office com divisória de drywall
Decoração e Paisagismo

Divisórias de drywall: Conheça as vantagens para seu projeto

A divisória de drywall é a solução para quem precisa reformar a casa com pouco dinheiro e em menos tempo. 

O drywall é um sistema de construção a seco, composto por estruturas de aço e chapas de gesso. Diferente da construção convencional, feita com tijolo e cimento, o drywall tem um centro oco, ocupado apenas por fiação elétrica, hidráulicos ou isolamentos térmicos.

Também é comum que o drywall seja conhecido como “parede de gesso acartonado”, pois as chapas de gesso são feitas com miolo de gesso e faces em papel cartão. Isso permite que a parede seja feita em diferentes formatos, inclusive com curvas ou recortes. É super versátil!

Entre as vantagens da divisória de drywall, a principal é que ela pode ser feita de acordo com suas necessidades. É possível criar ambientes novos, separar cômodos ou criar móveis funcionais para sua rotina. Quer saber como? Continue lendo! 

sala de jantar com divisória de drywall
Foto: Roberto Migotto

Vantagens da divisória drywall 

  • Material leve e econômico;
  • Componentes recicláveis;
  • Obra rápida;
  • Manutenção simples;
  • Transformações de ambientes;
  • Menos sujeira;

Entretanto, a divisória de drywall não é tão resistente a impactos quanto uma parede de alvenaria. A única forma de torná-la mais “forte” é com o uso de reforços por dentro, como madeira e chapas metálicas. 

divisória de drywall entre closet e escritório

Ideias para divisórias de drywall 

Como já adiantamos, uma das maiores vantagens do drywall é a sua versatilidade. é possível fazer uma parede para transformar o espaço de acordo com a necessidade do momento. 

Depois, caso não queira mais a parede, fica muito mais fácil derrubá-la, pois ela não interfere na estrutura da casa.

Abaixo, listamos algumas ideias de projetos com divisória de drywall que vão transformar seu espaço e deixá-lo mais funcional e prático para a rotina da casa. Escolha suas ideias favoritas.  

divisória de drywall

Para criar um closet no quarto 

Você tem um quarto grande? Então vale a pena fazer uma parede de drywall dentro dele para criar um closet planejado. Não precisa ser um closet muito grande, é possível ocupar apenas o espaço que seria de um guarda roupa comum para fazer os armários e gaveteiros. 

Tire a metragem do quarto para calcular com antecedência o local do closet e dos móveis. Geralmente a lateral do quarto é o melhor espaço para fazer um closet, mas você também pode fazer atrás da cama ou nos cantinhos do dormitório. 

closet de drywall no quarto

Separar a cozinha da sala de estar

É comum que lofts e apartamentos modernos sejam feitos no conceito aberto. Mas, caso não goste desse design, invista na divisória de drywall para separar os ambientes e garantir mais privacidade. 

Caso queira instalar uma bancada de granito na parede drywall, é importante que ela seja reforçada na parte interna, para aguentar o peso da pedra. Por isso, caso esteja planejando fazer uma parede drywall convencional, de gesso, não use pedras pesadas. Prefira materiais como a madeira. 

drywall para criar uma cozinha americana
Foto: Rua 141 Arquitetura

Escritório pequeno na sala de estar 

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas passaram a trabalhar no regime home office. Mas nem todo mundo tem o espaço necessário para separar a área de lazer do trabalho. 

Nossa dica é aproveitar um dos cantinhos da sala de estar ou do quarto para fazer um escritório simples e confortável. Um espaço exclusivo para trabalhar durante o dia, sem se distrair com as coisas de casa. 

espaço para home office com divisória de drywall
Foto: Panapaná Estúdio de Projetos

Drywall com porta de correr 

Quem precisa otimizar espaço no quarto ou no banheiro pode investir na parede de drywall para instalar uma porta de correr embutida. Sim, é isso mesmo que você leu. Muitos projetos modernos estão investindo no drywall para embutir móveis e portas na parede, como forma de ganhar espaço na decoração. 

O processo para embutir a porta de correr é bem simples: uma parte da parede de alvenaria é quebrada, cerca de metade dela. Nesse espaço é instalado todo o sistema da porta de correr. Depois, é feita uma parede drywall para dar acabamento ao projeto. 

Porém, é preciso verificar com um engenheiro se é possível quebrar a parede de alvenaria. Algumas paredes são parte da estrutura da casa, então verifique para evitar acidentes 

drywall com porta de correr embutida
Foto: Aquiles Nicolas Kilaris

Já sabe como vai fazer sua divisória de drywall? 

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora. 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...