Decoração e Paisagismo

Dicas e conselhos para economizar na conta da eletricidade

O preço da eletricidade tem subido nos últimos meses e possivelmente essa situação deve continuar. Para este aumento, contribuem alguns aspectos externos tais como a falta de chuva ou o vento. No entanto, existem outros fatores que podemos contornar. Os fatores em questão se relacionam com os nossos hábitos de consumo da energia elétrica, otimização da potência elétrica contratada, entre outros.

Se deseja poupar energia elétrica, principalmente com a chegada do verão, leia atentamente este artigo.

Para poupar na conta de luz, basta ter alguns cuidados e tomar algumas medidas para não ter surpresas no final de cada mês.

Otimize a potência elétrica contratada

Muitas vezes temos contratada uma potência acima das nossas necessidades. Por exemplo, em Portugal grande parte dos consumidores de energia elétrica tem uma potência contratada superior àquilo que era necessário. Sendo assim, é normal que o preço a pagar pela potência seja mais elevado. Será então possível alterar da demanda elétrica contratada sempre que desejar.

Outras dicas e truques para economizar energia elétrica:

Mais consumo no período da Tarifa Branca

Muitas empresas de energia já oferecem alguns períodos do dia onde a eletricidade é mais barata na tarifa branca. Desta forma permitirá poupar na conta de luz.

Outras formas de poupar eletricidade:

  • Revisar instalações elétricas: Através de um eletricista, poderá ter a informação se o sistema elétrico se encontra em bom estado e com a amperagem correta.
  • Desligar tudo o que puder: Muitos aparelhos, mesmo quando não estão sendo usados, gastam energia elétrica. Assim, quando não estiver utilizando os aparelhos elétricos, tire-os da tomada.
  • Evitar uso desnecessário do ar condicionado: Procure manter uma temperatura adequada e não a diminua muito, além de evitar deixar alguma janela aberta durante o uso.
  • Utilizar a inteligência dos eletrodomésticos: Aposte nos programas economia de energia e use-os nas horas da tarifa branca.
  • Desligar luzes e usar lâmpadas LED:  Quase sempre temos acesas mais luzes do que precisamos em casa. Preste muita atenção a este detalhe. Use lâmpadas LED, são mais econômicas.
  • Evitar banhos longos: além de poupar luz, também poupará água.
  • Tomar banho de água fria: Dessa forma, principalmente no verão, seu gasto com a conta de luz vai diminuir.

Leia mais:

+ Saiba o que fazer para alterar a demanda contratada de energia

+ Como reduzir o consumo e a conta de energia fazendo revisão na rede elétrica da sua casa

+ Dicas para reduzir os custos com energia elétrica no verão

Você pode gostar de ler também...