Decoração e Paisagismo

Erros Mais Comuns em Uma Instalação Elétrica Residencial

Quando uma pessoa vai construir um imóvel ou mesmo reformá-lo, há diversas preocupações, sendo a parte elétrica uma das principais e que de forma alguma pode ser deixada de lado ou feita de qualquer jeito.

Portanto, para que tudo saia como o esperado, é essencial ter um projeto elétrico bem estruturado, pois ele garante mais segurança (evitando problemas de sobrecarga e com a fiação) e é necessário para que a obra seja aprovada.

E então, quais são os erros mais comuns?

Projetos elétricos precisam de muita atenção e cuidado, pois determinados erros podem interferir diretamente no resultado final de toda a instalação. Veja!

Comprar fios/cabos desbitolados e materiais de baixa qualidade

Fios e cabos “desbitolados” são aqueles que podem comprometer a integridade das instalações elétricas, pois não estão de acordo com as normas técnicas e não possuem certificação.

Portanto, compre somente produtos e materiais de marcas mais conhecidas.

Sobrecarregar disjuntores

Outro erro em instalações elétricas refere-se ao sobrecarregamento dos disjuntores. O recomendado é instalar um disjuntor geral no quadro de distribuição e um para cada circuito.

Isso porque, quando há muitas cargas relacionadas a um mesmo disjuntor, pode ocasionar um curto-circuito ou uma sobrecarga, que causam queima de aparelhos e pode até gerar incêndios.

Não ter tomadas de uso específico

Geladeira, forno elétrico, ar-condicionado, chuveiros, entre outros, são aparelhos com potências elevadas e por isso precisam de tomadas de uso específico que recebam essas cargas.

Caso contrário, por exemplo, se forem colocados todos em um mesmo circuito, o sistema ficará sobrecarregado, ocasionando diversos problemas, como gasto excessivo de energia e queima dos aparelhos elétricos.

Não usar as bitolas certas

Se as bitolas utilizadas forem inferiores ao que está na norma técnica, pode acabar gerando um funcionamento inferior dos aparelhos elétricos, pode causar perda de energia, provocar o aquecimento dos condutores e também aumentar a conta de luz.

Não instalar o diferencial residual

O DR (diferencial residual) é um componente obrigatório, pois protege pessoas de choques elétricos que estão em contato com as instalações. Por isso, deve estar instalado em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e piscinas para evitar quaisquer adversidades.

Utilizar extensões e benjamins de forma inapropriada

Este é um erro que muitas pessoas cometem: usar extensões e benjamins de maneira inadequada.

De início, eles podem ser de grande ajuda, mas acontece que tomadas são projetadas para receber uma certa carga e quando há vários aparelhos ligados por um benjamin, por exemplo, pode ser ultrapassada a corrente elétrica, já que há mais aparelhos do que o previsto.

Consequentemente, isso pode ocasionar sobrecarga, aquecimento do circuito elétrico e claro, consumo elevado de energia que vai pesar no bolso depois.

Não realizar manutenções e revisões

Por fim, não realizar manutenções e revisões também é um erro comum, pois após a instalação elétrica, muitas pessoas pensam “o sistema está instalado, agora está tudo certo”.

Porém, com passar do tempo, há certos desgastes e podem surgir problemas, por isso, é essencial chamar um profissional para realizar revisões e manutenções necessárias para garantir a segurança e qualidade das instalações.

Autor: Contratto – Perícias, Laudos e Projetos.

Você pode gostar de ler também...