4 erros que você não pode cometer com a decoração da sua casa
Decoração e Paisagismo

4 erros que você não pode cometer com a decoração da sua casa

Uma casa bonita e bem organizada transmite um ar de tranquilidade e bem-estar, e isso só se dá por conta da decoração utilizada. 

É claro que cada pessoa possui gostos, referências e uma bagagem a respeito de arte e decoração que são diferentes, por isso os ambientes ficam diferentes uns dos outros. 

Mas algo comum que têm acontecido com frequência, são os erros na decoração. Sim, existem alguns equívocos que deixam o ambiente desarmonioso, por isso, é preciso atenção à algumas dicas. 

Superlotação do ambiente

4 erros que você não pode cometer com a decoração da sua casa
Foto: Vogue

Um dos erros mais comuns é encher o ambiente com objetos decorativos. É claro que eles são ótimos, ajudam a dar mais cor, alegria e harmonia aos lugares, no entanto, quando em excesso, causam congestionamento, poluição visual e prejudicam o estilo da decoração.

A dica é selecionar os seus objetos favoritos e espalhá-los pelo espaço, de modo que consigam ficar harmoniosos, mas não adianta optar por todos eles ou uma quantidade muito grande. Muitas vezes o menos é mais.

Falta de atenção às proporções

4 erros que você não pode cometer com a decoração da sua casa
Foto: Pinterest

Pode parecer um simples detalhe, porém, a medida correta de cada móvel é um grande diferencial para deixar o ambiente harmonioso e agradável. 

Objetos em excesso deixam o ambiente carregado e pouco funcional, assim como itens muito grandes em lugares pequenos e os muito pequenos em ambientes extremamente espaçosos. 

Imagine a cena: uma sala em um apartamento de 50m², a aplicação de móveis de madeira rústica como mesas, cadeiras e estantes, podem deixar o local com pouco espaço para movimentação, por isso, essa aposta é mais certeira em ambientes maiores. 

Muitas pessoas esquecem que saber as proporções, tanto do local quanto dos novos móveis, é de extrema importância para um bom aproveitamento do espaço. Mesmo que simples e pequeno, o cômodo pode ser otimizado se mobiliado de maneira adequada. 

Falta de iluminação ou em excesso

4 erros que você não pode cometer com a decoração da sua casa
Foto: Pinterest

Uma das questões mais importantes em um ambiente, pode ser casa, apartamento, escritório, indústria, comércio, o lugar que for, é a iluminação. No entanto, há muitos lugares que pecam no excesso e também na falta. 

Quando uma iluminação é instalada de maneira irregular, ocasiona um grande desconforto nas pessoas, além de promover a sensação errada de espaço, podendo aumentar ou então diminuir demais. 

Por conta disso, é necessário espalhar os pontos de luz, de maneira que promova um ambiente gostoso de se estar. Aposte em abajures, spots e pontos específicos de iluminação. 

Não aproveitar as áreas externas

As áreas externas são os ambientes mais ignorados no momento de decorar, muitas vezes por serem pequenas ou por não contarem com muitos atrativos, viram um canto da bagunça, algo errado e que vai contra os princípios decorativos. 

Mas é possível abusar da criatividade e investir em projetos que conseguem proporcionar beleza e funcionalidade ao seu ambiente externo. 

Uma dica interessante, pode ser apostar em pergolado de madeira com deck. Existem modelos de diversos tamanhos e dependendo do espaço que você tenha em casa, o item pode proporcionar mais beleza e sofisticação. 

Com boas cadeiras e poltronas, pode se tornar um lugar de descanso e descontração para a família e os amigos. 

No entanto, se o espaço é pequeno, como é o caso de apartamentos, por exemplo, é possível apostar nos detalhes. Um jardim vertical e uma rede de descanso, podem ser opções interessantes para um lugar menor. 

Uma boa decoração é a alma de uma boa casa

Abordamos ao longo deste conteúdo alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem tentando deixar sua casa mais bonita e aconchegante. 

Por mais que a tarefa não seja extremamente complexa, é preciso ter total atenção em certos pontos, como as medidas do ambiente e novos móveis, a iluminação e o espaço livre no local.

Considerando tais pontos, é possível deixar a decoração da sua casa bonita sem descuidar das funcionalidades necessárias. 

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Leia mais:

+ Saiba as vantagens de implementar a tecnologia na sua casa

+ Conheça formas de usar a madeira para decorar a sua casa

+ Saiba como acertar na escolha dos móveis da sua casa

Você pode gostar de ler também...