Decoração e Paisagismo

Decoração: como utilizar móveis espelhados na casa toda

Às vezes, ao entrar em um parques de diversões, podemos entrar em uma sala de espelhos. Então, vemos nosso reflexo de diferentes modos. O efeito é incrível. 

De fato, os espelhos possuem este grande poder, o de criar fascinantes ilusões ópticas. Pode-se levar algo assim para os interiores das casas, ampliando ambientes ou refletindo imagens agradáveis. Inclusive, é possível fazer isto com móveis.

mesa de cabeceira espelhada em quarto de casal
Foto: Piloni Arquitetura 

O charme dos espelhos na decoração

Espelho é um material fascinante. Você já reparou como ele pode transformar decorações? Chapas deste material podem ser usadas para cobrir parede inteiras, fazendo um espaço compacto parecer muito maior. 

Mas não precisamos recorrer a esta medida tão extrema para dar sensação de mais amplitude aos cômodos de casa. Móveis, eletrodomésticos e ornamentos com cobertura espelhada são capazes de gerar efeito semelhante nas decorações.

Hoje em dia, os designers e arquitetos de interiores têm apostado demais nas peças mobiliárias cobertas com camadas de espelhos. As mesmas podem tornar composições de todos os tipos mais sofisticadas. E o interessante é como o material, muitas vezes, pode até fazer os elementos “desaparecerem” dos cenários – uma estratégia para amenizar o grande impacto da presença de certos móveis nos agrupamentos, como mesas de centro.

móveis espelhados no banheiro
Foto: Marcelo Rosset Arquitetura e Brunete Fraccaroli 
mesa de centro espelhada na sala de estar
Foto: Vanja Maia 

A ideia de tentar “esconder” alguns detalhes dos ambientes é também utilizado na arquitetura – por exemplo, quando uma viga é revestida de espelho. 

Esta é uma excelente solução para desviar a atenção de algo que não deve receber tanta relevância no cenário quanto outra coisa, como um painel para TV ou uma mesa de jantar. É interessante contrapor isto com materiais “quentes”, como a madeira, encontrando o equilíbrio entre os elementos.

aparadores espelhados na decoração
Foto: Artefacto 

Algumas ideias de móveis espelhados para casa

Se fizermos uma busca nas lojas, podemos encontrar vários modelos diferentes e lindos de móveis com acabamento em espelho. 

Há peças para todo o tipo de ambiente, desde o hall de entrada ao banheiro do quarto. E é muito difícil não admirarmos a beleza e o requinte destas peças e, sobretudo, o efeito que elas criam, rebatendo todos os pontos de luz presentes no ambiente.

Já na entrada da casa, você pode colocar um aparador com a borda de tampo ou pés espelhados. 

Na sala, uma mesinha de centro espelhada ou, acompanhando a mesinha lateral, um seat garden – banquinho chinês – espelhado. Também não podemos esquecer do rack, que pode ter a parte da frente espelhada ou mesmo ser acompanhado de um painel para TV espelhado.

detalhes em espelho na decoração
Foto: MAV ARQUITETURA 
mesa de escritório espelhada com decoração clean
Foto: BG Arquitetura 

Seguindo as sugestões, temos outra dica. Por exemplo, utilizar nichos de armários aéreos da cozinha com portas espelhadas – os puxadores em metal dos módulos também podem ser reflexivos. 

No banheiro, você pode ter um gabinete espelhado, mesmo que acompanhado de espelho na parte de cima. E, por fim, no quarto, portas de armário espelhadas, cabeceira da cama com faixas espelhadas e mais.

portas de armário do banheiro espelhadas
Foto: Toninho Noronha 
mesa de computador espelhada no quarto
Foto: Mauricio Karam 

Como usar móveis espelhados 

Móveis espelhados são lindos e bastante requisitados pelas pessoas – não à toa que existem tantos modelos disponíveis nas lojas. E utilizá-los dentro de casa é ótimo, mas é preciso ter cautela. 

Não se pode exagerar na dose de peças espelhadas dentro de um único ambiente ou mesmo na casa toda. O elemento ‘espelho’ é frio por natureza e que ser contraposto sempre por elementos mais quentes.

Se tiver de usar espelhos na decoração, pense em como equilibrar o cenário, colocando em volta peças em materiais como madeira ou em cores como o vermelho. 

Para amenizar este impacto, preveja espelhos com tonalidades mais quentes – tipo o fumê, por exemplo. Uma peça espelhada frente à outra também deve representar um risco. Por isto, estude muito bem como as imagens serão rebatidas nestas peças.

portas de armário espelhadas
Foto: Bianchi & Lima Arquitetura 
armário de cozinha com portas espelhadas
Foto: Revista Viva Decora 

Agora, não tenha medo de usar espelhos e peças espelhadas na decoração. Torne mais modernos os cenários dos ambientes de casa com este material. Você verá que, apesar de chamarem muito a atenção, móveis com estas características não pesam aos olhos e deixam tudo com um ar mais amplo, claro e clean.

Essas dicas de decoração com móveis espelhados foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...