aplicação espelho em toda a parede
Decoração e Paisagismo

Espelhos ampliam o ambiente e deixam sua sala mais bonita e sofisticada

Antigamente só se pensava em usar espelhos em ambientes como hall de entrada ou banheiro. Mas, com o tempo, os designers perceberam o quanto estes elementos poderiam enriquecer a decoração de outros espaços da casa. 

Então, este símbolo de beleza, refinamento e bom gosto passou a ser altamente usado também em salas de jantar e de estar, deixando-as mais modernas.

Se você deseja tornar a sua sala mais agradável e confortável suficiente para receber bem amigos e familiares, saiba que um espelho decorativo pode ajudar nesta tarefa. Utilize as dicas a seguir e mude, de vez, a decoração do seu imóvel.

espelho usado na sala de jantar
Foto: Quitete & Faria

Por que usar espelho na sala de jantar?

Só os espelhos e objetos espelhados podem oferecer o incrível efeito de uma decoração com reflexos. 

Por isto é que eles são considerados elementos super aliados à decoração – sobretudo de ambientes pequenos, como recurso eficaz para ampliá-los visualmente, reforçar a sua luz e destacar cantos especiais. Mas esta “mágica” pode se perder se o projetista de interiores não prever os efeitos.

Não é adequado colocar espelhos de frente um para o outro ou de frente para janelas com paisagens feias, o que pode estragar a decoração com reflexos ruins. 

Para evitar erros assim, o ideal é estudar o ambiente e seu possível layout antes de adicionar à composição itens espelhados. Depois, seria possível, então, usar tais peças para dar aquele toque de originalidade e de profundidade em pontos estratégicos da proposta.

uso de espelho para ampliar sala de jantar
Foto: Quitete & Faria

Que espelhos escolher?

Existem muitos modelos diferentes de espelhos à venda no mercado e muitos deles podem ser a peça-chave de uma decoração sofisticada de sala de jantar ou de estar. 

Para incrementar uma decoração qualquer, podem-se usar espelhos decorativos lisos, lapidados ou bisotados – com chanfros entre 0,5 e 3 cm. E peças assim podem ter espessuras entre 2 e 6 mm e cores como prata, cinza ou bronze.

Móveis espelhados também é um charme só – para eles, a espessura do espelho deve ser de 15 mm. Agora, são as chapas para aplicação sobre paredes que mais se sobressaem em propostas de interiores. E há inúmeras opções de formatos e molduras para elas. Lembrando que sempre é possível fazer composições incríveis com peças menores.

mesa de centro espelhada
Foto: Priscila Koch
rack espelhado na sala de estar
Foto: LAM Arquitetura & Interiores

Há espelhos redondos, para propostas românticas e informais; quadrados, para ambientes sóbrios e formais; e irregulares, para composições originais. 

A moldura em torno disto pode ser outro diferencial. Diz-se que existe um tipo de moldura apropriado para cada modelo de decoração com espelhos. Para ambientes clássicos, as molduras rebuscadas e com arabescos; minimalistas, as finas e retas; e rústicos, as em madeira.

Dicas de como usar espelhos na decoração

A adição de espelho em decorações de salas pode começar com uma peça pequena. Mas itens assim só servem para serem coadjuvantes em uma composição muito mais cheia de detalhes surpreendentes, completando de forma discreta o cenário. 

Já espelhos médios e grandes podem tomar uma posição de maior destaque nas decorações, tornando o visual dos ambientes mais elegante, amplo e iluminado.

espelho na sala
Foto: Glaucio Gonçalves

Em casos especiais, o designer de interiores pode ousar propondo para um determinado ambiente a cobertura de toda uma parede com espelho. 

Ou, então, a combinação de várias peças – de formatos, molduras ou cortes diferentes – para certa área. E a utilização de móveis com fundos ou coberturas espelhadas. Isto faria a casa decorada parecer ainda mais charmosa.

aplicação espelho em toda a parede
Foto: Bianka Mugnatto
painel de tv espelhado
Foto: Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark

Agora, antes de prever qualquer uma destas soluções é preciso estar atento à todos os aspectos de arquitetura e design do imóvel. 

Depois de estudar tudo isto com atenção, será possível entender quais os reflexos que se poderia gerar com a utilização de espelhos ou objetos espelhados em uma sala de jantar e de estar, por exemplo. 

“Em paredes inteiras, em faixas nos cantos, ultrapassando a área de bancada (…), em móveis (…). Enfim, o uso desse recurso é bastante diversificado.”

“Podem ser usados tanto no mobiliário como em uma mesa de centro (…). Já em um espaço mais reduzido eles vêm com a finalidade de ampliar e trazer a sensação de que o ambiente tem literalmente o dobro do espaço. Eles fazem uma espécie de ilusão de ótica, ampliando e integrando os espaços.”

– os designers de interiores Sigrid Gabel e Larissa Leão, em reportagem de Estado de Minas.

E aí? Depois de todas essas dicas, já decidiu onde vai colocar espelhos em sua casa?

Essas incríveis dicas de como utilizar um espelho na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...