Decoração e Paisagismo

Estilo de decoração: Saiba qual combina mais com você

Quem nunca olhou para a própria casa e ficou na dúvida sobre qual o estilo de decoração é predominante.

Muitas vezes a gente vai decorando, decorando, adquirindo uma coisa aqui, outra ali e quando a gente menos percebe nossa casa virou uma mistura de pelo menos quatro estilos diferentes.

Se você não se incomoda em não ter um estilo de decoração definido e gosta mesmo dessa mistura de coisas, tudo bem, não tem problema nenhum misturar formas, texturas, cores, etc, afinal, você precisa se sentir bem na sua própria casa, mas dá pra fazer isso dentro de um estilo.

Então se você pretende definir melhor um estilo de decoração  vamos ver juntos algumas dicas e quais são esses estilos.

Primeira Dica

Analise o ambiente com calma e defina antes de mais nada o que você  pretende criar nesse espaço. No caso de uma sala, por exemplo, qual é a principal finalidade desse ambiente pra você? Receber os amigos, ficar com a família, assistir TV?

Segunda Dica

Faça uma análise dos seus gostos pessoais, isso vai ajudar a encontrar seu estilo. Você é mais clássica, mais moderna ou mais despojada? Gosta mais de cores quentes ou tons pasteis? E por aí vai.

Terceira Dica

Independente da popularidade de determinado estilo de decoração, escolha peças e acessórios sempre de acordo com suas preferências. Isso vai contribuir para que você não se canse rapidamente delas. Lembra-se que o que pode estar na moda hoje, amanhã podem estar ultrapassados.

Quarta Dica

Seu orçamento para decorar também deve ser levado em consideração. Alguns estilos pedem objetos e móveis que podem sair um pouco salgados demais para seu bolso.

Agora vamos conhecer um pouco de cada estilo 🙂

Contemporâneo

Aqui o lema é a simplicidade, linhas modestas e funcionais,  cores neutras, preto e branco, com alguns pontos de destaque feito com  cores primárias para dar vida ao espaço. Acessórios de arte também caem muito bem nesse estilo

Moderno

Abuse dos materiais tecnologicamente avançados,  como aço escovado, fibra de vidro, plástico. Prefira as formas geométricas e futurísticas nos detalhes, mas para paredes e teto opte pelos tons claros.

mode

Retrô

Se você gosta de cores vibrantes, móveis e objetos  vintage,  então sem dúvida seu estilo de decoração é o retrô. Esse estilo permite que você tenha uma liberdade  bastante ampla e que te dê a oportunidade de combinar  elementos decorativos que há primeira vista parecem até não combinar muito, como acessórios vintage dos anos 50 e elementos mais modernos, mas que em conjunto criam um estilo muito próprio.

retro

Clássico/Tradicional 

Esse estilo combina mobília em cerejeira com móveis mais antigos elaborados de forma muito rica e ornamentada, de preferência em tons escuros e intensos. Os acessórios decorativos não devem ser usados em excesso, uma vez que os elementos de maior porte, como a mobília, já são bastante ornamentados e foco central de todo o espaço.

classico

Rústico 

Os tons utilizados neste estilo devem ser os tons terra, que apelam a uma vida simples no campo e longe de toda a agitação urbana. Use tecidos xadrez ou com estampas florais e opte por  tapetes feitos à mão.

rus

Étnico 

Nesse estilo os materiais e texturas utilizadas são provenientes da natureza, como o bambu cedro, pedra, vime, papel de arroz, e os têxteis são normalmente, tecidos naturais, sem padrões e que não foram sujeitos a processos de tingimento.

Casual 

Este é um estilo despojado e confortável. Pode ser trabalhado com os tons neutros ou colorido vibrante. Móveis e almofadas confortáveis, peças alternativas e elementos divertidos junto a objetos pessoais, além de fotos e adesivos, compõem um ambiente único e cheio de personalidade.

ca

Veja também: A nova tendência das capas de sofá

Romântico

O estilo romântico é marcado pela presença de estampas florais, cores em tons pastel (rosa claro e azul claro) e móveis no estilo provençal.  O estilo também é composto por rendas, babados, tecidos de fibras naturais, tecidos amassados, desbotados ou tingidos com chá para dar aparência envelhecido, estampas florais delicadas, veludo gasto, livros antigos, entre outros objetos.

ro

Kitsch 

A principal característica do Kitsch é o exagero e o uso excessivo de elementos, como diversos quadros em uma mesma parede ou a mistura de vários estilos em um mesmo ambiente. As cores, de preferências as quentes, também é outra característica marcante desse estilo.

Minimalista 

Nesse estilo a ideia é utilizar apenas o necessário para que os espaços tenham boa funcionalidade e organização. O visual é limpo e calmo.

A luz natural é bem valorizada e as cores são neutras e nos pisos e paredes, além da madeira, são usados também mármores, granitos e concreto. Os acessórios são poucos, mas devem ser marcantes. Uma única peça de arte pontual é que dá o destaque a decoração.

Espero que tenha gostado e que tenha encontrado seu estilo.

Nos vemos na próxima 🙂

Você pode gostar de ler também...