Decoração e Paisagismo

Estilo Hygge: Tendência na decoração dinamarquesa

Você sabe o que é estilo hygge na decoração? Podemos dizer que o hygge não é um estilo, e sim uma atitude. O principal objetivo desse estilo é transmitir aconchego, paz, conforto e bem-estar para a sua rotina.

Foto: Pinterest

Este estilo tem origem dinamarquesa, já que os escandinavos são bem mais simples do que nós e geralmente privilegiam o conforto. Muito disso se explica porque durante o inverno rigoroso o sol aparece apenas quatro horas por dia e as temperaturas baixas fazem as pessoas passarem mais tempo em casa.

Foto: Pinterest

O estilo Hygge na Dinamarca

A beleza dessa tendência está nos pequenos detalhes, que faz da simplicidade da decoração algo pessoal e intimista. Porta-retratos com fotos da família e de momentos marcantes adicionam ainda mais a marca do dono do quarto dentro deste estilo. E quanto mais pessoal for o espaço, mais apropriada fica a decoração.

Agora algumas coisas são pontuais nesse estilo: A luminosidade natural, tons suaves, o tom cobre e o uso de materiais quentes, como a madeira e a lã.

Foto: Pinterest

O estilo Hygge no Brasil

No Brasil seria impossível trazermos para nossos interiores materiais tão quentes e pesados quanto os da Dinamarca, onde a temperatura no inverno gira em torno de -1° C e no verão não ultrapassa os 16° C, mas podemos fazer algumas adaptações ao estilo para utilizar no Brasil. Confira 5 dicas para aplicar o estilo hygge no seu dia a dia:

Iluminação:

O hygge surgiu também para melhorar o estilo de vida dos dinamarqueses, e isso inclui valorizar o máximo possível da luz natural. Ou seja, abuse das aberturas, ambientes com janelas amplas, cortinas fluidas e transparentes, moveis e objetos de decoração em tons claros que ajudem a refletir luz e a tornar o ambiente mais iluminado.

Foto: Pinterest

Velas, Flores e demais objetos decorativos

Velas são excelentes recursos para adicionar uma iluminação mais aconchegante ao ambiente. Velas ornamentais e aromáticas e que junto com bowls de folhas secas perfumadas podem ser espalhadas pelas casas, assim como as flores que também são bem-vindas em todos os estilos. Vale investir em louças bonitas que além de serão super úteis, ajudarão a compor a decoração e farão parte das reuniões familiares.

Foto: Pinterest

Abuse dos tecidos na decoração

Como na Dinamarca faz muito frio, tecidos pesados são muito utilizados para compor a decoração. Mantas jogadas na cama e sofá, além dos aconchegantes tapetes e capas para cadeiras, podem ser usados facilmente em nosso inverno, e para outras estações, podem ser adaptados à nossa realidade.

Foto: Pinterest

Então, está preparada para trazer esse estilo dinamarquês para sua casa aqui no Brasil?

Leia mais:

+ Estilo rústico na decoração

+ 5 Estilos de Decoração Ideais Para o Seu Lar

+ Low Poly o estilo que está invadindo a decoração

Você pode gostar de ler também...