Decoração de lavabo sem erros
Decoração e Paisagismo

Erros de decoração comprometem o visual do lavabo. Saiba como evitar

O lavabo é um ambiente da casa usado para fazer a higiene rápida. Não tem chuveiro nem tampouco banheira. Nele, é encontrado apenas vaso sanitário e lavatório, além de espelhos e alguns itens decorativos. A pequena quantidade de peças na decoração, entretanto, não implica diminuir o risco de cometer erros no decor.

Por isso, o lavabo precisa de um bom projeto – com cores neutras e harmônicas.

O uso de espelhos, por exemplo, não deve acontecer de maneira exagerada. O recurso traz amplitude, mas se usado de forma errada será prejudicial.

Veja mais no Arkpad: saiba como escolher o revestimento do banheiro

“Evite colocar um espelho em frente ao outro, pois isso traz a sensação de infinito e desequilíbrio no local”, alerta Cristiane Schiavoni, arquiteta. A dica é posicioná-lo em frente a uma parede lisa e usar modelos de tamanho adequado.  Nada de peças grandes em locais pequenos. “Além disso, abuse da iluminação atrás dos espelhos. Isso deixa o ambiente mais leve e claro”, afirma Eduardo Henrique Brandão, arquiteto. Outra possibilidade é recorrer à beleza das peças redondas. “Tais modelos entram como um detalhe importante no decor”, diz Brandão.

A iluminação do lavabo é outro ponto que requer atenção.

O espaço geralmente conta com pouca área útil e, por isso, é fundamental não deixar nenhum canto no escuro. Desse modo, invista em luzes atrás e ao redor das peças (fitas LED são boas opções), spots espalhados pelo teto e aproveite ao máximo a entrada de luz natural no ambiente. Evite apenas usar lâmpadas de cores vibrantes e chamativas, já que diminuirá ainda mais o tamanho do local. Outro erro frequente na hora de decorar o lavabo é exagerar no uso de itens decorativos.

Decoração de lavabo sem erros

É interessante apostar em vasos (com ou sem arranjos), esculturas, porta toalhas sofisticados e vidros bonitos de perfume, além dos itens básicos como as saboneteiras. Mas nada deve estar em excesso. “Lembre-se de que é necessário haver espaço suficiente para acomodar os pertences dos visitantes, como bolsas, necessaires e maquiagens”, diz Cristiane. Também é fundamental pensar sobre quais as louças e os metais que serão usadas no ambiente. Dê preferência a modelos práticos, fáceis de limpar e adequados ao estilo da decoração.

Outro engano bastante comum no decor do lavabo é errar no tamanho e na profundidade da cuba. O recomendado é a água da torneira não molhar a bancada e a cuba permitir a lavagem completa das mãos. A dica é apostar em bicas altas e cubas largas, de modo que nada afete a limpeza do local. E a alternativa para evitar a perda de espaço no lavatório é investir em cubas embutidas. “Aposte ainda em modelos sob medida esculpidos em pedras, pois valoriza o projeto”, afirma Adriana Helú Hawilla, profissional da Triplex Arquitetura.

Assinado por Isabela Kalil

Você pode gostar de ler também...