Decoração e Paisagismo

Saiba como explorar os espaços de apartamentos compactos

Viva melhor em imóveis menores seguindo estas dicas

É uma tendência, os apartamentos novos estão cada vez mais compactos. E, para conseguir mais espaço, é preciso desembolsar bem mais dinheiro do que era preciso há alguns anos. De certa forma, esse novo cenário tem obrigado muita gente a se virar em espaços menores e mais otimizados.

Para quem morava em casas ou apartamentos maiores e acabou acumulando muitas coisas ao longo dos anos tem algumas opções, como se livrar do que for “supérfluo” e manter apenas o que vale a pena, ou encontra formas de armazenar o que não pode doar e jogar fora.

Separamos algumas dicas para te inspirar a aprender a viver melhor em apartamentos compactos:

 

Mantenha a organização

Pode ser que a bagunça demore a aparecer em um imóvel amplo, mas em um apartamento compacto, acontece ao contrário. A organização que você vai ter no seu espaço é o que vai ditar a sua boa convivência num cômodo pequeno.

É através dessa noção de cuidado, ainda, que o seu senso de desapego pode funcionar de forma mais aguçada. Você vai abrir mão bem mais fácil de algo que não precise ter. Por exemplo, siga uma ordem de prioridades sobre o que você usa com frequência. Se só usa às vezes, porque precisa ficar espalhado pela casa?

Tente!

 

Use sua parede de maneira inteligente

Aproveite ao máximo os espaços verticais do seu apartamento. Retire os porta-retratos dos aparadores e cômodas e coloque-os na parede como quadros. Use e abuse das prateleiras para pregar objetos, ganchos para pendurar chaves, prateleiras e afins.

Por exemplo, uma bike que você usa todos os dias e que ocuparia um espaço enorme no seu apartamento pode ficar suspensa em pregadores próprios para a sua sustentação na parede. Simples, não?

 

Espelhos dão sensação de ampliação

A decoração de um apartamento pode influenciar muito na melhor otimização dos seus espaços. Por isso, considere investir no posicionamento estratégico de espelhos para causar a sensação de continuidade.

Sua sala pode ganhar um espaço a mais só com esse truque. Legal, não?

 

Móveis adequados

Você pode imaginar o desastre de usar móveis grandes demais em espaços pequenos. Nos casos em que você se mudar para ambientes menores, é válido considerar armazenar seus móveis em um local propício ou vendê-los e fazer novos sob medida para o espaço.

Por mais que pareça que você está perdendo espaço para estoque de coisas, fazendo tudo do jeito certo, na verdade está otimizando os seus cômodos. Tudo isso sem atravancar sua sala, quarto, cozinha, entre outros.

 

Armazene itens indispensáveis

Nem sempre nós podemos abrir mão de objetos só porque vamos nos mudar para uma casa menor. Ou ainda, deixar de comprar algo porque não teria espaço para guardar em casa, até porque pode ser que seja até pior manter itens de uso programado armazenados em residências de maneira inadequada.

Por exemplo, pode ser que você tenha móveis de herança, que não quer se desfazer, mas que não cabem mais em casa. Você pode recorrer a uma solução de armazenamento seguro, como um self storage, que trabalha com o aluguel de boxes para a guarda do que você precisar.

Outra possibilidade é para materiais esportivos que você usa sazonalmente. Equipamentos para esquiar, caiaques, raquetes de tênis. Eles exigem cuidados especiais de armazenamento, ou podem se deteriorar muito mais fácil em ambientes úmidos em excesso.

Ao alugar um box, você pode armazenar o que quiser, pelo tempo que quiser e sem multas contratuais quando quiser rescindir contrato. Você não gasta com IPTU, condomínio, manutenção e segurança.

Todo já está incluído dentro do valor único que você paga, e dá para aumentar o tamanho do box sempre que você quiser. É como se fosse uma extensão do seu apartamento, só que muito mais seguro.

 

Autor: Maria Gabriela – SEO Marketing 

Você pode gostar de ler também...