Faça Você Mesmo

Como reparar piso de madeira – Guest Post

Normalmente, pisos de madeira duram vários anos após sua instalação. Porem, em algum momento, você terá que realizar manutenções para recuperar sua aparência desgastada pelo uso excessivo e o tempo.

Passo a passo para recuperar seu piso de madeira

Ferramentas necessárias:

Para realizar a recuperação do piso de madeira você só precisa de três itens: lixadeira elétrica orbital ou roto orbital, verniz e lixas de diferentes gramaturas.

Passo 1) Linchamento

madeira

Remova a camada de verniz existente com a lixadeira e uma folha de lixa de grão 36. Realiza o linchamento em diferentes direções para garantir que a superfície fique sem ondulações por linchamento excessivo.

Após remover toda camada de verniz, você irá substituir a lixa grossa por uma de grão médio, para remover os riscos causados pela lixa grosa. Este processo dará um acabamento mais suave a madeira.

Passo 2 ) Limpeza

madeira

Após concluir o linchamento do piso, você deve limpa-lo completamente, utilizando um aspirador de pó para remover qualquer partícula deixada pelo linchamento.  A limpeza é muito importante, e você não deve esquecer nenhum canto ou quina de parede.

Passo 3) Verniz

madeira

Uma vez que a superfície esteja completamente limpa, você pode começar a envernizar o piso.

Você pode escolher diferentes tipos de verniz para dar acabamento no seu piso, alguns deles até mudam a cor da madeira depois de aplicado.

A aplicação do verniz pode ser feita com um pincel ou rolo. Aplique duas a três demãos de verniz para dar brilho e criar uma boa película de proteção.

Tempo de secagem

O verniz por ser a base de formol demora até um mês para secar completamente, mas você já pode andar no ambiente após três dias da sua aplicação. Tome muito cuidado com a colocação do mobiliário para evitar aranhões.

Conclusão

Este procedimento não é tão complexo e pode ser feito por qualquer pessoa que esteja disposta. Porem, em alguns casos é aconselhável que um profissional realize esta recuperação, uma vez que a madeira é um material delicado e pode sofrer danos com o processo de linchamento.

Autor: Wendson B. Colaborador em vários blogs e mantém a página Curso de decoração, onde indica os melhores cursos de decoração online

Você pode gostar de ler também...