Aprenda a fazer uma incrível cortina sem costura, até mesmo reutilizando alguns materiais.
Faça Você Mesmo

Aprenda a fazer uma cortina sem costura e inove na decoração

Decorar a sua casa é uma das partes mais gostosas, afinal é o momento em que você irá dar vida a ela e acrescentar a sua personalidade, deixando-a confortável, aconchegante e do jeito que sempre quis.

Existem diversas maneiras práticas e que podem ser feitas por você para deixar o seu cantinho muito bem decorado.

Inúmeros tutoriais de faça você mesmo ensinam como fazer desde um simples porta retrato até como mudar toda a sua sala, por exemplo.  Além de ser uma maneira prática e alternativa de conseguir decorar a sua casa, também é uma forma mais em conta. Com um pouco de disposição e criatividade, você deixa a sua casa linda, com uma decoração inusitada e ainda pode reaproveitar móveis e objetos que não iria usar mais.

O post de hoje traz um “faça você mesmo” sobre cortinas, um acessório que faz toda a diferença na decoração, seja na sala, nos quartos, na cozinha ou como divisória entre dois cômodos.

As cortinas são apetrechos que não possuem restrições, podendo ser coloridas, estampadas, escuras ou ainda, feitas de diferentes materiais. Além de bloquear a claridade, ela torna o ambiente mais aconchegante, elegante e sofisticado.

 

DIY: Ideias de decoração e customização com CD

 

Que tal aprender a fazer uma cortina sem costura?

Para fazer essa cortina você vai precisar:

  • Tecido (pode ser, por exemplo, daqueles painéis de aniversário ou outro tecido de sua preferência)
  • Fita termo adesiva
  • Ferro de passar roupa
  • Tesoura
  • Alfinete

 

É muito simples fazer esse tipo de cortina!

  1. O primeiro passo é medir o tamanho da janela que irá receber a cortina.
  2. Logo depois, você abre todo o tecido do lado do avesso em uma mesa, para começar a fazer os detalhes da cortina.
  3. Em seguida, meça o tamanho da fita termo adesiva que irá utilizar para colar a bainha.
  4. Dobre a ponta da cortina (caso tenha alguns fiapos faça duas dobras, assim eles não vão aparecer) e coloque o alfinete para ajudar a manter a dobra da bainha até o momento de colar.
  5. Para colar a bainha, pressione com o ferro durante 10 segundos (caso não grude, pressione por mais 10 segundos).
  6. Com as bainhas feitas dos dois lados, una as duas bainhas (parte de cima e de baixo do tecido) também com a fita termo adesiva e repetindo o mesmo processo com o ferro, mas lembre-se de deixar um espaço para passar o varão.

O ideal é utilizar um varão de pressão, assim você não precisará furar a parede, ou como no caso do vídeo, a cama do seu filho.

E pronto, você já tem uma cortina linda, prática e sem costura.

 

Se preferir, confira todo o processo no vídeo abaixo:

 

O importante é você usar a criatividade e ver qual é o tipo de tecido que mais combina com o cômodo que irá receber a nova cortina.

Crie um ambiente descolado, sofisticado ou elegante com muita praticidade e em pouco tempo.

Agora que você já sabe como fazer uma cortina sem costura, que tal acrescentar o detalhe que estava faltando na decoração daquele cantinho da sua casa? 🙂

 

Veja mais:

Divisórias de ambientes: cortinas decorativas

Tipos de cortina

Veja como decorar a casa com cores neutras

 

Você pode gostar de ler também...

4 Comments

  1. marcela says:

    Adorei a dica, mas aqui onde eu moro não encontrei desta fita. Alguém sabe me dizer algum site que eu possa comprar?

  2. […] O importante é você usar a criatividade e ver qual é o tipo de tecido que mais combina com o cômodo que irá receber a nova cortina. Crie um ambiente descolado, sofisticado ou elegante com muita praticidade e em pouco tempo. Agora que você já sabe como fazer uma cortina sem costura, que tal acrescentar o detalhe que estava faltando na decoração daquele cantinho da sua casa? Conte pra nós como ficou a sua cortina! Fonte: Blog.Lopes […]

  3. Olá Danielle! Obrigada pela dica!

  4. Oi Dani! Adorei as dicas. Está na hora de trocar a cortina da minha sala que, tadinha, está velhinha. Estou escolhendo um modelo. Acho que não tenho coragem de tentar fazer, mas bem que tenho vontade por conta dos preços de uma boa cortina sob medida. De qualquer forma, adorei encontrar esta página.
    Beijinhos!

Comments are closed.