Saiba quais os cuidados que se deve ter com a piscina no inverno
Faça Você Mesmo

Como cuidar da piscina nas épocas mais frias do ano

Mesmo morando em um país tropical, algumas regiões do Brasil podem ter temperaturas extremas no inverno. E, sem o cuidado certo, sua piscina, que acaba sendo deixada de lado nessa época, pode acabar apresentando problemas. Para não ter aquele trabalho extra quando o verão voltar, organizamos 4 dicas valiosas para cuidar da piscina:

Limpeza

cuidar da piscina

Aquela limpeza que você costuma fazer durante o verão também é necessária durante o inverno, ainda que com uma frequência menor. Esse tratamento garante uma durabilidade maior em seu revestimento, assim como nas instalações. Procure aproveitar o início do inverno para investir em uma limpeza especializada, já que nessa estação mais fria as pessoas tendem a esquecer da sua piscina e, com isso, o preço de manutenção cai consideravelmente. A manutenção costuma custar cerca de R$ 1.000,00 nos meses mais quentes e cair para cerca de R$ 500,00. A oferta de mão de obra especializada também sobe, pois os melhores profissionais acabam tendo uma folga na agenda durante o inverno.

Cobri-la com uma lona ainda é uma das melhores opções. Contudo, é importante deixar o material bem esticado para evitar a formação de poças durante os períodos de chuva e, quando isso acontecer, estar sempre atento para fazer o escoamento da água e evitar que haja o foco do mosquito da dengue em uma área da sua casa.

Escolha um dia mais quente da estação para fazer uma manutenção mais pesada, como escovar os azulejos ou polir a fibra. Isso vai garantir maior vida útil e uma limpeza garantida para a próxima estação.

Equipamentos

cuidar da piscina

Bombas e outros equipamentos também merecem descanso e manutenção. Se na estação anterior alguma coisa parecia fora do lugar, aproveite o inverno e os preços baixos das empresas e mande tudo para a revisão. O motor é um dos componentes que costuma dar mais problema, leve-o para lubrificar, ajustar possíveis defeitos e deixar tudo em ordem para as épocas mais quentes.

Sabe aquela boia ou flutuador que passou o inverno todo coberto dentro da piscina? Trate de não repetir o erro neste ano. Retire todos os equipamentos e objetos que podem fazer saliências na lona ou que fiquem na água. Além de piorar a qualidade e a rapidez da manutenção, esses equipamentos típicos de verão podem ser causa de fungos e bactérias.

Esvaziar ou não?

Atualmente os materiais de que são revestidas as piscinas necessitam de água para deixá-los “hidratados”. Portanto, retirar toda a água pode acabar trincando azulejos e fibras e deixando o custo da manutenção ainda mais caro no verão. O melhor é esvaziar cerca de 50cm e deixar o restante da água, sempre mantendo o phd e o cloro como se ela estivesse sendo usada.

Reformas

Trincou um azulejo, apareceu um buraco ou um pontinho verde indesejado na piscina durante o verão ou mesmo no meio do inverno? Aproveite a estação fria e faça as reformas necessárias. Embora elas demorem um pouco mais para secar e serem finalizadas, o preço é bem menor e a qualidade muito maior se comparadas ao mesmo serviço durante os meses do verão, que tende a ser mais disputado.

 

Você pode gostar de ler também...