Faça Você Mesmo

DIY | JARDIM SUSTENTÁVEL

Ter um espaço como quintal ou jardim em casa, é um privilégio e por que não usar desse privilégio para deixar sua casa ainda mais linda, de um jeito sustentável? Quando se fala em decoração sustentável, é natural pensar em dicas comuns, como adubos e reutilização de materiais, mas você sabia que a sustentabilidade também pode ser levada na decoração? Confira três dicas para começar a criar o seu.

1 -Materiais reciclados

É fato de que sustentabilidade e reciclagem andam lado a lado, por isso, opte sempre por reutilizar alguns materiais, por exemplo, na hora de pensar em um cantinho para as flores, por que não usar pneus antigos, botas ou garrafas usadas? Você pode pintar estes objetos e deixá-los com a sua cara. Além disso, o gancho não precisa necessariamente ser feito com um prego, sabia? Você pode usar uma colher antiga e deixar muito mais original. E claro, para dar um destaque à suas flores, procure caixotes de feira para apoiar as plantinhas, dá um toque bem especial.

1

2

 

2-Irrigação

Para quem gosta mesmo de jardinagem e quer cultivar as plantinhas, é importante ter em mente de que elas precisam de água. Busque criar um meio de irrigação que seja eficiente, o ideal é sempre economizar água, recolhendo a chuva em recipientes próprios, como uma bacia ou baldes propriamente posicionados. Se for possível, instale um sistema automático, onde a cada determinado tempo as plantinhas recebam água. Uma boa opção são os irrigadores sustentáveis, basta pegar uma garrafa pet e fixa-la ao chão, colocar a mangueira no bico e ligar – sem esquecer, é claro, dos furinhos.

3

3- Adubação sustentável

Por fim, é importante buscar outras formas de adubar e uma delas é a adubação verde, onde são utilizados diversos compostos orgânicos para uma adubação mais sustentável. Além de ajudar o planeta, ela permite a recuperação do solo, que passa a ser mais nutritivo, uma boa saída para quem cultiva alimentos. Além disso, melhora a qualidade dos vegetais de uma maneira econômica, visto que sai mais barato do que adubo comum.

4

 

E aí, gostou das dicas? A parte da decoração fica por conta da sua imaginação, o que mais combinar com o seu estilo e o da sua família, mas busque sempre opções mais sustentáveis e que ofereçam um retorno, como a economia nos gastos.

Encontre-me também nas redes sociais:

♥ BLOGGER• FACEBOOK • INSTAGRAM• YOUTUBE ♥

@seujeitosuacasa

Você pode gostar de ler também...