Faça Você Mesmo

Compilado de dicas para você tirar boas fotos de imóveis

Como diz o ditado, “uma imagem fala mais do que mil palavras”. Na venda de imóveis não é diferente. O primeiro impacto em um cliente em potencial são as imagens da divulgação, pois é através delas que ele conseguirá ter uma noção mais perto da realidade sobre o imóvel.

fotos de imóveis

Não há necessidade de divulgar fotos “capa de revista”, porém é importante terem boa qualidade, mostrarem o máximo possível dos ambientes e todos os detalhes relevantes.

Com simples conselhos e até mesmo com a câmera do seu celular, você consegue ter imagens “profissionais” que façam a diferença.

Temos que estar sempre preparados. Se ainda não teve, você provavelmente terá que tirar fotos de imóveis dos seus clientes, seja pela falta de qualidade nas fotos recebidas, ou por outro motivo qualquer.

Não se esqueça: anunciar imóveis com imagens ruins pode ficar mais difícil de despertar o interesse de potenciais clientes.

+ Infográfico: Como tirar fotos de imóveis para anúncios

Confira algumas dicas muito importantes!

– As pessoas que buscam imóveis não estão em busca de uma casa “capa de revista”, mas quanto melhor passar a ideia e as dimensões do local, maior será a chance de se interessarem pela sua oferta. Então, arrume o ambiente antes. Sim, é importante guardar toda a bagunça, como chinelos, bolsas, roupas e outros objetos que não fazem parte do contexto e não agregam valor ao ambiente. Se houver lixo ou sujeiras muito aparentes, é preferível que o ambiente seja limpo para que ele passe uma boa impressão.

– Tire muitas fotos. A quantia de imagens para mostrar um imóvel é de, no mínimo, 15 fotos. Uma boa média, no entanto, são 30 fotos. Assim, tenha esse número como base e abuse da quantidade de fotos, pegando os ambientes de vários ângulos. Se houver armários, tire fotos dos mesmos com as portas fechadas e abertas também.

fotos de imóveis

– Máquina ou celular?  Prefira usar máquinas fotográficas, pois elas são preparadas exatamente para isso. Caso use um celular, a recomendação é que ele possua, no mínimo, 5 mp (megapixels) e que ao tirar as fotos, procure manter o ambiente bem iluminado, pois a imagem tenderá a escurecer com a baixa resolução. As vantagens principais do celular estão na portabilidade, praticidade e uma grande “biblioteca” de aplicativos que editam e aplicam ótimos efeitos, que de certa forma melhoram ou disfarçam possíveis imperfeições.

– Para serem mais bem visualizadas, as fotos devem estar, de preferência, na posição de “paisagem” (na horizontal). Na vertical, o campo de visão do ambiente fica limitado e a foto, quando colocada em uma página com limitação de espaço, pode ser diminuída, ficando, assim, pior que uma foto inserida na horizontal.

– Ande e observe todo o local, escolhendo o melhor ângulo do ambiente (que mostre a maior parte do lugar). Se necessário, produza o local com objetos que façam sentido, como vasos, uma toalha de mesa nova, flores e outros decorativos. Somente tome cuidado para não exagerar.

– O uso de tripé é recomendado para não ocorrer uma foto tremida. Sabemos que normalmente não dá para levar um.  Se assim for, use uma mesa ou cadeira como apoio, coloque o temporizador (sistema que programa a máquina para fazer o disparo automático) e acione-o antes de sair do ambiente.

fotos de imóveis

– Ao tirar fotos de banheiros, mantenha a tampa do vaso fechada. Seja qual for o ambiente, mantenha tudo limpo. .

– A iluminação é um dos fatores mais importantes na hora da foto. Quanto mais iluminado o ambiente no momento das fotos, melhor. Então, acenda as luzes, configure a câmera para balancear bem a luminosidade e abra as janelas, para que cada canto do cômodo seja visto com mais clareza.  Quanto ao uso do flash da câmera, lembre-se que ele valoriza os ambientes coloridos, mas, normalmente, as fotos não passam sentimentos, evite, então, usá-lo em todas as fotos, ou teste antes sua necessidade, fazendo a imagem com e sem flash, para depois comparar e ver qual é a melhor opção para cada ambiente – às vezes, uma foto com flash pode mais prejudicar do que ajudar, refletindo em vidros, espelhos e azulejos, por exemplo. Só é importante lembrar que fotos dos ambientes fechados também são importantes para mostrar o estado das janelas e portas, então, deixe as lâmpadas acesas. Dica: Fique de costas para janela, o efeito da luz natural poderá ser ótimo. Alerta!! Não deve-se tirar fotos de frente para uma janela, pois a luz acaba “estourando” a imagem e o sensor automático dos celulares e câmeras simples, acabam escurecendo o que está em volta.

– O nascer do sol e o entardecer são momentos que valorizam as fotos por conta da luz. Opte por esses horários para fotografar.

fotos de imóveis

– Na hora da foto, tente criar um conceito de “lar aconchegante” (ex: sofá confortável, uma cama bem arrumada, com almofadas), procure elementos que tragam uma sensação boa para quem está vendo a foto, para que os compradores sintam-se em casa.

–Fique atento para registrar os detalhes positivos do imóvel, como por exemplo pisos antiderrapantes, estruturas decorativas de gesso no teto e outros detalhes que dão um diferencial a mais para o imóvel anunciado.

– Cuidado ao fotografar quinas, pois podem acabar tendo outros impactos além dos desejados, como a diminuição do ambiente ou um efeito exagerado da perspectiva.

– Ao fotografar piscinas, a dica é ficar em um nível elevado, algo como uma escada de 3 graus, assim terá um bom efeito de profundidade.

– E, por fim, a rua é bonita e tranquila? Fotografe, isso pode agregar valor na hora da decisão final, assim como outros pontos, caso sejam relevantes, como área de lazer do condomínio (brinquedoteca, salão de festas, academia…), vaga de garagem e hall de entrada.

 

Leia mais:

Dicas para não errar na hora de fotografar imóveis com smartphone

5 aplicativos para melhorar as fotografias do seu imóvel

Usando seu celular para tirar fotos panorâmicas

Você pode gostar de ler também...