Decoração e Paisagismo

Festa de aniversário em casa: dicas de decoração

Quem disse que é preciso muito luxo para fazer uma festa de aniversário divertida? Sua comemoração pode ser no aconchego do seu lar e ainda ter muita elegância. No post de hoje, trazemos opções de decoração para cada cômodo da sua casa, com ideias criativas para entreter os convidados. Acompanhe:

 No quintal

Se você mora em uma casa com vasto ambiente aberto, use-o ao seu favor! Uma ótima alternativa de decoração no quintal é um grande piquenique conjunto com seus amigos. Separe cangas e almofadas para deitar na grama com os convidados e oriente-os a trazer um lanche cada para ser compartilhado entre todos. Você também pode montar uma mesa baixa e comprida como a da foto acima, dando mais elegância ao seu piquenique. O ideal para esse tipo de festa é realizá-la durante o período do dia, aproveitando a luz do sol, mas também é possível organizar para a noite, como se fosse um luau. Utilize luzinhas, como as de natal, para iluminar o ambiente e cogite fazer uma pequena fogueira caso o clima esteja mais frio. Um evento destes merece ser registrado de maneira apropriada! Você já conhece as cabines de fotos e os totens fotográficos? Vem saber mais sobre essa tendência.

 

Na sala de estar

Quem nunca teve uma festa na sala de estar de casa que atire a primeira pedra. Mesmo sendo algo muito comum e às vezes associados a uma decoração feita de última hora, dá pra acrescentar detalhes muito charmosos para a festa neste cômodo.

Primeiro, use a luz natural o máximo que puder. Posicione sua mesa de jantar, onde ficarão as guloseimas e o bolo, próximo a uma janela com boa iluminação. Ali será o seu destaque, logo, precisa ficar bem iluminado. Em caso de festas a noite, utilize a mesma dica que demos para uma festa no quintal: luzinhas de natal.

Uma maneira de destacar a mesa e criar um padrão divertido é montando móbiles ou penduricalhos que ficarão presos ao teto. Pode ser figuras geométricas, estrelas, corações, até mesmo origamis. Escolha cores divertidas e dê mais alegria ao seu espaço de destaque. Por fim, o próprio cardápio de guloseimas pode ser decoração na sua festa.

Bolos coloridos e docinhos com embalagens nos tons da festa ficam lindos em uma mesa com toalha básica. Também dá pra enfeitar a toalha com tecidos divertidos como tule ou estampas engraçadas.

 

Na cozinha

Transforme sua própria cozinha em um restaurante sofisticado com alguns detalhes básicos. Para esse tipo de festa de aniversário, uma ideia interessante é convidar seus amigos para uma festa temática MasterChefe! Vocês podem se dividir em equipes, sendo uma responsável pelo prato principal e outra responsável pela sobremesa. Cada um leva um ingrediente e juntos montam um prato, que será avaliado por todos os convidados no final da festa.

O foco da decoração será a mesa de jantar. Utilize velas, balões, flores de papel crepom e outros enfeites para dar uma animada no ambiente. Cuide, entretanto, para que a decoração não atrapalhe os equipamentos de cozinha, como o fogão. Ninguém quer começar um incêndio!

Escolha também uma toalha detalhada, de renda ou de cor marcante. Use seus próprios móveis como parte da decoração e tire do fundo da gaveta as louças mais bonitas que você tiver.

 

Na sala de TV

Essa é para os fãs de esportes. Se o seu aniversário coincidir com alguma data como a final de algum campeonato importante, como a Copa do Mundo, o Superbowl, Roland-Garros ou você e seus amigos querem simplesmente se encontrar pra assistir um filme ou jogar videogame, invista em uma decoração a caráter!

Organize a sala com acessórios no sofá, puffs extra, colchonetes e várias almofadas para que todos possam se reunir ao redor da TV. Você também pode oferecer brindes personalizados, como copos divertidos com grandes canudos, potes de pipoca ou acessórios personalizados de acordo com o que você vão assistir.

Falando em comida, invista na decoração da mesa de guloseimas. Se a temática será de esportes, cubra o tampo da mesa com tecido simulando grama falsa. Organize os alimentos como se fosse a formação dos jogadores na quadra e invista em detalhes simples e bonitos.

 

No quarto

Festas do pijama são divertidas em qualquer idade, mas especialmente na infância e adolescência. Quem não adora passar a noite fofocando com suas melhores amigas? Além disso, festas do pijama são ótimas oportunidades para abusar de decorações criativas, com materiais coloridos e organizações diferentes.

O envolvimento dos convidados para a festa do pijama começa desde o convite. Crie uma narrativa divertida de forma que os convidados entrem no clima da festa e tenham um gostinho do que os espera. Tenha atenção na quantidade de pessoas que você convidará.

Avalie até quantas pessoas cabem na sua casa, de maneira que fique confortável para todos, já que as pessoas irão dormir lá. Também pense no banheiro, divida os horários de banho de cada uma e passe orientações a respeito.

A disposição dos colchões e colchonetes pode ser feita na sala de estar ou, dependendo do tamanho e da quantidade de pessoas na festa do pijama, no seu quarto. O ideal é liberar espaço, movendo os móveis para outros cômodos.

Para decoração, use e abuse de cores! Invista em almofadas coloridas ou estampadas e “tendas” de tecido ou tule. A tenda pode ser única, como na foto acima, sobre todos os colchonetes, ou individual, sendo uma em cima de cada colchonete. Alie o tule ou tecido colorido com luzinhas de natal coloridas e terás um ambiente mágico para sua festa.

Você também pode oferecer brindes como toalha personalizada, chinelo ou pantufa, cobertor leve, fronha de travesseiro ou até mesmo um roupão de tecido leve.

 

Autor: Equipe Café Printer

Você pode gostar de ler também...