composição retangular na parede de quadros da sala
Decoração e Paisagismo

6 ideias de organização para criar uma linda parede de quadros

A maneira mais simples e rápida de preenchermos as paredes de uma casa é através da utilização de quadros. Estes elementos podem ser encontrados prontos à venda – em diversos materiais, cores, desenhos, formatos, acabamentos e estilos – ou podem ser feitos pelos moradores em técnicas de pintura, fotografia e mais. Opções realmente não faltam para a decoração de interiores. A pergunta que fica é: “Como organizar isso nas paredes?”.

Sim, pois os agrupamentos dessas peças podem também provocar efeitos diferentes nas decorações. Por exemplo, transmitindo uma ideia de que o ambiente onde se encontram é mais formal ou despojado. 

Tudo é uma questão de brincar com a simetria ou assimetria do conjunto, além das mais inusitadas possibilidades de mesclas de objetos. Quer ideias modernas para a sua casa? Então, confira o texto e as imagens a seguir.

parede de quadros apoiados no rack
Foto: Ana Yoshida

1. Composição aleatória

Vamos começar a nossa explicação expondo a primeira possibilidade de criação de parede de quadros, que é através de uma composição aleatória. Isso quer dizer que quadros que podem ou não ter as mesmas proporções e estilos são instalados próximos numa mesma parede, mas sem aparentemente seguir nenhuma lógica de organização. 

Entre eles há diferentes espaçamentos; e algumas peças ficam mais para cima, enquanto outras mais para baixo.

Contudo, isso não quer dizer que a decoração não segue uma ordem, uma simetria. Na verdade, de algum modo, olhando a organização de longe, avaliando ela dentro do todo da casa decorada, deve haver uma harmonia visual – equilíbrio de “pesos”. 

A questão é que, desse jeito, é muito mais difícil uma pessoa inexperiente em design e decoração de interiores acertar todos os ajustes necessários para que esse aparente caos faça sentido.

composição de quadros sobre a cabeceira da cama
Foto: Juliana Pippi

2. Composição com base em uma linha central na parede

Vamos, então, para uma primeira solução mais segura, onde você pode ter uma referência de partida para a organização da parede de quadros da sua casa. A ideia é fazer uma marcação provisória na superfície – horizontal, na altura dos olhos, ou vertical, a partir do meio de um móvel abaixo, como um sofá ou aparador, por exemplo.

O que muda, nesse caso? Bem, quer dizer que mesmo peças de tamanhos e formatos diferentes serão instaladas na parede a partir dessa linha para baixo ou para cima, para a direita ou esquerda. 

E, havendo a repetição desta linha em determinada distância, podemos formar um conjunto ainda maior, ocupando mais área e chamando mais atenção dos observadores.

parede de quadros horizontal
Foto: Eduarda Corrêa
composição horizontal de dois quadros
Foto: Next Arquitetura

3. Composição retangular ou quadrada

Vamos supor outra hipótese agora. Você tem uma quantidade de quadros que gostaria de colocar na parede; porém, não ultrapassando certa área. O que se faz, então? 

Faz-se uma marcação retangular ou quadrada e dentro disso é que se mede as distâncias entre as molduras. Enfim, olhando de longe, todas as peças juntas devem parecer um grande quadro. Inclusive, pode-se brincar com uma única figura partida em vários quadros.

composição retangular na parede de quadros da sala
Foto: Triplex Arquitetura
parede de quadros com fotos de viagem
Foto: MIS ARQUITETURA E INTERIORES

4. Com base em uma linha horizontal na parede

Neste momento, queremos chamar a atenção sobre uma questão. Assim como existe uma zona média de vida em nossa galáxia, existe uma zona média onde a nossa vista chega e que é pouco provável que vamos perceber os elementos acima ou abaixo disso. 

Por isso é que em casas muito antigas, quando o pé-direito é muito alto, o comum é a utilização de quadros e espelhos inclinados, presos a correntes.

Então, com base na altura dos moradores da sua residência, o decorador traça uma linha média que é percebida dentro dos ambientes. 

E o que ele faz é o seguinte: dentro dessa faixa é que instala os quadros na parede, usa os critérios que dissemos no item 2 deste texto ou apoia as molduras sobre uma prateleira de quadros que é fixada no limite mais inferior dessa faixa de observação. Isso é comumente visto em projetos de salas e quartos, sobre sofás e cabeceiras de camas.

combinação de quadros instalados na altura correta
Foto: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
quadros apoiados em prateleira na cabeceira da cama
Foto: Estúdio DC55
composição de quadros em prateleira
Foto: Marília Veiga Interiores e VH Construtora e Incorporadora

5. Composição em dois eixos

Em paredes abertas, sem móveis ao redor, o foco visual principal poderá ser, sem dúvidas, um conjunto de quadros. Sem limitação de instalação exigida pela criação de qualquer setor funcional, o decorador fica sem saber por onde se guiar. 

Nesse caso, o que se pode fazer é encontrar o centro dessa parede – traçando um ‘+’ ou ‘X’; e, a partir disso, espalhar os quadros na superfície como se fossem raios – o que pode ser bom para criar uma perspectiva, por exemplo.

dois exemplos de parede de quadros
Foto: Buji Decoração Reuso e CSDA arquitetura + decoração

6. Composição em diagonal

Para finalizar, existe um modelo de agrupamento de quadros que acaba sendo impactado pela mudança de níveis no piso dos ambientes. É a instalação de molduras seguindo uma linha horizontal, paralela ao chão de uma rampa ou escada. 

Assim, pode-se apenas concentrar um grupo de quadros ao nível do descanso – que é aquele degrau mais comprido entre lances. 

Leve em conta seu jeito de ser com o estilo de sua casa e escolha a opção que mais combina com eles!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...