Home Theater - assista os jogos da copa no conforto da sua casa
Decoração e Paisagismo

Home Theater – O lugar mais legal da casa para ver a Copa do Mundo

Não tem como negar que nos últimos anos o Home Theater, ou cinema doméstico, ganhou muita importância nas residências. Ainda mais agora, que estamos as vésperas de começar a Copa do Mundo no Brasil.

Deoracao Home Theater

Há alguns anos, tínhamos os espaços da casa mais departamentalizações, sendo o jantar e o estar mais social e o resto a parte intima. As vezes a velha TV de tubo se fazia presente, mas apenas com o recurso da imagem muitas vezes escondida numa marcenaria.  Com a chegada dos telões e projetores domésticos nos anos 90 as pessoas começaram a criar espaços exclusivos para o lazer através de imagem e áudio, no começo era a sala de televisão, mas depois virou o Home Theater.

Nos dias de hoje o Home Theater é uma exigência como o estar e jantar, e muitas vezes esta integrado a estes ambientes, uma vez que os espaços foram diminuindo ao longo dos anos.  Todos os meus clientes enfatizam a importância do Home Theater.

Tirando a questão estética precisamos reconhecer que o Home Theater é o lugar mais legal da casa. Com o crescimento das cidades as pessoas passaram a ficar mais em casa, seja pela comodidade, transito ou violência. O Home Theater passou a ser um espaço de convivência. Um lugar para reunir os amigos e a família, seja para assistir um filme, uma série ou um jogo de futebol, jogar vídeo game, ver fotos ou acessar a internet.

Uma das coisas que facilitaram este crescimento de interesse foi a diminuição da espessura das TVs e o valor dos equipamentos. Hoje existe no mercado desde o mais simples com tudo em um equipamento, até sistemas de automação completíssimos controlados por um tablete ou smartphone.

Existem algumas dicas importantes para como fazer um bom Home Theater: a primeira coisa, e sempre vou enfatizar isso, é contratar um profissional de interiores.  De preferência é interessante planejar o Home Theater junto com o projeto de interiores.

Muitas vezes ele fará parte de um conjunto. Então a linguagem em termos de estilo, cores e materiais deverá ser a mesma. Muitas vezes alguns equipamentos requerem infraestrutura. O uso de caixas soundround, por exemplo, exige que cabos sejam passados por conduítes para que as caixas de som fiquem embutidas no forro de gesso. Uma coisa é importante ser dita, fio aparecendo não combina com decoração, por isso tudo deve estar escondido. Na parede isso é mais fácil pois pode ser feito através de uma painel. Outro estudo é quantidade de equipamentos, tomadas e carga.

A Marcenaria é outra coisa fundamental. Se você quer um Home Thetaer descolado tem que fazer algo customizado. Existem móveis prontos, mas nunca serão 100% adequados ao espaço, é como uma roupa sob medida. Particularmente gosto da mescla de madeiras com laca, ou mesmo o uso de mármore, fica super elegante.  Uma coisa que também é muito importante é definir antes de tudo os sistemas e os equipamentos. A marcenaria deve ser planejada com base nas especificações, se tem subwofer, receiver, caixas, sistemas de automação, AppleTV , videogames, etc.  O tamanho da TV e altura também são coisas importantes, as pessoas as vezes colocam TV’s muito grandes e se cansam, ou no caso da altura ficam com dor no pescoço.

Na parte de mobiliário a dica é optar sempre por um bom sofá. Preste atenção nas medidas, veja se respeitam o projeto, se possível prove antes de comprar. O design é importante, mas precisa ser confortável.

Um outro item que merece atenção são as cortinas.  No caso de telão o ideal é que fique tudo escuro, neste caso pode se usar uma combinação de cortina com um blackout. A automação no caso das cortinas é algo que oferece muito conforto pois num toque abre ou fecha, além de também controlar a iluminação.

Veja algumas fotos de projetos meus de Home Theater:

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

Deoracao_Home_Theater

 

Você pode gostar de ler também...