Seja uma fachada de loja de rua ou em shoppings, em grandes ou pequenos negócios, elas dizem muito sobre uma empresa. Para acertar em cheio na comunicação visual é preciso ser chamativo sem poluir o ambiente. Mas como fazer isso?!
Qual é o primeiro passo para criar uma fachada de loja?
Que tal começar compreendendo o que é uma fachada?!
As fachadas comerciais são extensões da identidade visual da empresa. Elas precisam comunicar o que é o seu negócio, respeitar o conceito da marca e combinar com os produtos ou serviços oferecidos. Então o primeiro passo é entender o objetivo do seu negócio para transmitir esses valores na fachada.
Uma boa comunicação visual certamente vai atrair mais clientes. Por isso é importante estar por dentro de tudo sobre comunicação visual para tomar as decisões certas antes de abrir o seu negócio ou revitalizar sua empresa.
Depois de levar em conta o conceito do negócio, chegou a hora de estudar o seu público-alvo. Alinhar sua comunicação visual aos desejos dos clientes pode ajudar você a vender mais e se destacar da concorrência.
Fachadas comerciais tem poder!
Então antes de tudo entenda o comportamento e o perfil de cada tipo de público que pretende atingir para ter elementos suficientes para agregar em seu projeto de fachada comercial.
O que, para quem e onde está sua empresa
Conhecer a localidade onde está sua empresa antes de criar uma fachada pode te garantir um passo a frente da concorrência. Isso porque conhecer o bairro, as empresas que estão lá e como são as fachadas comerciais daquela região revelam elementos que vão colaborar para criar projetos atrativos, criativos e que harmonizam com o ambiente.
E cabe aqui uma dica extra: cuidado com a poluição visual.
Nessa hora, menos (definitivamente) é mais!
Agora que você se tornou um conhecedor nato do seu negócio, público e território, explore materiais e soluções diferentes para compor uma comunicação visual interessante. Fachadas comerciais não são idênticas ou se resumem a um único tipo de elemento, como um muro pintado ou um luminoso. As fachadas de empresas perfeitas são incrementadas com recursos, tecnologias e formatos diferentes.
Então recapitulando: além de visibilidade, bom senso e bom gosto, aposte em uma comunica ção visual que tenha a ver com seu público. Isso pode ajudar até a aumentar sua vendas!
E agora atenção aos detalhes!
Legislação: cada cidade tem leis de comunicação visual que regem sobre o uso de inscrições e logotipos em fachadas comerciais.
Iluminação: esse item tem a ver com segurança, mas é o-bri-ga-tó-rio caso sua empresa funcione até mais tarde, por exemplo. Sem luz, ninguém vai te encontrar.
Manutenção e limpeza: não adianta instalar a fachada e esquecer que ela está lá. Sujeira, desgaste ou aparência de abandono pode até afastar clientes. E isso, sem dúvidas, não é legal!
E então empreendedores, tudo pronto para criar uma fachada de loja perfeita?
Autor: AGF Soluções em Fachadas