Decoração e Paisagismo

As 3 melhores opções de pia para banheiro pequeno

Hoje em dia, as pessoas prezam muito mais pelo conforto. O modelo de casa ideal inclui vários banheiros – um número compatível com as necessidades da família, pensando principalmente em facilitar a sua rotina. Mas esse é o sonho. 

A realidade é o desafio de um melhor aproveitamento dos espaços existentes. A seguir, descubra quais os tipos de pia para banheiro pequeno mais indicados por designers e arquitetos de interiores.

montagem com dois modelos de cuba de banheiro
Foto: Cássia Giacomazzi / Sueli Zampirollo

Diferentes situações, diferentes recomendações 

1. Bancadas de canto

Dependendo da área do ambiente, versus as aberturas de vãos – janelas e porta -, pode não haver nenhuma outra opção melhor para o layout do banheiro do que a pia de canto. Existem louças moldadas para esse fim. 

Contudo, também é possível mandar fazer um móvel sob medida, com um tampo de pedra recortado especialmente para tal situação. Nesse caso, uma bela opção de cuba seria a do tipo redonda, com 30 a 35 cm de diâmetro.

bancada de canto no banheiro
Foto: Luciana Latorre

2. Bancadas estreitas

As cubas redondas de 35 cm ou quadradas de 40 cm são adequadas para banheiros pequenos. Suas medidas são mínimas. Porém, mesmo assim, o espaço do ambiente pode ser limitado demais e só poder oferecer espaço suficiente para uma pia estreita. 

Uma boa solução, nesse caso, é reduzir a área de bancada para 30 cm ou menos nas zonas além da pia; e ainda utilizar modelos de cubas como de semi-encaixe.

E se a área de bancada é reduzida, é provável que a cuba fique encostada muito próxima da parede do banheiro. Para que nenhuma umidade respingue numa parede sem revestimento ou se infiltre entre reajustes de revestimentos, é importante prever uma faixa de roda-banca sobre o tampo do gabinete – alto em torno de 7 a 15 cm. 

bancadas estreitas como solução para banheiros pequenos
Foto: André Camargo / Lais Soares Guimarães da Silva
montagem com dois modelos de cuba
Foto: Marcia Rubinatti / Priscila de Mendonça Silva

3. Área mínima

Sim, é possível que não haja livre mais nada disponível além da área mínima da própria pia. Pode-se recortar um tampo em um desenho que apenas garanta a sustentação da cuba. 

Mas também pode-se mandar fazer, sob medida, um gabinete com o tamanho exato – largura e profundidade – da cuba. Modelos em formato quadrado e retangulares são ideais para otimização de espaço de planta – tendo medidas em torno de 20 cm de profundidade.

Observação: banheiros antigos não reformados podem já ter instalada uma pia lavatório, apoiada sobre coluna de porcelana. Para aproveitar a peça, sem precisar reformar o ambiente, uma solução de otimização de espaço são os gabinetes em formato meia lua, com encaixe para coluna.

ideias de gabinete e tampo para pias pequenas
Foto: ar.co | armazém coletivo / MA Arquitetura
tampo feito sob medida para cuba de banheiro pequeno
Foto: Marcia Acaro / Serra Vaz Arquitetura

4. Cubas embutidas ou esculpidas

Para finalizar essa lista, precisamos citar as cubas esculpidas – feitas em pedras como mármore, por exemplo. Esse modelo de cuba é uma das maiores tendências atuais. Isso porque é bonito, versátil e com grande possibilidade de personalização. 

Isso quer dizer que pode ser feito conforme as medidas desejadas, ideal para ambientes de áreas pequenas, como banheiros compactos.

A pia esculpida é recortada diretamente em blocos de pedra maciça ou montada com placas de pedra, e um dos detalhes mais bonitos do seu design desta peça é a placa estrategicamente posicionada para ajudar no escoamento da água e ocultar o ralo, o que deixa o visual do banheiro mais sofisticado. 

São outros materiais adequados para criação de pia esculpida: granito, pedras artificiais, porcelanato e madeira.

modelos de cubas embutidas
Foto: Christina Praddo / Glaucio Gonçalves

É importante ressaltar que banheiros pequenos, como lavabos, podem parecer desconfortáveis com gabinetes grandes, mesmo que caibam na sua área livre. 

A melhor solução para esse tipo de ambiente são os nichos-gabinetes – com cerca de 20 cm de altura – ou estantes-gabinetes abertas. Essas peças podem até mesmo expor os sifões sob as pias – sem problemas, desde que essa válvula tenha um design requintado.

São outras medidas de cuba de banheiro:

  • 45 x 31 cm;
  • 50 x 37 cm;
  • 30 x 30 cm;
  • 45 x 45 cm; e
  • 25 x 25 cm.

São designs de cuba de banheiro:

  • de embutir;
  • sobrepor;
  • semi-encaixe;
  • de apoio;
  • esculpida; e
  • de parede.

São materiais para cuba de banheiro:

  • louça, 
  • inox; e
  • madeira.

Viu como é possível, com criatividade e bom gosto, achar a pia certa para o banheiro, mesmo que seja pequeno?Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Papel de parede no banheiro: descubra esta tendência!

+ Descubra os mais incríveis modelos de cuba para deixar seu banheiro cheio de charme

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...