Decoração e Paisagismo

Como utilizar tapetes para sua sala ficar mais colorida e aconchegante

Um dos objetivos que os decoradores procuram alcançar com os seus projetos de interiores é o conforto térmico e visual dos ambientes. E muitas estratégias podem ser utilizadas para se chegar a esse fim. 

Uma delas é prever a utilização de tapetes para sala, quarto, e mais. Aliás, esse tipo de peça de decoração ainda ajudaria a marcar zonas funcionais e proteger o piso do imóvel em áreas específicas, onde há intensa circulação de pessoas. Saiba mais.

sala de estar espaçosa com tapete
Foto: Carla Cuono Arquitetura e Interiores

Como escolher o tapete ideal para sua sala?

Para tentar responder essa pergunta, vamos rebater com outra pergunta: qual o tipo de decoração que você gostaria de montar nas salas da sua casa? 

Se pudéssemos percorrer, neste exato momento, diversas lojas de artigos para casa, nós veríamos muitas e muitas opções de tapetes. Peças em larguras, comprimentos, cores, estampas, materiais e espessuras distintas. Uma variedade tão grande que seria difícil fazer uma escolha.

Na verdade, você já fez um planejamento prévio da decoração da sua casa, será muito mais fácil definir o que deve ser adquirido nas lojas. Tudo deve começar pela planta de layout dos cômodos. 

O agrupamento de móveis neste desenho já pode dar uma pista de quais as áreas dos ambientes que precisam de proteção e marcação de piso. Por exemplo, um jogo de estofados, um conjunto de cama e cabeceiras, um cantinho de leitura, e mais.

tapete chevron em sala de estar minimalista
Foto: Quattrino Arquitetura

A etapa seguinte deve te levar a realizar escolhas com base no estilo de decoração expresso por estes móveis e seus componentes. O tapete ou os tapetes escolhidos para acompanhar devem apresentar características de arte que sejam coerentes com essa ideia. 

Por exemplo, tapetes mais nobres, feitos por técnicas artesanais e com desenhos muito bem elaborados geralmente combinam com decorações clássicas e luxuosas.

Nós falaremos um pouco mais sobre essa possibilidade em um tópico seguinte. Por hora, é importante ressaltar como funciona a relação entre modelos de tapetes para a criação de sobreposições. 

Essa solução é, hoje, bastante empregada em decorações de casas de todos os estilos. A ideia é conseguir aproveitar peças de valor monetário ou sentimental na decoração desejada sem se prender a questão da área total a ser coberta em planta.

O que isto quer dizer? Digamos que você vá até uma loja e encontre um tapete com estampas e cores perfeitas para combinar com a sua casa. Porém, digamos que esta peça seja proporcionalmente pequena demais para o ambiente que está decorando. 

O que fazer? Bem, poderia se pegar uma festa neutra e maior para colocar embaixo como se fosse uma moldura em torno de um quadro. Resumindo, assim funciona a sobreposição de tapetes.

tapete floral combinado com sofás de veludo
Foto: RenataBertoni | JuniorPrestes Arquitetura e Interiores

Qual a melhor posição e proporções entre sofá e tapetes?

No tópico anterior, nós explicamos como é possível ampliar a área de cobertura do piso de casa com tapetes se utilizarmos a técnica de sobreposição. 

Quer dizer que temos a oportunidade de termos mais ou menos áreas cobertas conforme o nosso gosto e a própria necessidade do cômodo, revelada pela decoração. Porém, é preciso ter o olhar apurado para entender se estamos ou não exagerando nesta medida.

tapetes geométricos em sala moderna
Foto: Deu Decor

Os decoradores profissionais não precisam deste ensinamento; naturalmente já possuem uma sensibilidade que os fazem enxergar o que deve ser melhor para as decorações. Mas vamos tentar te orientar neste texto sobre o que fazer na decoração da sua casa. Existem alguns cômodos que vão exigir mais atenção quanto a isso. Eis as nossas dicas:

  • Na sala de jantar, opte por um tapete que seja maior que a largura e o comprimento da mesa de jantar, somada à medida das cadeiras quando afastadas para o encaixe das pernas das pessoas. Silvério um aparador buffet próximo a este conjunto, é importante que a borda do tapete fique além nem da parte da medida frontal deste móvel em direção a parede, sem ficar encostando hein rolando contra os seus pés.
  • Na sala de estar, o centro do tapete ou o baricentro da sobreposição de tapetes deve coincidir também com o centro do layout. Só não confunda este centro com o centro da sala, pois são coisas diferentes. Podemos realizar diferentes arranjos para uma mesma sala e, assim, criar centros ou vários centros diferentes para ela.
  • Geralmente os decoradores recomendam que a medida de um tapete para sala de estar seja tão larga e comprida o suficiente que cubra a área equivalente à mesa de centro, a circulação em torno dela, mas cerca de metade da profundidade dos sofás e poltronas posicionados ao seu redor.
  • Na decoração dos quartos de casa, podemos utilizar tapetes parecidos com passadeira um de cada lado da cama, com a largura um pouco menor do que a circulação básica ao redor deste móvel. 
  • Mas o ideal mesmo para quartos são os modelos de tapete retangulares que possam cobrir esta mesma largura de circulação, da lateral  – na posição onde colocamos os nossos pés quando levantamos as até a frente da cama, passando por debaixo deste móvel.
  • Já em outros ambientes da casa, não há tanta necessidade do uso de tapetes e, por isso, não precisamos nos preocupar tanto com as proporções.
tapetes neutros em sala de estar clean
Foto: Red Square Arquitetura

ampla sala de estar com tapetes e espelhos
Foto: Bender Arquitetura

Como combinar cores e estampas de tapetes com a decoração da sala?

Saber escolher tapetes ou criar sobreposições de tapetes com proporção adequada a decoração dos ambientes trabalhados já é uma forma de se chegar à harmonia visual. Contudo, é óbvio que também devemos nos preocupar com a questão das cores e estampas das peças de acessórios. Afinal, tudo que utilizamos nas decorações, de algum modo, exerce um impacto visual sobre os cenários.

De imediato, saiba que todos os tapetes lisos e de cores neutras são bem mais fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração. Mas quando a área decorada apresenta revestimento de pisos e móveis com cores e design neutros, pode-se considerar utilizar no local tapetes opostos. Ou seja, tapetes de cores vivas, estampados e com outros detalhes que fazem essas peças se destacarem do todo.

sala de estar com tapete de detalhes vermelhos
Foto: Bolda & Bueno Design
tapete quadriculado em tons de marrom
Foto: Mariana Lazarini Prado Generoso

Os modelos de tapetes com estampas geométricas efeitos de fibras sintéticas, que costumamos encontrar à venda nas lojas, combinam com decorações simples. 

Mas quando queremos construir uma decoração mais luxuosa para casa, podemos optar por tapetes, indígenas, ou feitos por outros povos em técnicas artesanais, como tecelagem, por exemplo. Seu design é bastante nobre e valorizado, sendo feito de materiais como algodão.

Está preocupado com a resistência e a limpeza dos tapetes da sua casa? Vamos te dar algumas sugestões extras:

  • Use tapetes com espessura de 6 mm em corredores e hall de entrada, e com 12mm em salas e quartos;
  • São tapetes resistentes aos microrganismos e de fácil limpeza os tapetes de nylon, poliéster, acrílico e polipropileno.
tapete listrado azul em decoração de casa de praia
Foto: Bruno Cortina
sala de estar com tapete estampado azul
Foto: Juliana Abad

Realmente, os tapetes dão um toque especial à decoração. Vamos lá, escolha um que deixe sua sala incrível!Essas dicas de decoração com tapetes na sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Estilo industrial em sofá e mais elementos da sala de estar

+ Jardim Vertical: como usar plantas na decoração da varanda

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...